Movimento Juvenil | “perdemos a articulação”, avalia o universitário sobre cenário político em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O universitário e militante estudantil Yuri Araújo Amaral, de 26 anos, comentou sobre a importância da juventude no cenário político brasileiro em entrevista ao BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (23). Defensor de causas sociais, ele avaliou a força dos movimentos de base e o atual momento de desarticulação juvenil em Vitória da Conquista. Ao analisar o panorama nacional e a polarização, o estudante destacou o papel de questionamento da sua geração: “Se a gente for observar o cenário político brasileiro, a juventude é o que move, o que dá força, onde a gente vai desenvolver os movimentos estudantis, trabalho de base e para política em si, a vitalidade da juventude onde a gente consegue ver e trabalhar pensando no futuro. Acho que sempre tem [divergências], mas o papel da juventude é questionar os dois lados, observar os dois lados e pensar em maneiras que a gente consiga desenvolver uma política mais assertiva”. Apesar de a Joia do Sertão Baiano abrigar importantes instituições de ensino superior, Yuri fez uma crítica sobre o esvaziamento das mobilizações. “Vitória da Conquista é a terceira maior cidade da Bahia, um polo cultural, também tem mais de duas universidades públicas, então a juventude está presente na cidade, só que eu acho que de um tempo para cá a gente perdeu a articulação, movimentação, não tem mais espaço, eu acho, de uma juventude atuante. Acho que o que deveria melhorar aqui na cidade é esse intercâmbio, esse diálogo entre a juventude que a gente melhorasse”, concluiu.

Ranking Nacional | Vitória da Conquista registra 8,9°C e figura como a cidade mais fria da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano, assinalou 8,9°C na manhã desta segunda-feira (22), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A marca consagrou o município com a menor temperatura observada em todo o território estadual, posicionando a Joia do Sertão Baiano em destaque no cenário meteorológico. Outra estação de monitoramento instalada no perímetro conquistense apontou mínima de 10,1°C no mesmo período. No índice estadual, Correntina ocupou a segunda posição ao atingir 10,8°C. Já na listagem nacional do INMET, Conquista garantiu a 65ª colocação entre as localidades com marcas mais baixas do Brasil. O topo da tabela pertence a Monte Verde, em Minas Gerais, onde os termômetros despencaram para 1,8°C, seguido por regiões do Rio Grande do Sul e Paraná, com índices variando entre 3,1°C e 3,6°C. Além do frio intenso sentido pelos moradores nos últimos dias, o INMET emitiu um aviso de declínio térmico válido até o final desta terça-feira (23). O comunicado possui grau de severidade classificado como “perigo potencial” e prevê queda de 3°C a 5°C em diversas áreas. Conforme avaliação do órgão federal, existe leve risco à saúde em razão da mudança climática brusca. As autoridades recomendam atenção redobrada e, em situações de emergência, orientam o acionamento imediato da Defesa Civil por meio do telefone 199.


Colunistas

Limpeza Pública | com greve dos garis, lixo acumula em todos os cantos de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A greve nacional dos garis e margaridas deixou vias públicas repletas de lixo acumulado em Vitória da Conquista. Na noite desta terça-feira (23), o descarte acumulado afetava perímetros como a Feirinha do Alto Maron, situação replicada por diferentes bairros da Joia do Sertão Baiano devido à interrupção temporária das atividades. Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Ordem Pública informou o restabelecimento do serviço com a totalidade do efetivo e dos veículos disponíveis após horas de negociação entre a concessionária Torre Empreendimentos e a representação sindical. Equipes realizam mutirões de limpeza na Central de Abastecimento e em pontos críticos para normalizar o cronograma regular. O Governo Municipal Conquistense garantiu a manutenção dos turnos durante o feriado de 24 de junho, prevendo a regularização completa das localidades nas próximas horas, e orienta os munícipes a consultarem a tabela oficial de horários de cada bairro para descartar os materiais corretamente.

