Música, teatro, dança e intervenções literárias compõem o Natal da Cidade 2009. Em sua 13ª edição, mais de 60 apresentações ocorrerão nas Praças Barão do Rio Branco e 9 de Novembro, além do tradicional Auto de Natal representado nas escadarias da Catedral Nossa Senhora das Vitórias. Em conversa com a Secretaria de Comunicação, o secretário de Culttura, Gildelson Felício, falou sobre a edição deste ano.
Secom – O que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquistapreparou para os conquistenses celebrarem o Natal?
Gildelson Felício – Com o intuito de fazer um grande natal disponibilizamos três espaços para visitação no centro da cidade e duas praças com as apresentações musicais, para receber bem os nossos visitantes e possibilitar momentos de cultura e lazer aos comerciantes, clientes e transeuntes que estarão movimentando o comércio local com as compras de fim de ano. A Praça Barão do Rio Branco receberá grandes artistas de Vitória da Conquista, além dos convidados renomados nacionalmente. Na Praça 9 de Novembro teremos as apresentações dos dez selecionados por meio do Edital de Projetos Musicais, peças teatrais, corais, grupos de dança e intervenções literárias. Na Praça Tancredo Neves, a tradicional iluminação que embeleza a praça e atividades na Casa Régis Pacheco.
Secom – Quais as novidades para este ano?
Gildelson Felício – A Casa Régis Pacheco será durante o período natalino a Casa do Reisado, mais um lugar de visitação, valorizando os ternos de reis. Teremos apresentações de ternos de reis da cidade e região e de outros pontos do país. Outro diferencial são as intervenções teatrais, de dança e literárias, por grupos convidados pela Prefeitura para complementar as festividades, a exemplo o Grupo Teatral Finos Trapos com a peça Gennesius – Histriônica Epopéia de um martírio em flor. A Praça Tancredo Neves ganhará iluminação colorida e um presépio com uma nova concepção. A Prefeitura Municipal tem tornado os espaços públicos da cidade mais agradáveis, especialmente a Praça Tancredo Neves que é bastante visitada por crianças, casais e idosos.
Secom – Qual a importância dessas festividades para Vitória da Conquista?
Gildelson Felício – O Natal da Cidade, criado pelo prefeito Guilherme Menezes, em 1997, se tornou uma das mais importantes festas culturais do interior do Estado. É um grande momento de celebração cultural que celebra as manifestações artísticas e os talentos regionais juntamente com grandes nomes da música nacional. Nesses doze anos, o Natal da Cidade se consolidou como um importante espaço cultural, atraindo pessoas de todas as idades e classes sociais. Gente que não está acostumada a sair de casa para assistir shows musicais, por exemplo, visita a praça nesse período e participa de uma festa democrática, gratuita e diversificada.
2 Respostas para “Natal da Cidade: secretário de Cultura fala das novidades deste ano”
henrique gusmão
Quero dizer que o natal da cidade é um grande evento,sempre com grandes atrações, mais na minha opinião nem sempre as atrações são pra todas as classes,como por exemplo vocês deveriam trazer atrações tambem voltada para a terceira idade,pelo menos uma noite trazer cantores como Vanderley Cardoso, Jerry Adriany,Agnaldo Timoteo e varios outros,só assim nossos parentes idosos vão curtir uma boa musica. Vamos olhar para a velha guarda. Um abraço.
Alex Pereira
Muito bem L…!