Por Cristiano Anunciação, A Tarde
O mais conhecido cartão-postal do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, a estátua do Cristo Crucificado, do escultor Mário Cravo, fará parte de uma grande área de lazer e turismo. Com feições do homem sertanejo, a estátua está situada na Serra do Periperi, ponto mais alto da cidade, em local que passa por reforma e ampliação com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra vem exatamente depois de duas décadas da inauguração do monumento.
A urbanização da área do Cristo Crucificado está orçada em mais de R$ 620 mil e é de responsabilidade da empresa CSO Engenharia Ltda. O espaço recebeu quatro quiosques para venda de lanches, um posto policial, um ponto para atividades de educação ambiental e dois banheiros – masculino e feminino –, além de calçamento, iluminação, implantação de água, esgoto, asfaltamento e lugar para estacionamento de veículos. A obra deve ser finalizada ainda neste mês.
A população conquistense comemora a revitalização da área, que vai trazer mais segurança para os moradores e, principalmente, para os turistas que costumam visitar o cartão-postal durante todo o ano. Até o início da reforma, as pessoas que visitavam o local eram alvo da ação de bandidos. “É uma área que precisava ser revitalizada e valorizada. Os visitantes da cidade já nem iam mais ao Cristo. Agora, as pessoas passam a ter mais uma opção de lazer em Conquista”, declarou a atendente administrativa Amanda Moreira, 24.
O monumento lembra a situação socioeconômica da população sertaneja, que sofre com a seca, a fome e o trabalho duro. Para o prefeito de Conquista, Guilherme Menezes, a obra traz impactos importantes na autoestima e na qualidade de vida dos moradores do entorno do Cristo. “Essa obra vai valorizar um monumento muito importante da cultura local. A urbanização e a infraestrutura vão permitir que as famílias conquistenses e os turistas possam usufruir de mais uma área de lazer com a vantagem de ter uma vista privilegiada da cidade”, disse o prefeito.
2 Respostas para “Novidade turística em Vitória da Conquista”
RGS
A visão panorâmica deste ponto é muito bonita!. Tivesse V. da Conquista – SEGURANÇA!.Esse local constituiria-se em um dos pontos mais utilizados na prática de esportes,e caminhada.Dos dois lados da estrada pavimentada,podem ser plantados ipês(dentre outras), garantindo, sombra e o embelezamento do pércurso.O Advogado A. Garcez,tinha e tem razão, essas áreas periféricas não devem ser esquecidas pela administração pública.Ao contrário, devem ser urbanizadas.
Deise
Não adianta os pontos turisticos serem restaurados e não haver nenhuma segurança.
Eu e um grupo de amigos americanos fomos depenados naquele local.