Por Cristiano Anunciação, A Tarde
Cachorros, gatos e outros animais trafegando livremente nas ruas de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, representam um problema de saúde pública para o município.
Com o objetivo de tentar resolver a situação, a Associação Amiga dos Animais do Sudoeste da Bahia (AMA) pede a criação de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Fazer o controle de doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos, vacinar animais e realizar vistoria no caso de irregularidades zoosanitárias são algumas das principais atribuições de um CCZ. Entre as alegações da AMA está o fato de cidades menores que Conquista, como Eunápolis e Jequié, têm o serviço.
A Prefeitura de Conquista informou que a criação de um CCZ está no plano municipal de saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde no último dia 31 de março, com metas de 2010 a 2013. “Não existe um local público que trate dos animais domésticos”, disse a presidente da AMA, Leonice Sá Araújo. De acordo com a prefeitura, não foi registrado caso de raiva humana em Conquista no ano passado.
2 Respostas para “Comunidade pede criação de CCZ em Vitória da Conquista”
Lucy
ué mas ccz não é a famosa carrocinha que mata os cachorros e gatos em 5 dias depois de recolhidos??
Plácido
É sim. CCZ não passam de lugares onde os animais são tratados como lixo, tal qual os campos de extermínio da II Guerra. CCZ aqui não!!!