´Uma cidade desenvolvida se faz com pessoas desenvolvidas`

Entrevista do prefeito Guilherme Menezes ao Jornal A Tarde

“Vitória da Conquista tem essa vocação histórica para se desenvolver na área do comércio e prestação de serviços. Uma cidade desenvolvida se faz com pessoas desenvolvidas”, Guilherme Menezes

Médico formado pela Escola Bahiana de Medicina, Guilherme Menezes, prefeito de Vitória da Conquista,  no sudoeste baiano, voltou à administração municipal com 56% dos votos na última gestão. Iniciou sua carreira política em 1994, quando foi eleito deputado estadual. Três anos depois, assumiu o governo municipal, sendo reeleito no ano 2000. Guilherme Menezes passou pelo Congresso Nacional duas vezes seguidas. Ele foi eleito deputado federal nos pleitos de 2003 e 2006.

Durante este período, sua atuação como parlamentar foi fundamental para a implantação do campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia) no município. Em entrevista ao repórter Cristiano Anunciação, Menezes fala sobre o que fez de Vitória da Conquista uma das 10 cidades mais dinâmicas do País, segundo o jornal Gazeta Mercantil.

 Municípios | Quais os setores que mais se desenvolveram no município desde o início do governo há 13 anos?

GuilhermeMenezes | Desde que assumimos o governo, em 1997, já trazíamos prioridades debatidas com a população do município; uma delas foi a construção do SUS na prática. Àquela época, a prefeitura contava apenas com oito médicos e seis enfermeiras para atender uma população de 262 mil habitantes, grande parte espalhada nos 284 povoados. Hoje, são 299 médicos, 155 enfermeiros e 64 dentistas, dentre outros profissionais.

São mais de 30 postos equipados e com equipes multidisciplinares, além da instalação de diversas especialidades. Outro setor que mereceu atenção foi a educação.

Hoje, são 29 ginásios, 16 na zona urbana e 13 na rural. Começamos por garantir transporte a todos os alunos e professores da área rural, realizamos concurso público depois de mais de 20 anos. Fizemos questão de implantar, a partir de 1º de maio de 2009, um ano difícil para os municípios brasileiros, um piso de R$ 1.132,40, somando a vantagens e gratificações, garante salários dignos aos professores municipais. Outra prioridade são os recursos hídricos. Porque o município tem mais de 60% de área no semiárido e, nesses 13 anos de governo, multiplicamos a capacidade de armazenamento de água. O cuidado com o funcionalismo público é outra marca do governo participativo. Além de outros programas como a Cooperativa de Crédito dos Servidores, única no Estado da Bahia, cuja criação a prefeitura estimulou e com a qual fez parceria.

Municípios | Como é governar uma das 10 cidades mais dinâmicas do País?

Guilherme Menezes | Vitória da Conquista tem essa vocação histórica para se desenvolver na área do comércio e prestação de serviços.

Sua posição geográfica, no cruzamento de duas importantes rodovias, contribuiu muito para isso.

Uma cidade desenvolvida se faz com pessoas desenvolvidas. Isso exige da parte do governo municipal toda atenção para as novas demandas que vão surgindo, além de rigor com as receitas e com cada despesa a ser efetuada. Justamente por isso uma das dificuldades encontradas em 1997 foi a falta de planejamento urbano. A cidade crescia ao sabor da mera especulação imobiliária e ocupação irregular de terras públicas. Hoje, o município está dotado de um Plano Diretor Urbano e, desde 1997, com o Programa Municipal de Habitação Popular, que tem sido dinamizado com programas do governo federal, primeiro com o Pró-Moradia, agora com o Minha Casa, Minha Vida, contribuindo com a política habitacional do município.

Municípios | Conquista vive um alinhamento político nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal. Além disso, o PT tem um terço dos vereadores na Câmara Municipal. O que essa supremacia representa em termos de governabilidade para o Poder Executivo?

GuilhermeMenezes | Quanto ao governo federal, melhorou na mesma medida que para todos os municípios brasileiros, já que o governo do presidente Lula não faz distinção de qual cidade é governada ou não pelo PT. Assim, também o governo do Estado da Bahia não delimita suas ações a partir de quem governa. Com relação à Câmara de Vereadores, houve uma melhora acentuada já que no primeiro governo eu tinha o apoio de apenas cinco vereadores com 14 contra. Era muito difícil. Hoje, temos a maioria de nove a seis e neste aspecto melhorou bastante.

Municípios | O município tem reconhecimento nacional na gestão do programa Bolsa-Família, do governo federal, chegando a receber prêmios. A que se deve essa conquista?

GuilhermeMenezes | Nós fomos uma das primeiras prefeituras do Brasil a cumprir todos os critérios para a municipalização da gestão do Bolsa Família. Com isso, alcançamos nota 9,2 no Índice de Gestão Descentralizada (IGD), do governo federal, utilizado para avaliar as ações de gerenciamento do programa. Isso significa que, em nosso município, é administrado com competência, por meio de um sistema de atualização de informações, que nos permite acompanhar as condições gerais das famílias atendidas. Graças a esse bom desempenho, somos referência para todo o País no gerenciamento do Bolsa Família.

Municípios | O que significa ter um médico como prefeito da cidade? Em quais aspectos a formação em medicina influenciou na sua carreira política?

Guilherme Menezes | Creio que ser médico nos fez destacar a construção de uma saúde pública de qualidade em nosso município, convidando para compor o governo pessoas com sensibilidade para a medicina social. Tanto assim que hoje estamos pactuados com mais de 70 municípios da região, prestando atendimento de excelente qualidade.

“Vitória da Conquista tem essa vocação histórica para se desenvolver na área do comércio e prestação de serviços. Uma cidade desenvolvida se faz com pessoas desenvolvidas”

 


2 Respostas para “´Uma cidade desenvolvida se faz com pessoas desenvolvidas`”

  1. tabletki na odchudzanie

    Co to za template ktory uzyles na swoim blogu ? Mozesz podac nazwe ?

Os comentários estão fechados.