Rede Varejista | Supermercados BH converte lojas em Vitória da Conquista e Bom Jesus da Lapa

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A rede Supermercados BH iniciou oficialmente sua expansão em território baiano nesta semana, consolidando a atuação fora do mercado de Minas Gerais. O avanço ocorre por meio da reestruturação de unidades que antes operavam sob a bandeira Mineirão Atacarejo, fruto da aquisição de filiais pertencentes à DMA Distribuidora. Os estabelecimentos de Vitória da Conquista e Bom Jesus da Lapa passam por um processo completo de transição para receber a nova identidade visual e o padrão operacional da marca mineira.

Em Bom Jesus da Lama, as atividades sob a direção atual começaram a se desenhar logo após o encerramento do formato antigo, datado de 19 de junho. Além da mudança estética nas fachadas, a empresa trabalha ativamente na reorganização interna das lojas. O planejamento inclui a adaptação do mix de produtos ao gosto regional, a implementação de campanhas promocionais exclusivas e ajustes logísticos para atender perfeitamente às demandas do consumidor do interior da Bahia.


Cobertura Fotográfica

Arraiá da Conquista | com arena lotada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida
Arraiá da Conquista | com arena lotada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida
Destaque Nacional | Gestare Medicina Reprodutiva inaugura laboratório de alta complexidade em Vitória da Conquista
Destaque Nacional | Gestare Medicina Reprodutiva inaugura laboratório de alta complexidade em Vitória da Conquista
Cultura & Turismo | Parque de Exposições recebe ajustes finais para cinco dias do Arraiá da Conquista
Cultura & Turismo | Parque de Exposições recebe ajustes finais para cinco dias do Arraiá da Conquista

Festejos Juninos | tradição e fé acendem as fogueiras na noite de São João em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A noite de terça-feira (23) ganhou vida em Vitória da Conquista com o acendimento das primeiras fogueiras juninas logo ao anoitecer, resgatando um símbolo de fé e hospitalidade que aquece o inverno da Joia do Sertão Baiano. Essa tradição secular, originada no relato católico sobre o sinal luminoso que Santa Isabel utilizou para anunciar a Maria o nascimento de São João Batista, transforma as calçadas em pontos de encontro comunitário onde famílias assam milho e celebram a fartura da colheita. Mais do que um elemento decorativo, o fogo crepitante representa a união dos moradores, que mantêm viva a essência cultural do Nordeste brasileiro em torno do calor compartilhado.

Arraiá da Conquista | Forças de Segurança apresentam balanço positivo e destacam monitoramento tecnológico

Fotos: SECOM | PMVC

Na terceira noite do Arraiá da Conquista, as Forças de Segurança Pública realizaram uma coletiva de imprensa no Parque de Exposições Teopompo de Almeida para apresentar o balanço das ações integradas. Durante o ato, as autoridades reforçaram as medidas preventivas adotadas para assegurar a tranquilidade do público e dos trabalhadores, a exemplo do protocolo de fechamento temporário dos portões caso o recinto atinja o limite máximo de lotação. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade enfatizou que o sucesso do evento deriva de uma operação contínua: “Não basta apenas o folião entrar no espaço; ele precisa ter conforto e segurança. Por isso, trabalhamos para que o Parque de Exposições seja o espaço mais seguro da Bahia”, afirmou a gestora.  O planejamento estratégico foi apontado como prioridade pela gestão municipal. O secretário municipal de Segurança Pública, Cristóvão Lemos, ressaltou o alinhamento institucional: “Conseguimos alinhar todos os esforços para garantir que este seja, de fato, um evento belíssimo e tranquilo para as famílias”.

