O Natal da Cidade tem reconhecido, nos seus 13 anos de existência, o valor dos artistas locais. E não poderia ser diferente nesta quinta-feira,24, oitava noite de apresentações na Praça Barão do Rio Branco. Uma dupla importante da música regional subiu ao palco: Geslaney Brito e Iara Assessú. Celebrando o natal e a cultura popular, a apresentação arrancou aplausos do público, que atento, assistia a apresentação.
Geslaney Brito e Iara iniciaram sua parceria em 2006 com o show “De Tambores e Sementes”. Desde então celebram encontros em festivais de músicas dentro e fora do Estado, sendo premiados em vários deles com canções autorais, muitas das quais integraram o CD Toré idealizado e dirigido por Geslaney Brito e lançado em 2007 no 1° Circo de Cultura e no Natal da Cidade daquele ano.
Em 2008, Geslaney e Iara são, mais uma vez, convidados a participar do Circo de Cultura, agora com o show De Tambores e Sementes, mais conciso e maduro, com canções autorais e de domínio público, baseadas em pesquisas acerca do universo da cultura popular. É quando se concretiza a idéia de gravar um novo disco com o mesmo nome. Em março de 2009, participaram do programa “Nos Braços da Viola”, apresentado por Saulo Laranjeira na TV Brasil, exibido em rede nacional.
De Tambores e Sementes
Utiliza diversos instrumentos percussivos, entre eles o atabaque, a alfaia, o pandeiro, a caixa de folia, o caxixi, o agogô, a matraca, o triângulo e efeitos muito bem combinados com instrumentos de corda como violão, viola e baixo.
O repertório é composto por músicas que evidenciam aspectos característicos da influência africana na cultura brasileira, bem como a utilização de termos, expressões e cantos que retratam a realidade do sertanejo.
Com duração de 70 minutos, o show conta com a participação de Andréia Sanches, Date Senna nas percussões e voz, Daniel Oliveira na viola e no baixo e os próprios Geslaney Brito no violão e voz, também responsável pela direção musical e arranjos, e Iara Assessú na voz, alfaia e no pandeiro.
É esta junção entre o toque maciço e transcendente dos tambores africanos e a singeleza do lamento e da folia do nordestino, mais especificamente do sertanejo, que dá a este trabalho um caráter peculiar, possibilitando uma aproximação do público com aspectos da cultura popular.
O disco, fruto dessa semente germinada em meio a tambores, encontra-se em processo de gravação. A necessidade de gravar um novo disco surge da resposta do público ao show, do amadurecimento do trabalho e das pesquisas realizadas ao longo da parceria estabelecida entre Geslaney Brito e Iara Assessú. SECOM
Uma Resposta para “Geslaney Brito e Iara Assessú celebram a cultura popular”
Tiffany Arenivar
I’d be inclined to play ball with you on this. Which is not something I usually do! I really like reading a post that will make people think. Also, thanks for allowing me to comment!