Tragédias no Trânsito | 27 mortes envolvendo motos foram registradas neste ano em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A quantidade de ocorrências envolvendo motocicletas, patinetes elétricas e bicicletas motorizadas tem deixado o setor de saúde em total alerta na Joia do Sertão Baiano. Durante entrevista ao programa UP Notícias nesta sexta-feira (26), o vereador Ricardo Santos Costa, o Ricardo Gordo, do Partido Socialista Brasileiro, revelou números preocupantes sobre o impacto desses episódios na Rede Pública de Saúde, destacando o crescimento da frota e a imprudência nas vias urbanas.

Somente neste ano, 27 mortes foram registradas com esses tipos de veículos. O parlamentar chamou a atenção para a grave situação das unidades que integram o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista [Hospital Geral de Vitória da Conquista, Unidade de Pronto Atendimento, Hospital Crescêncio Silveira e Hospital Afrânio Peixoto], apontando que o trânsito é o principal responsável pelas internações de alta complexidade.

O cenário motivou debates sobre a necessidade urgente de campanhas de conscientização e maior fiscalização, especialmente diante do aumento de condutores sem habilitação e de manobras perigosas em grandes avenidas.  “Hoje a parte de trauma em hospitais da cidade, de trauma, leito clínico e UTI, eu tô lhe afirmando, não tenho um número em concreto, mas hoje passa de 65% os internamentos relacionados a acidente de motos aqui.”

Cidadania & Sociedade | SAC Itinerante emite Carteira de Identidade Digital em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Viabilizado pelo Governo da Bahia através de articulações do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) e do vereador Ricardo Santos Costa, o Ricardo Gordo, do Partido Socialista Brasileiro, o Colégio Estadual Camillo de Jesus Lima está recebendo o SAC Itinerante. Neste equipamento, cidadãos de todas as idades poderão emitir a Carteira de Identidade Digital até a próxima quarta-feira (1).

Nesta sexta-feira (26), os parlamentares visitaram o projeto, que tem atendido 150 pessoas diariamente. Para ter acesso ao programa, os interessados têm que portar Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento. O Colégio Estadual Camillo de Jesus Lima fica localizado na Rua Potiraguá, Nº 2, no Loteamento Kadija, bairro Patagônia.


Colunistas

Estação do Frio | Inverno chega com baixas temperaturas e marcas históricas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Inverno chegou com baixas temperaturas em Vitória da Conquista. Nos últimos oito dias os termômetros caíram para menos de 8°C, deixando a Joia do Sertão Baiano com a menor temperatura do Nordeste Brasileiro. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, ao longo do Inverno será mantida a característica de clima frio e céu encoberto na região, típica da estação serrana.Previsões para o final de semana apontam a permanência desse cenário de instabilidade, com temperaturas mínimas previstas em torno de 16°C a 17°C e máximas que não devem ultrapassar os 23°C. O período terá forte presença de nebulosidade ao longo dos dias, vento moderado e madrugadas geladas, reforçando o Inverno característico do Planalto da Conquista.

Comentário do Esporte | Dete Dias crava título da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol

Foto: BLOG DO ANDERSON

O radialista Deusdete Dias Filho, conhecido por seus comentários sobre o cotidiano, política e cultura, não escondeu o otimismo ao avaliar o futuro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 2026. Durante um bate-papo descontraído que ganha destaque nesta sexta-feira (26), o comunicador cravou com convicção o hexacampeonato do Brasil, minimizando o favoritismo de concorrentes tradicionais. Ao analisar as chances do Time Canarinho, o comentarista disparou: “Se o Brasil arrumar a casa um pouquinho, nós vamos ganhar essa Copa com facilidade. Nós vamos ser campeões”. A análise ganha força em um momento de grande entusiasmo, coincidindo com a classificação para a fase eliminatória após fechar a primeira etapa na liderança isolada de sua chave. Com o passaporte carimbado para os 16-avos de final, a Seleção Brasileira agora se prepara para enfrentar a Seleção Japonesa no primeiro desafio do mata-mata. O confronto decisivo está oficialmente agendado para a próxima segunda-feira (29), às 14 horas no horário de Brasília, tendo como palco o Estádio de Houston, no Texas, Estados Unidos da América. Enquanto os torcedores organizam as comemorações e mantêm a expectativa elevada, o elenco busca ajustar os últimos detalhes em campo para confirmar o favoritismo e seguir firme na busca pelo título mundial.


