A polêmica obra de requalificação da Avenida Brumado, uma das principais vias da Zona Oeste de Vitória da Conquista, que deveria ter sido concluída há mais de um ano, permanece paralisada. Na tarde desta quinta-feira (25), o BLOG DO ANDERSON esteve in loco e confirmou o cenário com apenas uma máquina e sem operários. Recentemente, a Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC) alegou complicações climáticas e até mesmo o furto de fiação de tratores para justificar os atrasos. No entanto, a estatal e a Administração Municipal ainda não estabeleceram uma nova data para a conclusão dos serviços de drenagem, pavimentação e sinalização da via. A lentidão no projeto tem gerado constantes reclamações por parte de munícipes, que aguardam que o impasse seja resolvido de forma definitiva, conforme o cronograma e as promessas anunciadas pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.
A Polícia Rodoviária Federal mantém atenção redobrada e intensifica as notificações a condutores ao longo da BR-116 e do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, em Vitória da Conquista. Na tarde desta quinta-feira (25), uma viatura realizava o monitoramento estratégico no movimentado trecho que interliga a Avenida Paraná, no bairro Patagônia, à Avenida Jadiel Vieira Matos, no perímetro dos Campinhos. Para evitar sanções administrativas e multas pesadas dos agentes federais, os motoristas precisam adotar condutas defensivas essenciais, como respeitar rigorosamente os limites de velocidade estabelecidos na rodovia, utilizar os faróis acesos mesmo durante o dia e sinalizar com antecedência qualquer manobra de conversão. Além disso, a ultrapassagem em locais de faixa contínua amarela configura infração gravíssima, exigindo paciência dos motoristas, que também devem manter a manutenção preventiva do veículo atualizada e portar a documentação regularizada para garantir uma viagem segura pela Joia do Sertão Baiano.
As últimas 24 horas registraram duas ocorrências marcantes na segurança pública de Vitória da Conquista, detalhadas no Plantão Policial da Rádio Clube de Conquista. No Bairro Brasil, uma guarnição da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizava patrulhamento na … Continue a leitura
Munícipes que caminham ou pedalam pela Avenida Brumado, localizada na Zona Oeste de Vitória da Conquista, entraram em contato com o BLOG DO ANDERSON para relatar um vazamento de água que resultou na interdição parcial do canteiro central há alguns dias. Na tarde desta quinta-feira (25), o BLOG conferiu a situação e pôde observar que a água limpa escorre de forma contínua ao longo do logradouro.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) já recebeu o chamado técnico e agora cabe à Concessionária entrar em ação emergencial para conter o desperdício. O problema tem gerado forte indignação na comunidade, especialmente pelo fato de que muitos moradores reclamam diariamente de irregularidades e desabastecimento constante na Zona Urbana e Rural.
As obras de pavimentação asfáltica dos loteamentos Jardim Valéria e Jardim Copacabana, localizados no bairro Jatobá, sofreram uma alteração no cronograma de execução em Vitória da Conquista. Inicialmente anunciadas pelo deputado federal Elmar José Vieira Nascimento (UB-BA) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), as intervenções federais não terão continuidade pela autarquia, transferindo a responsabilidade dos investimentos para os cofres da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Em recente entrevista rememorada pelo BLOG DO ANDERSON nesta quinta-feira (25), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade detalhou a situação e explicou que o Governo Federal sinalizou a impossibilidade de concluir os serviços por entraves técnicos, solicitando a alteração dos projetos para áreas não urbanas. Diante disso, o Executivo Conquistense assumiu o compromisso de finalizar a pavimentação utilizando recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), operado pela Caixa Econômica Federal.
A chefe do Palácio da Joia do Sertão Baiano esclareceu o andamento dos trâmites para a liberação da verba: “Pronto, nós temos obras paradas da CODEVASF aqui lá no Jardim Valéria, né? É, o Governo Federal já disse que não vai terminar aquelas obras, não tem condições de terminar, pediu que indicasse um outro local, porque, segundo eles, o tipo de obra não daria para ser feito em Zona Urbana, né? Então, nós já decidimos que vamos tocar o restante lá ali do Jardim Valéria com o FINISA, assim que for aprovado, né? Então, é bom esclarecer também para as pessoas que o FINISA ainda não foi aprovado. Ele está na STN aguardando o aval da União. Então, passa pela Secretaria do Tesouro Nacional, passa pela Procuradoria Geral da União, passa pelo Senado, né, para depois esse recurso a Caixa liberar para que o município possa contratar as obras”. O deputado federal Elmar Nascimento, que cumpre agenda de pré-campanha visando as Eleições 2026, marcou presença nos festejos do Arraiá da Conquista, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, mas não apresentou novas atualizações ou alternativas sobre as promessas originais de infraestrutura.