A Polícia Militar do Estado da Bahia detalhou números robustos da operação. O comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, coronel Paulo Henrique Rocha Guimarães, explicou que o efetivo recebeu incremento diário: “Temos mais de 150 policiais militares empregados por dia no São João. Com o apoio do Comando Geral e do Governo do Estado, trouxemos uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que permite monitoramento móvel 360°. Somado às câmeras fixas, esse sistema de inteligência nos permitiu identificar e prender, apenas no último fim de semana, três pessoas com mandados de prisão em aberto”, pontuou.  A Polícia Civil da Bahia implantou uma estrutura inédita em Vitória da Conquista, com a instalação de uma Delegacia Especial Diária moldada nos padrões do Carnaval de Salvador. O diretor da instituição, Roberto Júnior, avaliou positivamente os índices criminais reduzidos: “Além da estrutura física com delegados e investigadores, estamos com drones e policiais civis circulando infiltrados entre os foliões para prevenção. O resultado é claro: pouquíssimas ocorrências e uma atuação rápida e eficaz”, explicou.

O Corpo de Bombeiros Militar fiscalizou as instalações e ressaltou que as vistorias técnicas começaram bem antes do início dos festejos. “Essa integração entre órgãos de segurança e a Prefeitura resulta na melhor festa da Bahia. Para nós, bombeiros, a prevenção é algo caro e antecede os dias do evento”, destacou o comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Gabriel de Jesus Pena. O oficial também prestou esclarecimentos sobre a dinâmica de controle de público, explicando que a retenção nos acessos é temporária para ajustes de fluxo interno. Ele pontuou, inclusive, que na segunda noite os portões foram reabertos ao público antes da apresentação do cantor Pablo. Após o término da coletiva de imprensa, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e a comitiva de secretários realizaram uma visita técnica aos estandes operacionais da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública do Estado da Bahia e da Secretaria Municipal de Saúde.

BLOG Entrevista | Suzana aponta falhas na Atenção Básica como causa de hospitais lotados em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A ex-secretária muncipal de Saúde e atual diretora no Ministério da Saúde, Suzana Cristina Silva Ribeiro, explicou ao BLOG DO ANDERSON o verdadeiro motivo da superlotação no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista [UPA, Hospital Geral de Vitória da Conquista, Hospital Afrânio Peixoto e Hospital Crescêncio Silveira]: a fragilidade da Rede de Atenção Básica de resposabildiade da Secretaria Municipal de Sáude.  Segundo a gestora, o hospital representa a atenção secundária, que só deveria receber pacientes encaminhados ou casos graves. O gargalo acontece porque os postos de saúde locais não funcionam como deveriam na prevenção e no controle de doenças crônicas, empurrando a população para as urgências. “As urgências acontecem exatamente porque doenças crônicas, como cardiovasculares, renais, hipertensão e diabetes, além de doenças negligenciadas, são mal assistidas ou têm falta de acesso na atenção primária.

Consequentemente, essas pessoas complicam seu quadro de saúde e acabam superlotando com situações de urgência e até emergência os hospitais. Isso caracteriza uma sobrecarga muito grande tanto nos prontos-socorros quanto nas UPAs. E, consequentemente, não há leitos que sejam suficientes para atendimento onde a atenção primária é frágil. Isso são os estudos que apontam na área da saúde pública e da saúde coletiva”, pontuou Suzana na noite da segunda-feira (22). A diretora reforçou que o Ministério da Saúde tem feito investimentos pesados no Hospital Geral de Vitória da Conquista, incluindo a entrega recente de um combo de equipamentos cirúrgicos de ponta para ampliar cirurgias eletivas e o tratamento do câncer, além de enviar carretas de tomografia e ultrassom para a região. No entanto, o Sistema Estadual e Federal segue sobrecarregado enquanto a prefeitura não corrigir as deficiências no atendimento básico.