Cobertura Fotográfica

Arraiá da Conquista | Noite de São João com lotação máxima no Parque de Exposições de Vitória da Conquista
Arraiá da Conquista | Noite de São João com lotação máxima no Parque de Exposições de Vitória da Conquista
Arraiá da Conquista | com arena lotada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida
Arraiá da Conquista | com arena lotada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida
Destaque Nacional | Gestare Medicina Reprodutiva inaugura laboratório de alta complexidade em Vitória da Conquista
Destaque Nacional | Gestare Medicina Reprodutiva inaugura laboratório de alta complexidade em Vitória da Conquista

Destaque na Cidade | Postos Ipiranga expandem presença e modernizam estrutura em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os Postos Ipiranga têm ampliado sua presença no Centro Sul Baiano com foco em conveniência e modernização. Em Vitória da Conquista, a marca está focada em renovar sua estrutura, incluindo serviços de eletropostos, e manter uma forte capilaridade nas principais vias de acesso e bairros.  Um desses empreendimentos está localizado na Avenida Presidente Dutra, no lendário Posto Sinal Verde, consoante o BLOG DO ANDERSON mostra nesta sexta-feira (26). Essa unidade vai funcionar 24 horas.

Ocorrências Policiais | acidente com morte de motociclista no Anel Rodoviário de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A sexta-feira (26) amanheceu com notícia triste em Vitória da Conquista devido a mais uma morte registrada no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos. De acordo com o Plantão Policial do Conquista Agora, programa da Rádio Brasil, a tragédia aconteceu na madrugada, quando um motociclista perdeu o controle do veículo ao desviar de um animal na pista. Removido pelo Departamento de Polícia Técnica, o corpo passa por necropsia no Instituto Médico Legal. A Polícia Rodoviária Federal também registrou a ocorrência.  Na reportagem reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON, traremos outras informações que marcaram as últimas 24 horas na Joia do Sertão Baiano.

Cultura & História | historiador Antônio Ernesto prepara livro sobre os 50 anos da Paróquia de Anagé

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Paróquia São João Batista, padroeira de Anagé e vinculada à Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista, completou 50 anos de história na quarta-feira (24). A data memorável contou com uma missa festiva presidida pelo arcebispo Dom Vitor Agnelo de Menezes. Para resgatar e registrar esse quinquenário, o historiador Antônio Ernesto Viana Soares, de 76 anos, prepara uma obra literária repleta de detalhes sobre a trajetória religiosa que envolve fiéis de Anagé e de todo o Planalto da Conquista. Em um encontro casual na Praça Barão do Rio Branco, no Centro de Vitória da Conquista, na tarde de quinta-feira (25), o BLOG DO ANDERSON conversou com Antônio Ernesto Soares Neto. Na oportunidade, o pesquisador compartilhou memórias sobre a produção literária, sua trajetória pessoal e as articulações da política anageense.

Durante a entrevista, Antônio Ernesto adiantou detalhes da produção do livro, que atende a um pedido do padre Antônio de Melo e contará com a colaboração de importantes figuras da comunidade. O historiador destacou o resgate histórico e o uso expressivo de imagens: “A primeira Igreja Matriz de Anagé foi de 1840, no mesmo ano que foi construída a matriz da igreja aqui em Vitória da Conquista… E a Paróquia foi criada em 1976 e agora completou 50 anos. Ontem mesmo o arcebispo Dom Vítor esteve lá na comemoração dos 50 anos. E aí nós, através do pedido do padre Antônio de Melo, que me pediu para organizar o livro dos 50 anos, e esse livro vai ser publicado, acredito que até o final de julho… Eu trabalho muito com imagem, você sabe, e é um trabalho muito bom. Terá a participação do Padre Antônio, Dom Vítor, de Blancon Viana,de Adir, de  Doutor Reno na organização deste livro aí.”

