A sustentabilidade de um segmento

Por Ítalo Brito

O objetivo de qualquer organização é a sua sustentabilidade em seu ramo de atuação, isto ocorre quando elas oferecem para o seu público alvo, os diferenciais que todos buscam no ato contínuo de consumir. Saber fazer a diferença é o desafio empresarial das empresas de todos os portes e seus serviços, pois o cliente sabiamente busca no mercado os fatores que o seduza, e estes vão desde o custo baixo, ambiente adequado, atendimento de excelência e uma linha de produtos com qualidade. Neste contexto pontua-se no cenário regional o segmento da construção civil, que, vem alavancando de forma sustentável e significativamente a cadeia de suprimentos deste setor, o que vale destacar o grande numero de lojas do ramo proliferada no centro e nos bairros de Vitória da Conquista.

Na região sudoeste, ressalta-se o crescimento e o progresso do setor a partir da leitura dos diversos dados que indicam as oportunidades de emprego na área comercial e da construção civil, enfatizando ainda o destaque marcante das construtoras que com sucesso lançam empreendimentos para todas as classes sociais bem como as iniciativas governamentais que fomenta o setor com linhas de créditos e construções de centenas de casas populares, que, associada às iniciativas da comunidade transforma de maneira encantadora Conquista em um canteiro de obras, com uma arquitetura moderna e uma periferia bem definida sem a velha e nova cena urbana, comum nas metrópoles, denominadas de “favelas”. A beleza e a força da metrópole é uma realidade local que indica uma participação de todos no embelezamento de nossa cidade, apesar da falta de urbanização em alguns bairros o conquistense estratificado em sua camada social, através da economia familiar é peça determinante no progresso e desenvolvimento de toda região.

A análise deste cenário nos faz compreendermos que as variáveis positivas da economia Nacional e a potencialidade da capital do sudoeste baiano, como pólo regional, economicamente viável, para diversos seguimentos, como na agricultura, na agropecuária, destacando dentre outros, o pólo da educação, focando especialmente as instituições de nível superior, destacando a saúde com investimentos privados e a instalação de novas indústrias. No desenvolvimento socioeconômico baiano, ela é também um pólo comercial competitivo para toda região, com um forte canal de distribuição para as diversas cidades do norte de Minas. Os pontos aqui destacados associados a outras fontes formam seu portfólio nos diversos pólos econômico, que justifica seu fortalecimento e crescimento sustentável em diversas linhas, principalmente no setor da construção civil beneficiando todos os atores inseridos na cadeia produtiva que seja na construção, na reforma, na ampliação ou na melhoria.

Todos estes aspectos dão sustentabilidade ao mercado já estruturado bem como se torna uma oportunidade atrativa para novos entrantes no setor, o que deve ser visto com bons olhos por todos, pois aqui esta uma das bases do desenvolvimento social, com oportunidades de empregos e fortalecimento da economia local. A atratividade do setor é evidenciada também na instalação de lojas de rede em nossa região que trás em suas políticas a premissa de beneficiar em primeiro lugar o consumidor, com preço baixo, um mix amplo de produtos, atendimento diferenciado e prazos alargados. A era dos gigantes desafiam os pequenos e os médios a pensarem e agirem como grandes.


Os comentários estão fechados.