Vitória da Conquista lidera inscrições do Desafio Sebrae na Bahia

A Fainor foi a instituição que mais fez inscrições em toda a Bahia

Por Jeremias Macário, Agência Sebrae

 

A Coordenação Regional do Sebrae em Vitória da Conquista conseguiu inscrever 938 estudantes de diversas áreas do ensino universitário no jogo“Desafio Sebrae”, computando o maior número em relação a outras regiões da Bahia. A Regional Sudoeste engloba os municípios e microrregiões de Jequié, Brumado, Itapetinga e Guanambi.

Entre as instituições particulares, a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) foi a líder de todo interior, com 402 inscrições. Entre as universidades públicas, o desempenho de primeiro lugar ficou com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), com 178 adesões.

Fainor

Criada em 2001, a Fainor, com mais de 2 mil alunos, conta com oito cursos de graduação, cinco de pós-graduação e dois mestrados (Física e Matemática) para serem implantados ainda neste ano, em parceria com a Universidade Federal e a Estadual da Paraíba.

Em graduação são ministrados os cursos de Engenharia de Contábeis, da Computação, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia. Existe projeto para em breve serem instalados os cursos de Odontologia, Arquitetura e Engenharia da Produção.

O professor da Fainor Itamar Figueiredo diz ser muito importante a participação dos alunos no “Desafio Sebrae”, pois se trata de um programa que ensina o estudante a se exercitar para a prática do empreendedorismo.

A parceria de sua instituição com com o Sebrae, em sua opinião, só fortalece a Fainor, que, segundo ele, “já é conceituada na Bahia e está entre as melhores nos concursos dos alunos”. As áreas de contábeis e administração foram as que mais inscreveram alunos no Desafio Sebrae.

A Uesb

Com três campus (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga) e cerca de 30 cursos, a Uesb foi criada em 1980 e vem expandindo suas ações em pesquisas através de projetos em benefício da comunidade, incrementando a economia na região sudoeste. Pouco mais de 50% dos alunos são originários de outros municípios e estados como Minas Gerais, Espírito Santos, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, trazendo para a cidade uma grande injeção de recursos, com a ampliação de diversas atividades como construção civil e comércio.

A gerente de Extensão e Assuntos Culturais da Uesb, Maria Honorina Bitencourt, afirma que o Desafio Sebrae funciona como se fosse um laboratório de aprendizagem para os estudantes. Outro aspecto, segundo ela, é o espírito de coletividade que o jogo empresarial passa aos estudantes, pois eles vão trabalhar em equipes. “A questão da coletividade é o desafio para vencer barreiras”, afirma.

Não é a primeira vez que a universidade estadual participa do Desafio Sebrae, mas, neste ano, há mais intensidade e vibração, com equipes dos cursos de Economia, Administração e até de História.Os competidores esperam sair vitoriosos na etapa da Bahia para passar à disputa nacional.

O Desafio no Sudoeste

O “Desafio Sebrae”, como explica o coordenador regional do Sebrae em Vitória da Conquista, Cláudio Cardoso, é uma competição internacional, que ocorre em nove países da América Latina. A competição é voltada, exclusivamente, para estudantes universitários e simula uma concorrência entre empresas de um mercado virtual.

Cláudio esclarece que a competição utiliza uma metodologia de jogos empresariais. Segundo ele, o Desafio é funcional, interativo, moderno e em 3D, em que os estudantes, através de um software e de um manual exclusivo, simulam a administração de uma empresa. Para ele, o jogo estimula o empreendedorismo.

O coordenador assegura que o programa contribui também para difundir conceitos valiosos para a vida dos estudantes, como sustentabilidade, ética, cooperação e, sobretudo, competitividade.

Nesta 11ª edição, o objetivo das equipes é administrar uma fabrica de instrumentos musicais, em que os estudantes tomarão decisões relacionadas a estratégia empresarial, marketing, finanças, custos, produção, planejamento, consultoria empresarial, investimentos, treinamento e contratação.

Na região sudoeste da Bahia foi adotada uma estratégia de parceria com as instituições de ensino superior, visando incrementar as inscrições em Vitória da Conquista, Jequié, Itapetinga, Guanambi, Brumado e Ipiaú. A campanha contou com apoio de diretores, coordenadores de cursos e professores.

A Faculdade e a Universidade Estadual que alcançarem o maior numero de inscritos serão homenageados.

A equipe vencedora nacional do Desafio Sebrae ganhará uma viagem para um centro de empreendedorismo internacional.

Serviço:

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Site do Desafio – www.desafio.sebrae.com.br


Os comentários estão fechados.