Arraiá da Conquista | noite de segunda-feira registra calmaria no Parque de Exposições de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ao contrário dos dois dias anteriores, a noite de segunda-feira (22) registrou movimentação tranquila no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, local onde acontece o Arraiá da Conquista. O clima de calmaria permitiu que os visitantes aproveitassem o espaço com mais comodidade no início da semana. A reportagem do BLOG DO ANDERSON circulou por diversos setores do circuito e observou a beleza das ornamentações, que resgatam com fidelidade a identidade das tradicionais Festas Juninas através de bandeirolas, balões e cenografias típicas do Nordeste brasileiro. Para quem ainda deseja aproveitar a programação, as atividades do Arraiá da Conquista seguem a todo vapor até a próxima quarta-feira (24), Dia de São João, com diversas atrações musicais e forte esquema de segurança.

Avenida Olívia Flores | carro descontrolado invade calçada e atinge laboratório em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Avenida Olívia Flores figura constantemente entre as vias com elevado índice de acidentes automobilísticos, inclusive com registros de vítimas fatais. Na manhã desta segunda-feira (22), um novo susto mobilizou os órgãos de resgate, após um veículo desgovernado invadir a calçada e colidir contra a estrutura de um laboratório de análises clínicas. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deslocaram-se rapidamente para prestar assistência médica no perímetro da ocorrência. Agentes do Sistema Municipal de Trânsito controlaram o fluxo de veículos e efetuaram o registro formal do acidente. Até o momento, inexistem detalhes oficiais acerca do estado de saúde das vítimas ou sobre os fatores mecânicos e humanos que desencadearam a perda de controle do automóvel. As causas reais da colisão serão apontadas após a conclusão das investigações pelo SIMTRANS.

Meio Ambiente | incêndios mudam a rotina e provocam problemas de saúde em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Os frequentes focos de incêndio têm alterado a rotina dos moradores e provocado problemas de saúde em Vitória da Conquista. Na tarde desta segunda-feira (22), diversas queimadas urbanas de grandes proporções surgiram em terrenos baldios de diferentes bairros da cidade, gerando nuvens de fumaça densa e fuligem.  A fumaça constante prejudica a qualidade do ar, afetando principalmente crianças e idosos com o agravamento de crises alérgicas e respiratórias. Diante do cenário crítico, autoridades relembram que provocar queimadas em áreas urbanas é classificado como crime ambiental, sujeito a penalidades e multas aos responsáveis pelas propriedades ou autores dos atos.

Tempo na Joia do Sertão Baiano | Inverno começa com oscilação térmica em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O inverno começou oficialmente no último domingo (21) trazendo a típica oscilação térmica à Joia do Sertão Baiano, caracterizada por madrugadas frias e tardes com temperaturas mais elevadas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a noite desta terça-feira (23), véspera e celebração do Dia de São João, será de tempo firme, com céu nublado a parcialmente nublado e queda acentuada na temperatura, exigindo agasalho de quem for curtir os festejos juninos ao ar livre. Para a quarta-feira (24) e a quinta-feira (25), o panorama meteorológico deve se manter semelhante. Os termômetros na capital do Sudoeste Baiano devem registrar mínimas na casa dos 13°C durante as madrugadas, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 25°C nos momentos mais quentes do dia. A umidade relativa do ar segue sob monitoramento e há possibilidade de névoa úmida ou neblina nos pontos mais altos no início das manhãs, condição tradicional desta época do ano no Planalto da Conquista.

Tragédia na Avenida Laura Nunes | motociclista morre em grave acidente na Zona Leste de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Os cruzamentos ao longo da Avenida Laura Nunes, no bairro Boa Vista, figuram entre os pontos mais perigosos para a mobilidade urbana em Vitória da Conquista. Na manhã desta segunda-feira (22), a colisão entre um carro de passeio e uma motocicleta custou a vida de um trabalhador de 43 anos, que se deslocava em direção ao emprego.