Com uma família profundamente ligada à história pública de Anagé, incluindo seu pai, que atuou como pioneiro e primeiro vereador quando a localidade ainda configurava como distrito, e seu tio Elbson Dias Soares, o Bibi, prefeito por cinco mandatos, Antônio Ernesto também analisou o cenário sucessório atual e reafirmou seu posicionamento partidário: “Meu pai foi o pioneiro… ele começou também a comandar e liderar a política de Anagé… Bom, nosso candidato é Ronaldo, Ronaldo Soares. Ronaldo tem voto. Hoje ele é uma grande liderança. Eu acredito que ele vai ser o candidato. É meu primo.” A obra, que une a devoção religiosa e a identidade cultural do município, tem previsão de lançamento para o segundo semestre, consolidando mais um importante registro para a história do Planalto da Conquista.

Violência no Norte Baiano | filho do vice-prefeito de Paulo Afonso é morto a tiros de revólver aos 30 anos

Foto: Reprodução | Instagram

Um homem de 30 anos perdeu a vida após sofrer um atentado a tiros na quarta-feira (24), no Norte da Bahia. A vítima, Gabriel de Araújo Lima, era filho do ex-vice-prefeito de Paulo Afonso, Flávio Henrique Magalhães Lima. A 1ª Delegacia Territorial de Polícia Civil de Paulo Afonso investiga o crime. Até o momento, as autoridades não dispõem de informações sobre a autoria e a motivação do homicídio. Nas redes sociais, o ex-vice-prefeito divulgou uma nota de pesar e comunicou o sepultamento do filho, na manhã da quinta-feira (25), no Cemitério Padre Lourenço Tori, em Paulo Afonso.

PESAR | Jean Oliveira Silva, aos 31 anos

Fotos: Reprodução | Instagram

Causa profunda comoção a partida precoce de Jean Oliveira Silva, aos 31 anos, decorrente de complicações de saúde após sofrer um mal súbito. Jovem muito querido por todos que o cercavam, ele deixa um rastro de saudade e um legado de afeto entre familiares, amigos e colegas. Nascido em São Paulo, Jean escolheu a Bahia como lar. Em Vitória da Conquista, trilhou caminhos importantes na área acadêmica e cursou Medicina no Centro Universitário de Excelência (UNEX). Atualmente, ele fixara residência em Cândido Sales.  Conforme a imagem divulgada nas redes sociais, as homenagens fúnebres ocorrem no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças. O sepultamento está programado para esta sexta-feira (26), no Cemitério Municipal de Cândido Sales. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON neste momento de profunda dor.

Comoção na Cidade | amigos e familiares se despedem de Antero Botelho Fernandes em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ocorrem no Cerimonial São Marcos [Avenida Crescêncio Silveira, próximo ao Hospital São Vicente de Paulo], as despedidas a Antero Botelho Fernandes. Aos 59 anos, o ex-servidor da Prefeitura de Vitória da Conquista não resistiu a um infarto fulminante em Itarantim, município onde passava os festejos juninos.  O sepultamento está marcado para o início da tarde desta sexta-feira (26), no Cemitério da Saudade. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

BLOG Entrevista | ex-presidente da Câmara de Vitória da Conquista declara apoio à reeleição de Fabrício Falcão

Foto: BLOG DO ANDERSON

Gildásio Silveira de Oliveira, ex-presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista pelo Partido dos Trabalhadores, permanece como um dos quadros mais marcantes da Política Conquistense. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na noite de segunda-feira (22), o ex-parlamentar rememorou sua trajetória pública e confirmou que atualmente está imbuído no projeto de reeleição do deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, à Assembleia Legislativa da Bahia, nas Eleições 2026. Questionado sobre sua rotina atual, Gildásio relatou que segue trabalhando no Jurema e Simão com a produção de biscoitos e bolos, além de aproveitar os festejos juninos com os amigos, enquanto acompanha os desdobramentos políticos. Ele detalhou a relação de parceria com o atual deputado: “Aí, né, dando um apoio muito modesto ao nosso amigo Fabrício Falcão, que é um companheiro, somos colegas de Câmara. Ela enquanto presidente ele vice, hoje ele deputado estadual e estamos juntos aí.