Cobertura
Fotográfica
Arraiá da Conquista | Noite de São João com lotação máxima no Parque de Exposições de Vitória da Conquista
Arraiá da Conquista | com arena lotada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida
Destaque Nacional | Gestare Medicina Reprodutiva inaugura laboratório de alta complexidade em Vitória da Conquista
É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento de Antero Botelho Fernandes, ocorrido nesta quinta-feira (25), em Vitória da Conquista. Antero partiu aos 59 anos, deixando um legado de amor, amizade e dignidade que jamais será esquecido por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Ele era reconhecido como um homem de caráter, bondade e sabedoria. O BLOG DO ANDERSON recebeu, através de familiares, a imagem de luto oficial, que traz uma mensagem de conforto e a foto de Antero: “Sua partida deixa saudades imensuráveis em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Homem de caráter, bondade e sabedoria, Antero deixa um legado de amor, amizade e dignidade que jamais será esquecido.” Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.
É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento de Flávio Rodrigues da Silva, aos 43 anos. Colaborador da empresa AgroSady, Flávio acabou encontrado sem vida em sua residência, no loteamento Morada dos Pássaros III, no bairro Felícia, em Vitória da Conquista. O funeral acontece no Cerimonial Vitória, localizado nas proximidades do Hospital Geral de Vitória da Conquista. O sepultamento está programado para o decorrer desta quinta-feira (25). Aos amigos, colegas de trabalho e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.
As Ocorrências Policiais do Jornal da Cidade desta quinta-feira (25) trazem os últimos acontecimentos da segurança pública e do setor de emergências em Vitória da Conquista. Entre os principais fatos registrados nas últimas horas, destaca-se uma tragédia com vítima fatal na rodovia Santos Dumont (BR-116), além do registro de duas mortes ocorridas no interior de residências na Joia do Sertão Baiano. Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON gravou e reproduz na íntegra em áudio, são detalhados caso a caso os boletins, os perímetros dos incidentes e as atuações das autoridades competentes na apuração de cada fato. Confira os detalhes no player abaixo.
O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quinta-feira (25) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping. Confira todas as Oportunidades.
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista manifestou profundo pesar pelo falecimento de Silvani Reis Ferreira, aos 63 anos. A servidora aposentada dedicou mais de duas décadas de sua vida ao serviço público e ao cuidado com o próximo, tendo se aposentado no ano passado. Lotada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Silvani exerceu a função de auxiliar de serviços gerais e passou por diversas unidades ao longo de sua trajetória. Sua atuação teve grande destaque nos serviços da Proteção Social Especial, a exemplo da Unidade Municipal de Acolhimento (UMA) e do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O funeral ocorreu no Salão Premier da Pax Nacional nesta quarta-feira (24), reunindo parentes e colegas de trabalho para as últimas homenagens. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.
A quarta noite do Arraiá da Conquista consagrou o evento como um verdadeiro sucesso na Joia do Sertão Baiano. Realizada nesta terça-feira (23), véspera de São João, a festividade reuniu milhares de pessoas no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, com uma programação marcada por muito forró, animação e celebração das tradições nordestinas. No palco principal, as apresentações de Natanzinho Lima, Geraldo Cardoso, Amantes do Forró, Erlan Forrozão e Rony Barbosa embalaram a multidão. Para atender ao público do lado de fora, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista instalou um telão de LED na entrada do parque para transmitir os shows ao vivo.
A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade destacou a grande participação popular em mais uma noite de casa cheia, ressaltando o clima de tranquilidade e a ausência de ocorrências graves. A gestora agradeceu o trabalho integrado das forças de segurança, equipes de saúde, órgãos municipais e a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC) pela cessão do espaço, detalhando os bastidores: “A Vila é a coisa mais linda, as pessoas comem comida típica e dançam aquele forrozinho pé de serra juntamente com os artistas locais. É a realização de muitas pessoas para que a gente consiga entregar à altura do que o povo de Vitória da Conquista e região merece. A melhor festa da Bahia, com certeza”.
O Secretário Municipal de Cultura, Alecxandre Magno Melchisedeck Meira, celebrou o sucesso do planejamento e o empenho dos servidores, apontando o carinho na montagem da estrutura: “É um momento de muita alegria. Nossa festa está sendo linda, as pessoas estão curtindo e toda a estrutura recebeu muito carinho em sua montagem. A cidade assumiu um protagonismo que nunca teve em relação ao São João. Acho que não tem mais volta. Vitória da Conquista entrou definitivamente no cenário dos festejos juninos e agora queremos buscar o título de melhor São João do Nordeste”.
