Devido a insuficiência de chuvas nos últimos meses o prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha (PP), decretou estado de emergência o município que vem resultando em perdas significativas na produção agropecuária no município. Com o decreto, os produtores poderão ganhar mais prazo na renegociação da dívida, enquanto a prefeitura poderá agilizar a obtenção de recursos.
Os prejuízos começam a ser contabilizados em face do período de estiagem ocorrido de novembro de 2009 a fevereiro de 2010, registrando um percentual de 50% de perda na produção de café, principal produto agrícola do município. Já as culturas de feijão e milho, estão com praticamente 100% de perdas, de acordo com a Secretaria Municipal de agricultura.
Segundo Rocha, era esperado para este ano uma das maiores safras nos últimos dez anos. “Hoje, diante de uma avaliação técnica dos profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e da EBDA, já tivemos perdas de 100% na produção de feijão e milho e de 50% da safra de café, por isso editamos o Decreto de Emergência e, a partir daí, levaremos ao Governo do Estado, através da Defesa Civil, para que o Decreto seja homologado”, disse.
Chuvas – O prefeito informou ainda que, embora tenha iniciado nesta semana, um período de chuvas, a situação social do município já se encontra em estado “gravíssimo”. “Por causa da forte estiagem e devido às consequências sociais geradas, iremos aos governos Federal e Estadual para buscarmos auxílio. Estamos nos deparando com a situação da fome que está ultrapassando os limites e a capacidade do município em dar o suporte à essas famílias”, frisou.