É esse o trabalho da de um militante que tem alguns amigos e tem principalmente o carinho, né? Com Vitória da Conquista e o meu voto.” Ao analisar o atual cenário do Executivo e do Legislativo Conquistense, o ex-gestor da Mesa Diretora no Plenário Vereadora Carmen Lúcia avaliou que a atividade carece de maior empenho voltado às demandas populares, apontando falhas na cobertura de serviços essenciais na periferia. Segundo ele, os moradores dos bairros mais afastados têm apresentado muitas queixas devido à escassez de infraestrutura fora do Centro e das vias principais. Por fim, Gildásio Silveira descartou qualquer intenção de disputar uma vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista novamente, afirmando considerar essa etapa de sua vida pública totalmente cumprida e realizada após ter enfrentado muitas disputas eleitorais. Conforme declarou, o momento atual é dedicado a acompanhar o crescimento dos netos, desfrutar do convívio familiar e cultivar as amizades na Joia do Sertão Baiano.

Avenida Brumado | requalificação segue paralisada e sem previsão de conclusão em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A polêmica obra de requalificação da Avenida Brumado, uma das principais vias da Zona Oeste de Vitória da Conquista, que deveria ter sido concluída há mais de um ano, permanece paralisada. Na tarde desta quinta-feira (25), o BLOG DO ANDERSON esteve in loco e confirmou o cenário com apenas uma máquina e sem operários. Recentemente, a Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC) alegou complicações climáticas e até mesmo o furto de fiação de tratores para justificar os atrasos. No entanto, a estatal e a Administração Municipal ainda não estabeleceram uma nova data para a conclusão dos serviços de drenagem, pavimentação e sinalização da via. A lentidão no projeto tem gerado constantes reclamações por parte de munícipes, que aguardam que o impasse seja resolvido de forma definitiva, conforme o cronograma e as promessas anunciadas pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.

Alerta no Trânsito | PRF intensifica fiscalização no Anel Rodoviário e BR-116 em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Polícia Rodoviária Federal mantém atenção redobrada e intensifica as notificações a condutores ao longo da BR-116 e do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, em Vitória da Conquista. Na tarde desta quinta-feira (25), uma viatura realizava o monitoramento estratégico no movimentado trecho que interliga a Avenida Paraná, no bairro Patagônia, à Avenida Jadiel Vieira Matos, no perímetro dos Campinhos. Para evitar sanções administrativas e multas pesadas dos agentes federais, os motoristas precisam adotar condutas defensivas essenciais, como respeitar rigorosamente os limites de velocidade estabelecidos na rodovia, utilizar os faróis acesos mesmo durante o dia e sinalizar com antecedência qualquer manobra de conversão. Além disso, a ultrapassagem em locais de faixa contínua amarela configura infração gravíssima, exigindo paciência dos motoristas, que também devem manter a manutenção preventiva do veículo atualizada e portar a documentação regularizada para garantir uma viagem segura pela Joia do Sertão Baiano.

Avenida Brumado | vazamento de água no Canteiro Central gera indignação em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Munícipes que caminham ou pedalam pela Avenida Brumado, localizada na Zona Oeste de Vitória da Conquista, entraram em contato com o BLOG DO ANDERSON para relatar um vazamento de água que resultou na interdição parcial do canteiro central há alguns dias. Na tarde desta quinta-feira (25), o BLOG conferiu a situação e pôde observar que a água limpa escorre de forma contínua ao longo do logradouro.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) já recebeu o chamado técnico e agora cabe à Concessionária entrar em ação emergencial para conter o desperdício. O problema tem gerado forte indignação na comunidade, especialmente pelo fato de que muitos moradores reclamam diariamente de irregularidades e desabastecimento constante na Zona Urbana e Rural.

Obras da CODEVASF | sem recursos, investimentos agora serão da Prefeitura de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As obras de pavimentação asfáltica dos loteamentos Jardim Valéria e Jardim Copacabana, localizados no bairro Jatobá, sofreram uma alteração no cronograma de execução em Vitória da Conquista. Inicialmente anunciadas pelo deputado federal Elmar José Vieira Nascimento (UB-BA) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), as intervenções federais não terão continuidade pela autarquia, transferindo a responsabilidade dos investimentos para os cofres da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.  Em recente entrevista rememorada pelo BLOG DO ANDERSON nesta quinta-feira (25), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade detalhou a situação e explicou que o Governo Federal sinalizou a impossibilidade de concluir os serviços por entraves técnicos, solicitando a alteração dos projetos para áreas não urbanas. Diante disso, o Executivo Conquistense assumiu o compromisso de finalizar a pavimentação utilizando recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), operado pela Caixa Econômica Federal.

