Se você não escutou o Giro Melodia, na Melodia FM 87,9, da última sexta-feira (9) às 6h45, apresentado por Ariany Ferraz, Poliana Bomfim e Max Dayan, ouça aqui em nosso site. Essa edição fala sobre o Serrano, as Sessões da Câmara de Vereadores em novo horário e diversos outros assuntos.
3 Respostas para “Ouça aqui o “Giro Melodia””
Dirceu Góes
São três alunos formandos do Curso de Comunicação da UESB, extremamente responsáveis, competentes e conscientes do papel que todo jornalista ético deve exercer.
Os três, inclusive, são estagiários da TV UESB, desempenhando importante papel nos setores de produção e reportagem dos telejornais da emissora.
Portanto, sem negar o valor do espaço concedido a eles pela direção da Melodia FM 87,9,(a quem muito agradecemos),acredito que o lugar mais lógico de veicularem o conteúdo que produzem seria através da UESB FM, rádio educativa universitária da Instituição.
Entretanto, pelo que se observa, apaniguados em cargo de confiança e prestadores de serviços da gestão atual da Universidade foram instruídos a se apoderar da programação da Rádio UESB FM,atropelando até a legalidade do Conselho Deliberativo do Sistema UESB de Rádio e Tv Educativa (SURTE). Eles circunscreveram a Rádio como a um feudo medieval, no qual o discurso monocórdico e jurássico dos locutores se esconde por detrás de uma programação musical de certa qualidade, artifício utilizado como forma de iludir o público.
Arianne,Pollyana e Marx estão sendo penalizados, como toda a comunidade acadêmica da UESB, pelos os que erroneamente tratam o bem público,no caso a Rádio UESB FM, como um grande balcão de negócios e extensão dos seus quintais…
Dirceu Góes – Professor concursado de Radiojornalismo I e II da UESB desde 2001.
Ariany ferraz
Venho por meio deste comentário expressar a minha opinião a respeito do que foi escrito pelo docente Dirceu Góes e esclarecer os fatos. Primeiramente esse projeto do Giro Melodia surgiu ano passado (2009)quando já havia a proposta de parceria com a rádio Melodia,portanto a Rádio UESB nem estava no ar e não há conexão alguma. Nossa intenção era e continua sendo realizar um trabalho fora dos muros da universidade, conhecer o mercado de trabalho ‘lá fora’, e não acredito que “o lugar mais lógico de veicularem o conteúdo que produzem seria através da UESB FM” pois não devemos necessariamente ficar presos a UESB em tudo que produzimos, temos que expandir nossos horizontes. Por isso também não estamos ‘sendo penalizados’, creio eu, pois estamos desenvolvendo muito bem nosso projeto do Giro Melodia, e estamos crescendo profissionalmente,um aprendizado único e necessário.
dirceu góes
Olá, Ariany,
Eu não sei bem qual o seu conceito sobre as funções de uma rádio educativa inserida num contexto universitário e, muito menos, que importancia você dá a possível ocupação de espaços na programação em veículos como a TV e a Rádio UESB por parte dos professores e alunos do Curso de Comunicação/Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Sinceramente, almejo que você nos diga sua opinião sobre este assunto. Ela será extremamente esclarecedora como ponto de partida para um debate profícuo.
Ademais,fiquei em dúvida sobre outro ponto do seu post… Se você realmente acredita que “Nossa intenção era e continua sendo realizar um trabalho fora dos muros da universidade, conhecer o mercado de trabalho “lá fora”…pois não devemos necessariamente ficar presos a UESB em tudo que produzimos, temos que expandir nossos horizaontes”, então não entendo a sua luta para permanecer estagiando na produção e na reportagem da TV UESB.
Se o mundo “lá fora” reúne muito mais potencialidades, por que ficar num ambiente de horizontes limitados? Será que identifico contradição no seu discurso ou tenho de levar em conta que a bolsa de remuneração da ProEx vale todos os sacrifícios?
Por fim, peço-lhe desculpas se o comentário que fiz rendeu possíveis constrangimentos organizacionais, notadamente no relacionamento com os seus chefes imediatos no cotidiano de produção da TV UESB.
Em tempo desejo ainda, de coração, que o “Giro Melodia” permaneça na Rádio Melodia FM para muito além da sua formatura, mesmo porque, por agora, esta é a inserção conquistada no mercado de trabalho que lhe cabe profissionalmente.
Boa sorte e felicidades.
Cordialmente,
Dirceu Góes.