Paralelamente, a Vila Junina ofereceu cenários temáticos e valorização dos talentos regionais com os shows de Carlos Vilela, Flôr de Tangerina, Ramon Roman e Tammy Teixeira. O veterano Carlos Vilela, compositor com mais de 30 anos de carreira, elogiou o edital da prefeitura por seu caráter democrático, claro e objetivo. O espaço também foi aprovado pelo público, como destacou a psicóloga conquistense Charlene Rocha, que aproveitou a oportunidade para fortalecer os laços familiares em um ambiente organizado. Além do entretenimento, o evento impulsiona o comércio local, reservando 35 das 100 barracas instaladas para o projeto Economia Solidária, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). O assessor especial Lucas Batista de Jesus explicou que 99% das pessoas que trabalham no Arraiá residem no município, o que faz com que a renda se multiplique na cidade e gere novos empregos, representando um ganho duradouro por vários meses em cada lar.
Empreendedoras como Sandra Souza Lima Amaral, proprietária da marca Sandra Cakes há dez anos e integrante da Associação Solidária de Pequenos Empreendedores Conquistenses, ressaltaram o impacto positivo do suporte governamental para trabalhar, divulgar e vender seus produtos. O público em geral aprovou as melhorias na estrutura, segurança e organização, conforme relatado pelo vidraceiro Thalis Lima, de 19 anos, e por visitantes como a professora Inês Costa, que viajou de Salvador pela primeira vez para prestigiar o evento.
Gente como Marcos Bezerra e sua esposa, Jeane Bezerra, enalteceram a magnitude da festa e a sua gratuidade, que garante o acesso de todas as famílias da comunidade às atrações. A diversidade da grade também foi elogiada pelo jovem Vinícius Souza. O Arraiá da Conquista encerrou sua programação no Parque de Exposições Teopompo de Almeida nesta quarta-feira (24), Dia de São João, com os shows da cantora Joelma, do sanfoneiro Mestrinho, da banda Beijo Apimentado e da artista Jô Almeida.
A Polícia Civil do Estado de São Paulo e o Ministério Público de São Paulo deflagraram na manhã desta quinta-feira (25) a Operação Última Parada. A iniciativa visa desarticular um esquema de ocultação de capitais da organização criminosa Primeiro Comando da Capital infiltrado no sistema de transporte coletivo. Os agentes públicos saíram às ruas para cumprir cinco mandados de prisão temporária e 104 ordens de busca e apreensão. Até o momento, a ação resultou na captura de três indivíduos diretamente ligados ao caso. Entre os alvos que receberam voz de prisão consta o vereador paulistano Senival Moura, filiado ao Partido dos Trabalhadores, além de Jair Ramos de Freitas, conhecido pelo apelido de “Cachorrão” e apontado como diretor informal da companhia envolvida, e Devanil de Souza Nascimento, apelidado de “Sapo”, que exercia a função de motorista e gozava de extrema confiança do parlamentar detido.
Os cruzamentos ao longo da Avenida Laura Nunes, no bairro Boa Vista, permanecem na rota das tragédias de trânsito em Vitória da Conquista. Um dos pontos mais perigosos fica na conexão com a 5ª Avenida, perímetro onde está instalada a P7 Comunicação Visual. As câmeras desse empreendimento registram frequentemente as colisões na área, inclusive ocorrências com vítimas fatais, como a registrada na manhã de segunda-feira (22).
A cada situação de gravidade, lideranças políticas comparecem ao local para cobrar providências, no entanto, intervenções básicas como faixas de pedestres ou redutores de velocidade [quebra-molas] não receberam implantação por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Nesta quarta-feira (24), o BLOG DO ANDERSON registrou o atual cenário das vias, onde a sinalização horizontal desapareceu quase por completo. A divulgação busca chamar a atenção da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade para que o Governo Municipal tome conhecimento do problema e realize ações emergenciais voltadas à garantia de vidas e à segurança dos pedestres que necessitam realizar a travessia diariamente.
Os festejos juninos, principalmente a noite de São João, proporcionam momentos de muita confraternização. Famílias se unem em torno da fogueira e residências se transformam em um verdadeiro arraial. No loteamento Vila América, diversas vias receberam interdições temporárias organizadas pelos próprios moradores para garantir a segurança das celebrações. Nesta quarta-feira (24), a festa continuava em ritmo intenso, embalada por churrasco, queima de fogos e muita animação. Além da tradição junina, o clima festivo ganhou o reforço do futebol, com os moradores reunidos na torcida e em plena expectativa para mais um confronto da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Um dos empreendimentos mais tradicionais de Vitória da Conquista sinaliza expansão. Atualmente, o Supermercado Santo Antônio, fundado há exatos 72 anos por Antônio Pereira de Andrade [1927 – 2015], conta com uma loja no Centro e outra no Candeias. Uma área localizada na Avenida Gilenilda Alves, bem em frente à Igreja da Paróquia Santa Dulce dos Pobres, ostenta uma placa com a marca SAS, consoante ao registro do BLOG DO ADNERSON nesta quarta-feira (24). O cronograma oficial ainda não prevê data para o início das obras, porém os consumidores que conhecem a trajetória do Supermercado Santo Antônio certamente aguardam a futura inauguração com muita expectativa.