A chefe do Palácio da Joia do Sertão Baiano esclareceu o andamento dos trâmites para a liberação da verba: “Pronto, nós temos obras paradas da CODEVASF aqui lá no Jardim Valéria, né? É, o Governo Federal já disse que não vai terminar aquelas obras, não tem condições de terminar, pediu que indicasse um outro local, porque, segundo eles, o tipo de obra não daria para ser feito em Zona Urbana, né? Então, nós já decidimos que vamos tocar o restante lá ali do Jardim Valéria com o FINISA, assim que for aprovado, né? Então, é bom esclarecer também para as pessoas que o FINISA ainda não foi aprovado. Ele está na STN aguardando o aval da União. Então, passa pela Secretaria do Tesouro Nacional, passa pela Procuradoria Geral da União, passa pelo Senado, né, para depois esse recurso a Caixa liberar para que o município possa contratar as obras”. O deputado federal Elmar Nascimento, que cumpre agenda de pré-campanha visando as Eleições 2026, marcou presença nos festejos do Arraiá da Conquista, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, mas não apresentou novas atualizações ou alternativas sobre as promessas originais de infraestrutura.

PESAR | Antero Botelho Fernandes, aos 59 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento de Antero Botelho Fernandes, ocorrido nesta quinta-feira (25), em Vitória da Conquista. Antero partiu aos 59 anos, deixando um legado de amor, amizade e dignidade que jamais será esquecido por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Ele era reconhecido como um homem de caráter, bondade e sabedoria. O BLOG DO ANDERSON recebeu, através de familiares, a imagem de luto oficial, que traz uma mensagem de conforto e a foto de Antero: “Sua partida deixa saudades imensuráveis em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Homem de caráter, bondade e sabedoria, Antero deixa um legado de amor, amizade e dignidade que jamais será esquecido.” Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

PESAR | Flávio Rodrigues da Silva, aos 43 anos

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento de Flávio Rodrigues da Silva, aos 43 anos. Colaborador da empresa AgroSady, Flávio acabou encontrado sem vida em sua residência, no loteamento Morada dos Pássaros III, no bairro Felícia, em Vitória da Conquista. O funeral acontece no Cerimonial Vitória, localizado nas proximidades do Hospital Geral de Vitória da Conquista. O sepultamento está programado para o decorrer desta quinta-feira (25).  Aos amigos, colegas de trabalho e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Ocorrências Policiais | vítima fatal na BR-116 e duas mortes dentro de casas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Ocorrências Policiais do Jornal da Cidade desta quinta-feira (25) trazem os últimos acontecimentos da segurança pública e do setor de emergências em Vitória da Conquista. Entre os principais fatos registrados nas últimas horas, destaca-se uma tragédia com vítima fatal na rodovia Santos Dumont (BR-116), além do registro de duas mortes ocorridas no interior de residências na Joia do Sertão Baiano. Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz na íntegra em áudio, são detalhados caso a caso os boletins, os perímetros dos incidentes e as atuações das autoridades competentes na apuração de cada fato. Confira os detalhes no player abaixo.

Oportunidades do SineBahia | 25 de Junho com muitas opções para trabalhar em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quinta-feira (25) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping. Confira todas as Oportunidades.

PESAR | Silvani Reis Ferreira, aos 63 anos

Fotos: Reprodução | Instagram

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista manifestou profundo pesar pelo falecimento de Silvani Reis Ferreira, aos 63 anos. A servidora aposentada dedicou mais de duas décadas de sua vida ao serviço público e ao cuidado com o próximo, tendo se aposentado no ano passado. Lotada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Silvani exerceu a função de auxiliar de serviços gerais e passou por diversas unidades ao longo de sua trajetória. Sua atuação teve grande destaque nos serviços da Proteção Social Especial, a exemplo da Unidade Municipal de Acolhimento (UMA) e do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O funeral ocorreu no Salão Premier da Pax Nacional nesta quarta-feira (24), reunindo parentes e colegas de trabalho para as últimas homenagens. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.