Direto da Praça

Paulo Pires

Lula:   Estadista Global

Desde o início do ano passado tenho dito que o senhor Lula da Silva ganhará o prêmio Nobel. Algumas pessoas adversárias ao Lula, contrapondo-se a mim, consideram improvável essa hipótese e ainda por cima desancam o Sapo Barbudo, chamando-o de ignorante, analfabeto, etc. etc. Uma coisa é certa: O homem vai ganhar o Nobel da Paz. Isso, naturalmente, provocará enorme perturbação nesses poucos que não vêem grandeza em nosso Presidente. Eu sou justamente o contrário. Vejo Lula sem paixão política (até porque não sou nem nunca serei do PT) e pela frieza de minha intuição antevejo o Sapo daqui a uns tempos recebendo o prêmio. Nosso primeiro prêmio Nobel. Vai ser uma glória! Primeiro para ele, depois para nós, brasileiros.

Tomara que não apareça por aí, como já ocorreu, os “estraga festa” para comunicar ao comitê da Academia de Estocolmo que o Sapo não merece. Para quem não lembra isso já aconteceu. O primeiro brasileiro indicado para o Nobel foi Oswaldo Cruz, grande médico sanitarista. De repente, um colega dele, médico [vou omitir o nome] desencadeou aqui e levou para fora do País uma campanha para sujar o nome do grande Oswaldo. O Comitê recuou do propósito e o Brasil perdeu seu primeiro Nobel.

            A inveja é um dos mais repugnantes dos sete pecados capitais. Existe gente que quando vê outra crescendo, começa a criar situações e problemas para desmerecer e destruir o próximo. E faz isso com uma determinação tão estranha que constrange ao mais ingênuo dos seres humanos.

            O Estadão de São Paulo, ontem, 20/01/10, com muito desagrado e os bofes fervendo recebeu da Agência Reuters a informação de que no dia 29 de janeiro de 2010, o Sapo Barbudo vai ganhar o prêmio de Estadista Global de 2009, em Davos, Suíça. Claro que a agência alemã repassou a informação para outras publicações e o velho Estadão se viu obrigado a noticiar em primeira página o acontecimento. Mas o fez com muito desagrado, isso ficou visível ao menos atento leitor.

            As razões do horror de nossa grande imprensa em relação ao Lula, todo mundo sabe: Quase todos os órgãos estão endividados e atolados em somas altíssimas de obrigações financeiras e tributárias. E estão exigindo do governo muita grana para tapar seus buracos e as suas burradas. O Sapo, de sacanagem, não libera e pior, faz cara de insensível a eles. Este tem sido o motivo de tantas chuvas e trovoadas publicitárias contra ele. Por outro lado, o Barbudo, intuitivo como o diabo, sabe que se aqui nossa grande imprensa não o perdoa, a Imprensa Internacional [que não precisa dele] o elogia assombrosamente. Claro que não poderia ser diferente. Os correspondentes dessa grande Imprensa Internacional são especialistas em Economia, Antropologia, Sociologia, Ecologia, Política, etc.etc. e vêem inquestionavelmente a evolução do País sob a batuta do ex-operário. O Brasil passou por uma mudança fantástica nestes últimos anos. O “Cara” lhe deu uma feição bem superior à que tínhamos lá pelos idos de 2000. Fernando Henrique e Itamar com o Plano Real foram grandes colaboradores. Mas depois, principalmente o FHC, não soube capitalizar os ganhos do Plano e o País ficou totalmente estagnado naquele período. Resultado, o simpático FHC largou o país com um rombo nas contas públicas e uma imobilidade social do tamanho do inferno.

            O Sapo, ao contrário, patinou no primeiro ano, ajustou a Economia no ano seguinte com o ortopedista (?) Palocci, se desvencilhou do antipático e arrogante Zé Dirceu e botou o Brasil em um lugar onde nunca nosso País estivera. Como diria o Tom Jobim: Formidável!

            Claro que esse “formidável” é mais um alento do que uma constatação real. Ainda há muito para ser feito; o Sapo repete isso em seus discursos. O que importa é que houve mudanças sociais extraordinárias. Ainda temos uma corrupção desgraçada, problemas de infraestrutura enormes, pilantragens e mais pilantragens em todas as esferas de Poder e uma sociedade que ainda comete hábitos primitivos de jogar lixo e sujeira nas ruas. É uma lástima, mas nossa educação básica ainda é um conceito do “reino do faz de conta”.

            Contudo, devemos ficar felizes. O Sapo vai trazer o caneco. As justificativas para o laurel todo mundo sabe. Aliás, não é só todo mundo é o Mundo Todo. Salve Lula do Brasil! 


3 Respostas para “Direto da Praça”

  1. Alex Pereira

    Pelo pouco que conheço de história.Nunca houve,na história de toda e qualquer nação!.Um líder, um cacíque ou qualquer representante do “povo”,com o codinome de um ser das profundezas marinhas “LULA”.De cujas qualidades se destacam;facilidade para mudar de côr, de acordo com o ambiente(semelhante ao camaleão),possuidor de múltiplos tentáculos.Qualquer semelhança com o maior presidente que o Brasil nunca teve.Não é mera coincidência.Nem mesmo os mais fanático petistas podem negar a capacidade que o Lula presidente tem de acordo com as conviniências politícas.Mudar de opinião e influênciar membros de outros”poderes”, a decidir em seu favor ou de aliados!.VIVA O BRASIL!.SALVEM O POVO BRASILEIRO!.

  2. PAULO PIRES

    Entendo sua antipatia pelo Lula, mas não concebo sua incompreensão com a dialética. Lula é um ser em constante mutação. Ele disse no segundo ano de governo que era uma METAFORMOSE AMBULANTE. E, cá prá nós, está certíssimo. Só não muda quem é burro. Se o Lula mantivesse em sua cabeça aquele socialismo de saco de estôpa, nós, os brasileiros estariamos “fugidos” e mal pagos.

    Caro, Jean, como disse o Fernando Henrique, ponha a mão na consciência.

    Quem não muda ou é Deus ou é burro. Como o Sapo (batráquio) não é nenhum dos dois, ou seja, é apenas um GÊNIO, Mudou. Imagine Lula agora na presidência com aquele papo furado de 1980?

    Salve o Brasil e Viva o Lula, prêmio Nobel da Paz.

    Quem viver verá.

    Saudações cordiais

    Paulo Pires

  3. KLEBER NERY

    Paulo Pires.

    Acredito muito no Governo de Lula, pois ele tem mudado a realidade daqueles menos favorecidos da nossa população. Programas como o Bolsa Família e Luz Para Todos é sem dúvida uma realidade positiva pra a população mais carente do nosso país. A criação de centenas de Escolas Tecnicas Federais é uma realidade também positiva.
    Mas você acredita mesmo que ela possa ganhar o Prêmio Nobel da Paz?

Os comentários estão fechados.