Internos provisórios (presos que ainda não foram julgados) – custodiados no Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista – participam, pela primeira vez, das eleições no dia 3 de outubro de 2010.
Além unidade conquistense, também participam da eleição os presos provisórios de Salvador e mais 11 unidades do interior – Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Esplanada, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Valença, Juazeiro, Serrinha e Itabuna. Ao todo, são 4.117 presos provisórios no Estado.
A votação é garantida pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº. 23.219 de março de 2010, que dispõe sobre a instalação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e em unidades de internação de adolescentes.
Segundo a resolução, os serviços eleitorais de alistamento, revisão e transferência do título serão realizados pelos servidores da Justiça Eleitoral, nos próprios estabelecimentos penais e nas unidades de internação, até o dia 5 de maio. Com informações do A Tarde
2 Respostas para “Presos provisórios participam de eleições pela 1ª vez em outubro”
Adelson
Penso que a justiça deveria se preocupar em garantir
outros direitos fundamentais ao preso, e não ficar inventando
moda, tá na cara a intensão de tudo isso, e onde o preso não acesso aos meios de comunicação, como ele vai conhecer os candidatos, suas propostas? Tem interno que está preso a 4 anos no Presídio Nilton Gonçalves.
Alex
A politíca brasileira, tem se tornado em uma piada!.A começar pelo direito obrigatório de votar!.Depois, o TSE, lançou a lista dos “Fichas sujas”.Agora, tem mais essa,o preso passa a votar.Muitos coitados presos por ter cometido crimes de pequeno “potêncial ofensivo”,cumprindo pena além do prévisto pelo código penal,sem ter alguém a revisar a sua pena.Ajudar a eleger,até mesmo bandidos do “colarinho branco”. Muitos dos quais, legislam em causa própria!.Tem um desses parlamentares, queestá sendo procurado pela interpol.Ninguém sabe onde o mesmo anda entocado!.É O BRASIL POLITIQUEIRO!.