Vacinação contra meningite C é suspensa na Bahia por falta de estoque

A vacinação contra meningite C está suspensa nesta terça-feira, 2, em Salvador e nos outros municípios que tinham iniciado a campanha de imunização. Houve atraso na entrega das 300 mil doses que estavam previstas para chegar à capital baiana durante o Carnaval. A previsão é de que novas remessas cheguem até a próxima quarta-feira, 3.

“Não chamo de atraso, porque na época do Carnaval a Vigilância Sanitária não despacha, então, não tinha como chegar nesse período. E com esse intervalo [sem a chegada do lote], houve um desabastecimento”, justifica Fátima Guirra, coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apesar de já ter passado 13 dias do término da folia de Momo.

Com os postos de saúde sem as doses da medicação, a previsão é de que o novo lote de vacina seja levado de imediato para Salvador e região metropolitana, além de áreas de risco como Santo Antônio de Jesus, Eunápolis e Itapetinga.

“Já estamos com estratégia montada para assim que chegar, fornecer de imediato aos municípios. Os outros lotes devem chegar em sequência até completa 1,5 milhões de doses. A previsão é que até o final de março todos 417 municípios baianos tenham iniciado a vacinação”, diz Fátima.

Devem ser imunizadas crianças com até 5 anos incompletos. A meta é imunizar 212 mil pessoas em Salvador. Informações do A Tarde


Os comentários estão fechados.