Vale-Cultura é aprovado pelo Senado

O Senado aprovou na quarta-feira (16), o projeto de lei que cria o Vale-Cultura, política pública que visa ao aumento do consumo cultural no país. Faltam, agora, duas etapas para que o projeto vire lei de fato: uma votação final na Câmara dos Deputados e, depois, ser sancionado pelo presidente Lula.

O que deverá sair do papel em 2010: trabalhadores de carteira assinada que ganham até cinco salários mínimos receberão um benefício (em cartão magnético) no valor de R$ 50, que deve ser gasto em artigos como livros, ingressos de cinema, shows e teatro. O projeto votado esta semana no Senado prevê cota de R$ 30 para estagiários e aposentados.

Esse projeto de lei nasceu a partir de estudos realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que demonstravam os grandes índices de exclusão cultural no país: apenas 14% da população brasileira vai ao cinema regularmente, 96% não frequenta museus, 93% nunca foi a uma exposição de arte e 78% nunca assistiu a um espetáculo de dança.


Os comentários estão fechados.