Por Hermes Bonfim Filho, Diretor Executivo
Na semana que passou os 10 anos de atividades do Banco do Povo de Vitória da Conquista e região sudoeste da Bahia foram comemorados e celebrados com uma intensa programação: no dia 8 de abril, uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores iniciou as festividades. Estiveram presentes diversos clientes, convidados e todo o corpo funcional da Instituição. No final, foram homenageados pelos funcionários todos aqueles Presidentes que, de forma voluntária e dedicada, prestaram valorosos serviços para o engrandecimento da Instituição. Foram eles: o empresário Hernani Galdino – Presidente desde a fundação até 2001; o pastor Newton Figueira – Presidente de 2001 a 2003; o bancário Eduardo Moraes – Presidente de 2003 a 2005; o vereador Gildásio Silveira – Presidente de 2005 a 2008 e o servidor público federal Alfredo Correia Neto – Presidente desde 2008. Também foi homenageado o prefeito Guilherme Menezes pela sua brilhante iniciativa em criar e sempre apoiar o Banco do Povo. Estiveram presentes ainda nesse evento o presidente da Associação Brasileira de Microcrédito e Microfinanças – ABCRED Almir da Costa Pereira, o presidente do Fórum Baiano de Microfinanças Omar Santos Costa e o Gerente Regional de Pessoa Jurídica da CEF Marcus Vinicius Santos Nascimento. Na mesa, o empreendedor Gideon Rodrigues Carneiro representou todos os demais clientes.
No dia 9 de abril, na Igreja Nossa Senhora das Graças, foi realizada uma celebração ecumênica de ação de graças, presidida pelo Padre Edilberto Araujo Amorim, que também é Presidente do Conselho Fiscal do Banco. Foi um momento forte e marcante de agradecimento a Deus por uma década de existência. Junto com nossa equipe fizemos memória de momentos importantes da nossa caminhada e também de todos os outros colegas que já passaram pela Instituição e deram, uns menos, outros mais, a sua contribuição na construção deste importante projeto.
Coroando todo esse momento festivo, foi realizada em 10 de abril, no Espaço Palazzo, uma confraternização entre colaboradores, conselheiros, sócios, clientes, parceiros e demais convidados. Num clima alegre e de boa música, todos puderam se congraçar numa ambiente de paz e harmonia.
Nesses mais de 10 anos comprometidos com o trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida dos mais pobres, através do Microcrédito Produtivo Orientado, melhorando a vida de quem mais precisa, vimos que realmente é possível realizar algo de concreto para reduzir as desigualdades sociais.
Realizar um trabalho dessa importância não seria possível se não contasse com a participação de pessoas comprometidas com a sua filosofia. Nossos colaboradores são gente que gosta de gente e isso é atestado pelos constantes depoimentos dos clientes. A vitória de celebrar 10 anos tem que ser compartilhada com todos aqueles que no dia-a-dia executam este projeto de forma profissional, séria, competente, humana e solidária, procurando fazer com que mais pessoas tenham o direito à dignidade, o respeito e um sentido para as suas vidas.
Trabalhar diariamente fomentando a solidariedade entre as pessoas é antes de tudo preocupar-se com os que têm menos, com os que não tiveram grandes oportunidades. O Banco do Povo foi concebido como resposta concreta às necessidades dos mais pobres e com a finalidade de gerar emprego, renda e inclusão social. Estamos tendo a graça de estarmos celebrando não só apenas mais um ano de vida do Banco do Povo, mas uma década de existência. É uma data muito importante e significativa. Celebremos, pois, e continuemos a trabalhar, a pedir a Deus que nos permita sempre sermos fiéis aos motivos que o fizeram nascer, isto é, contribuir para que homens e mulheres tenham acesso a recursos financeiros, sem assistencialismo, e de forma digna, rápida, fácil e solidária, sem discriminação política, religiosa ou racial.
Fortalecendo o microcrédito produtivo em Vitória da Conquista e região e no Brasil, colaboraremos com certeza para a construção de um novo país, com melhor distribuição de renda e oportunidades, tornando-o mais justo e menos desigual. Que Deus continue abençoando o nosso trabalho.
Clique nas imagens e confira a cobertura fotografica.
Banco do Povo, 10 Anos |
Missa dos 10 Anos do Banco do Povo |
Audiência Pública – Parte I |
Audiência Pública dos 10 Anos do Banco do Povo |
Uma Resposta para “Banco do Povo: “10 Anos””
Ezequiel Sena
Parabéns ao Banco do Povo pelo trabalho que desempenha na cidade neste 10 anos, além de levar o crédito às pessoas mais humildes, também a orientação de como trabalhar solidariamente.