O acidente aconteceu quando o condutor de um Volkswagen Fox realizava a travessia da pista. O motociclista não conseguiu frear a tempo, resultando no violento impacto. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestou socorro imediato e encaminhou a vítima ao Hospital Geral de Vitória da

Conquista, porém o paciente deu entrada na unidade hospitalar sem os sinais vitais. O corpo passará por necropsia no Instituto Médico Legal. Agentes do Sistema Municipal de Trânsito e peritos do Departamento de Polícia Técnica registraram a ocorrência e removeram os veículos. Os laudos periciais vão apontar a dinâmica e as responsabilidades dessa tragédia. Informações sobre o funeral serão divulgadas em breve.

Meio Ambiente | queimadas urbanas geram fumaça e perigo no trânsito em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As queimadas em terrenos baldios têm causado intensa indignação nos moradores de Vitória da Conquista. Na tarde deste domingo (21), focos de incêndio atingiram áreas localizadas às margens da Rodovia Santos Dumont, no trecho que compreende o Loteamento Morada dos Pássaros, gerando grande quantidade de fumaça densa. A situação crítica na BR-116 exige atenção redobrada de condutores e pedestres para evitar acidentes automobilísticos, já que a visibilidade na pista restou severamente prejudicada. Além do risco iminente de colisões, o ato, classificado como crime ambiental. gera severos impactos na saúde pública. Pessoas que sofrem com complicações respiratórias crônicas enfrentam crises agudas devido à poluição do ar, necessitando recorrer a atendimentos médicos e medicações de emergência.

Acidente na Avenida Presidente Dutra | SIMTRANS registra batida entre veículos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) contabiliza um elevado índice de ocorrências nas vias urbanas de Vitória da Conquista. Na tarde deste domingo (22), a reportagem do BLOG DO ANDERSON registrou os desdobramentos de uma batida na Avenida Presidente Dutra, no trecho conhecido como Baixada do Jurema. Até o fechamento desta matéria, escasseavam detalhes sobre possíveis feridos ou a dinâmica do impacto entre os veículos envolvidos. As causas reais e as responsabilidades pelo acidente constarão no laudo pericial oficial, elaborado pelos agentes da autarquia municipal de trânsito após os levantamentos no local.

PESAR | Letícia de Jesus Castro Morais dos Santos, aos 37 anos

Fotos: Reprodução | Instagram

É com profundo pesar que o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento de Letícia de Jesus Castro Morais dos Santos, aos 37 anos. Ela travava uma longa e corajosa batalha de seis anos contra um câncer, iniciado na mama, e compartilhava diariamente em suas redes sociais a rotina de superação e fé diante da doença, servindo de inspiração para quem a acompanhava. Devido ao agravamento do quadro de saúde, a conquistense estava internada no Hospital Santa Izabel, em Salvador, desde a última terça-feira (16), onde acabou não resistindo às complicações da enfermidade. Muito atuante na comunidade católica, ela exercia a função de ministra da Eucaristia na Paróquia Santa Luzia, local onde reuniu grande afeição e a admiração dos paroquianos pelo testemunho de vida. A devota deixa o esposo e uma filha de apenas 6 anos. Aos familiares e conhecidos, os sinceros sentimentos.

Arraiá da Conquista | influenciadora Talita Dias destaca a importância do evento e as expectativas para a Festa

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Parque de Exposições Teopompo de Almeida recebeu comitivas e profissionais da comunicação para uma inspeção técnica nas instalações do Arraiá da Conquista. Entre os criadores de conteúdo digital presentes no circuito operacional da Salvador Produções, a influenciadora Talita Dias conversou com o BLOG DO ANDERSON sobre a grade de entretenimento na Joia do Sertão Baiano e detalhou o formato de sua atuação nas mídias sociais. “A expectativa tá lá em cima. A gente tá aqui na visita técnica vendo a estrutura ser montada e amanhã já tem festa aqui, já tem forró pra gente dançar muito e curtir o arraial da melhor forma”, celebrou a jovem, entusiasmada com o complexo de palcos montado para os festejos juninos. Com forte engajamento digital no Centro Sul Baiano, a produtora de conteúdo explicou que sua linha editorial abrange estilo de vida, gastronomia e interações cotidianas.

