Começa a operar nessa quinta-feira (16), das 8 às 18 horas, nos dias úteis, e das 8 às 13 horas, nos sábados, a Zona Azul, sistema responsável por operar e administrar o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em ruas públicas da área central de Vitória da Conquista. A iniciativa tem como objetivo principal permitir que as vagas disponíveis no centro da cidade sejam utilizadas por mais pessoas dentro da faixa de horário de utilização do sistema. Se você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento, confira abaixo algumas respostas para as principais perguntas.
“Como funciona?” – O sistema contará com parquímetros. Esses equipamentos permitem medir o tempo de estacionamento dos veículos dentro do espaço demarcado como área de Zona Azul para que os cidadãos possam ter acesso a elas de forma democrática.
O funcionamento será o seguinte: o cidadão adquire os créditos, por meio de cartão eletrônico ou depositando moedas na máquina. A máquina emitirá um comprovante com o valor do pagamento e o tempo de duração. A pessoa deverá deixar esse comprovante fixado no painel do carro ou da moto, de forma visível, para facilitar a fiscalização.
Se o cidadão descumprir as regras, como ultrapassar o tempo máximo de estacionamento, será autuado pelos agentes municipais de trânsito e o veículo poderá ser removido, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.
Cada parquímetro administra 16 vagas. A distância máxima entre eles é de aproximadamente 80 metros. Os créditos poderão ser adquiridos com monitores do sistema ou em pontos de vendas, distantes entre si, aproximadamente 100 metros.
São cerca de 1.250 vagas destinadas para o estacionamento rotativo. Durante o horário de funcionamento, monitores estarão nas ruas disponíveis para orientar os condutores dos veículos.
“Quanto vou pagar?” – A partir dessa data, para uso dos pontos de estacionamento urbano, o usuário pagará uma taxa de R$ 2,70 – equivalente por 2 horas. No caso de períodos menores, a partir de 20 minutos, o usuário poderá pagar de forma proporcional.
Para as vagas destinadas a motocicletas, a tarifa será de 30% do valor cobrado pelos motoristas. Ou seja, R$0,81 – também por 2 horas.
“Como funcionam as vagas especiais?” – As vagas especiais são destinadas aos idosos, condutores de veículos de carga e deficiente físicos e estão demarcadas para esse fim. No caso dos idosos e condutores de veículos de carga, eles deverão efetuar o pagamento e obedecer à rotatividade. Os deficientes físicos estarão isentos da taxa.
Os usuários poderão adquirir o cartão de estacionamento que está sendo comercializado no centro da cidade com agentes da empresa Expark, responsável pela operacionalização do sistema.
2 Respostas para “Zona Azul: Sistema de estacionamento começa a operar nessa quinta-feira em Conquista”
Rosalve Lucas
hoje fui ao pediatra de minha filha, como era por ordem de chamada, não tinha como precisar quanto tempo ficaria esperando, demorei 2h25 minutos…e aí? não poderia ficar numa dessas vagas, pois o limite é 2 horas, quem determinou que 2 horas é o limite? com base em que pesquisa? e se ficar em dessas vagas e ultrapassar o tempo, qual minha infração? se estou ocupando uma vaga de estacionamento que a função é justamente essa de se estacionar carros?
Jose Rocha
Meu Deus reclamavam que não tinha vaga e pedia zona azul agora reclamam do tempo; que isso como agradar a todos o povo nao sabe o que quer só querem reclamar ufa:
Falta paciência.