Uma das principais atrações do Arraiá da Conquista gerou muita expectativa no público. Trata-se de Joelma, cantora, dançarina, coreógrafa e compositora que mantém o brilhantismo iniciado na Banda Calypso. Para sua apresentação, a artista desembarcou de uma van no Parque de Exposições Teopompo de Almeida na noite desta quarta-feira (24) e seguiu direto ao camarim. Admiradores tentaram se aproximar, no entanto a passagem da estrela ocorreu de forma rápida.
Joelma da Silva Mendes acumulou ao longo da carreira as funções de cantora, dançarina, coreógrafa, compositora e empresária brasileira. Nascida e criada no Pará, a paraense recebe consistentemente o crédito por disseminar a música e a Cultura Paraense.
Aos onze anos, Arthur Domingues desponta como um dos fãs mais contundentes de Natanzinho Lima. Na noite de terça-feira (23), véspera de São João, o garoto ganhou destaque nacional ao subir ao palco principal do Arraiá da Conquista, instalado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, para dançar ao lado de seu ídolo. A sintonia e o carisma da dupla encantaram o público presente e repercutiram imediatamente nas redes sociais. Inúmeras imagens e vídeos do momento viralizaram na internet, e o BLOG DO ANDERSON mostra um pouco desse brilhantismo e do talento do artista mirim que conquistou a Joia do Sertão Baiano.
A ex-primeira-dama Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro divulgou um vídeo nas redes sociais para esclarecer rumores sobre sua relação política com o senador Flávio Nantes Bolsonaro (PL-RJ). Na gravação, a presidente do Partido Liberal Mulher rebate as especulações de que teria recusado declarar apoio à candidatura do parlamentar por desavenças pessoais, classificando as informações que circulam nos bastidores como distorcidas. Michelle Bolsonaro explicou que episódios de desgaste no passado, envolvendo diálogos tensos por telefone com outras lideranças da legenda, não refletem o atual alinhamento estratégico da família e reafirmou a unidade do grupo político nas articulações partidárias.
O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou nesta quarta-feira (24) que se afastou da liderança do Governo no Senado Federal. A decisão foi tomada após o encontro que ele teve com o presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada. Por meio de uma publicação no X, o senador disse que, em “conversa entre amigos, decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal”, escreveu. Ele continuou, afirmando que vai focar em sua defesa. Wagner foi alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Policia Federal (PF), que investiga a fraude do Banco Master. “Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula”, frisou Wagner.
Após um dia e meio de paralisação nacional, os garis e as margaridas retornaram às atividades em Vitória da Conquista. Na tarde desta quarta-feira (24), o BLOG DO ANDERSON registrou a atuação das equipes da Torre Empreendimentos no loteamento Vila América, marcando a retomada dos serviços essenciais de zeladoria na Joia do Sertão Baiano.A suspensão temporária das atividades havia deixado diversas vias públicas repletas de resíduos acumulados. Na noite de terça-feira (23), o descarte concentrado afetava perímetros de grande circulação, a exemplo da Feirinha do Alto Maron, panorama que se repetiu em diferentes bairros do município em decorrência da interrupção nos roteiros de coleta. Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Ordem Pública informou o restabelecimento do serviço com a totalidade do efetivo e dos veículos disponíveis, fruto de negociações entre a concessionária Torre Empreendimentos e a representação sindical da categoria. No momento, equipes realizam mutirões concentrados na Central de Abastecimento e em pontos críticos para normalizar o cronograma regular. O Governo Municipal garantiu a manutenção dos turnos de trabalho durante o feriado deste dia 24 de junho, prevendo a regularização completa de todas as localidades nas próximas horas, e orienta os munícipes a consultarem a tabela oficial de horários de cada bairro antes de efetuarem o descarte de materiais.
A Feira de Fogos segue em pleno funcionamento na Joia do Sertão Baiano. Nesta quarta-feira (24), a movimentação registrava forte intensidade no espaço montado às margens da Avenida Juracy Magalhães, nas proximidades do Shopping Conquista Sul. O público compareceu para garantir os tradicionais artefatos utilizados nas celebrações juninas. Nesta temporada, os empreendedores do setor possuem motivos em dobro para celebrar as vendas. Além do tradicional aquecimento provocado pelos festejos de São João e São Pedro, o calendário comercial ganha o reforço da Copa do Mundo de Futebol. O otimismo contagia os comerciantes, que compartilham o desejo coletivo de ver a Seleção Canarinha avançar até a grande final do torneio e conquistar o tão sonhado hexacampeonato, impulsionando o consumo de fogos de artifício ao longo dos próximos meses.