“O meu conteúdo fala sobre minha vida. É um pouco de moda, é um pouco de comida, é um pouco de amizade. É um pouco da minha vivência mesmo. Meu Instagram sou eu, pura e simplesmente vivendo e mostrando para vocês”, pontuou Talita Dias, que soma parcerias comerciais no setor de restaurantes e moda. A presença em eventos presenciais também integra a estratégia de rede da influenciadora, focada no fortalecimento de vínculos com o público e marcas locais. “Muita gente eu vou conhecendo, desenvolvendo o meu trabalho assim, cara a cara, olho no olho, sorrindo para todo mundo, conversando e criando conexões”, concluiu, indicando o perfil oficial @diaztalita aos leitores do portal.

Imbróglio Político | Diogo relata perseguições no União Brasil e avalia processo contra mandato em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, Partido da Social Democracia Brasileira, parlamentar mais votado nas Eleições 2024, detalhou os bastidores de sua desfiliação do União Brasil e comentou os desdobramentos jurídicos da mudança partidária. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o edil manifestou tranquilidade em relação à ação que tramita na Justiça Eleitoral sob o pedido de cassação de sua cadeira na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, justificando que a transição ocorreu devido à escassez de espaço e episódios de perseguição política dentro do União Brasil, liderado na esfera municipal pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.  Ao projetar o cenário para o pleito das Eleições 2026, o tucano confirmou alinhamento estratégico com o grupo liderado por Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto. Segundo o legislador, o foco das articulações reside na construção de uma proposta de abrangência estadual.  “A preocupação é com o coletivo e com a mudança da realidade que a Bahia enfrenta”, pontuou. No âmbito da atividade parlamentar na Joia do Sertão Baiano, Diogo Gomes de Azevedo Feitosa destacou a aprovação de matérias voltadas à assistência estudantil e ao combate às vulnerabilidades sociais no ensino público. Entre as iniciativas, apontou o projeto que assegura fardamento escolar completo para os alunos da rede municipal e a proposta que garante a continuidade da alimentação durante o período de férias para estudantes carentes, visando reduzir as desigualdades locais. Ao encerramento, defendeu a ampliação do canal de diálogo entre as secretarias e o Legislativo para dar celeridade às demandas dos conquistenses.

PESAR | Luiz Carlos Reis de Andrade, aos 82 anos

Foto: Reprodução | WL

Vitória da Conquista despede-se de uma figura querida. Faleceu na tarde deste sábado (20), aos 82 anos, Luiz Carlos Reis de Andrade, em decorrência de complicações pós-cirurgia cardíaca. Homem conhecido pelo espírito brincalhão e bem-humorado, Luiz Carlos deixa um legado de alegria entre familiares e amigos, tendo marcado a vida de todos que conviveram com ele. Os filhos Fabiane, Pablo e Wesley Lacerda comunicam que o funeral acontece neste domingo (21), das 8 às 11 horas, no Salão Monte Sião [Avenida Crescêncio Silveira, Nº 9]. Após a despedida no centro fúnebre, o cortejo seguirá para o Cemitério da Estiva, onde ocorrerá o sepultamento. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Avaliação Política | Andreson aponta inconstitucionalidade na Lei do Esgoto e faz alertas ao Governo de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O vereador Andreson Ribeiro Alves, do Partido Comunista do Brasil, mantém-se como um dos nomes da oposição na Joia do Sertão Baiano. Ex-aliado do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB), o parlamentar e advogado, integrante da tradicional Família Miguelense, sinaliza novos rumos para as Eleições 2026. Em encontro com o BLOG DO ANDERSON na tarde deste sábado (20), na Allp Fit Academia, o legislador abordou o cenário eleitoral, expressou dúvidas sobre sua permanência no PCdoB, criticou a saúde financeira do Município de Vitória da Conquista e apontou a inconstitucionalidade da recente Lei que reduz a taxa de esgoto da Empresa Baiana de Águas e Sanemaento (EMBASA) sancionada pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil. Ao avaliar o pleito de outubro, o vereador demonstrou otimismo com as candidaturas majoritárias do seu grupo, mantendo o tom de apoio irrestrito: “É o processo eleitoral como sempre é disputado em nível de Brasil, no estado, né? Mas o nosso campo político tem muito trabalho para o estado e aí certamente vai dar novamente Lula no quarto mandato, Jerônimo na reeleição e todo o conjunto aí aí, de senadores e deputados e nosso time. Deputados da nossa influência aí. Estamos trabalhando aí nas algumas perspectivas, vamos dar muito força ao deputado Osni, ao deputado Waldenor, à deputada Olívia Santana também. Estamos aí na luta ativo”.

Questionado sobre o distanciamento político de Fabrício Falcão, minimizou desavenças e tratou o afastamento de forma institucional: “Não, é questão de ciclo. Caminhada, cada um está fazendo sua caminhada e dando sua contribuição também”. Indagado se haveria espaço para uma reaproximação, completou: “Não, a gente tem consideração, tem respeito e torce também que dê tudo certo”. A respeito dos bastidores da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o parlamentar confirmou o convite para Camarote do Arraiá da Conquista, mas descartou presença:

“Não, não. Na verdade, a secretária teve ontem na Câmara conversando com os vereadores e aproveitou o ensejo também para convidar os vereadores para ir ao camarote da prefeitura. Mas eu já tô com a idade avançada e para perder noite é difícil. Certamente aí minha menina deve ir, né? E a gente torce que porra tudo bem, muita paz que é importante, a gente tá num momento muito delicado de muitas violências, inclusive no trânsito, se beber não dirija, é importante ter essa consciência”. Sobre os rumos do processo disciplinar envolvendo o vereador  Gilvan Nunes Pereira, o Dinho dos Campinhos, do Repúblicanos, por rachadinhas, manteve cautela: “Eu não sei porque eu não tô a dentro da comissão de disciplinar, né? Então eu não tenho como falar nada. Mas de um de um modo geral, o vereador Dinho é um homem batalhador, um homem do povo. Tomara que resolva da melhor maneira possível”.  O tom crítico elevou-se ao examinar a eficiência da atual gestão do Executivo Municipal; embora preserve a figura pessoal da prefeita, Andreson apontou sérios gargalos orçamentários na máquina pública, criticando o gasto anual de R$ 82 milhões com Transporte Coletivo Urbano, o início do pagamento de empréstimos, o excesso de terceirizações e a criação de 150 cargos de livre nomeação. Ao encerramento, o vereador também reprovou a execução do projeto Muralha Digital, afirmando que o serviço custa duas vezes e meia a mais que o anterior e não possui nenhuma integração real com as forças de segurança.

Repercussão Nacional | corpo de cabeleireiro é encontrado com sinais de violência em estrada

Foto: Reprodução | Instagram

O corpo de Mikael dos Santos Lima, cabeleireiro de 29 anos, acabou localizado em uma área de mata às margens de uma estrada em Franca, no interior de São Paulo, após uma semana de buscas. O cadáver apresentava sinais de violência e estava coberto por placas de grama. A descoberta ocorreu quando um adolescente que passava pela região sentiu um forte odor e avistou uma moto caída. Ao averiguar o local, o jovem achou o corpo da vítima.

A motocicleta preta correspondia ao veículo visto nas últimas imagens de câmeras de segurança que registraram o profissional de beleza ainda com vida. Conforme reportagem da TV Record reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON neste domingo (21), Thales, amigo de Mikael desde os 15 anos, desponta como o principal suspeito do crime. O homem acabou detido sob a acusação de extorsão após tentar cobrar R$ 50 mil da mãe do cabeleireiro em troca de informações sobre o paradeiro do filho. A Polícia Civil investiga agora a participação direta do acusado no homicídio.