Projeto de revitalização do centro comercial de Vitória da Conquista é discutido na Câmara Municipal

A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quarta-feira (28), sessão especial para discutir a revitalização do centro comercial de Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Hermínio Oliveira (PDT), que ressaltou a importância da discussão do tema e salientou que o centro da cidade precisa de uma revitalização com o objetivo de potencializar o comércio, que é pólo na região. O parlamentar ressaltou que Vitória da Conquista tem um comércio forte, que funciona como carro chefe da economia local.
Oliveira sugeriu a formação de uma comissão mista para levar adiante as discussões e elaborar um projeto de revitalização do centro comercial. Defendeu a criação de um shopping à céu aberto, o que  vai proporcionar conforto para clientes e comerciantes. “O shopping à céu aberto envolve reforma de sistema hidráulico, elétrico, remodelando praças, galerias e avenidas”, disse, sugerindo, também, a criação do shopping popular.
Para Cláudio Cardoso, gerente regional do SEBRAE, o shopping à céu aberto é um projeto que tem por objetivo servir como uma ferramenta de expansão do centro comercial da cidade. Informou que o SEBRAE é responsável pela elaboração do projeto, que deve ser executado com a parceria entre a iniciativa privada e poder público. “É preciso criar uma estrutura para atrair consumidores, gerando emprego e renda para o município”, afirmou.
Estação Shopping – Adriano Câmara, que apresentou o projeto, ressaltou que a proposta apresentada pelo SEBRAE tem por base a acessibilidade e conforto tanto para lojistas quanto para consumidores. Câmara detalhou o projeto para os vereadores, destacando que o mesmo é o resultado de meses de pesquisas feitas por técnicos especializados na área.
O projeto, denominado Estação Shopping, prevê, dentre outras coisas, a priorização na locomoção dos pedestres, ampliação dos horários de circulação, zoneamento de pontos de táxi, construção de sanitários, praça de alimentação, acessibilidade e inovação no paisagismo. “Estamos à disposição para contribuir para tudo o que for necessário”, disse.
André Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), afirmou que as zonas comerciais de Vitória da Conquista precisam de urgente reforma. O ativista ressaltou que esta é uma antiga reivindicação do MCMP. “Queremos ver este projeto colocado em prática”, disse, criticando a poluição visual e sonora no centro da cidade.
Segundo Marcos Alberto Oliveira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a revitalização do centro comercial é fundamental para a expansão do comércio conquistense. “É preciso buscar caminhos que concretizem o projeto”, declarou, citando exemplos de outras cidades que implantaram o shopping à céu aberto e tiveram êxito. Oliveira afirmou que a CDL não tem condições de arcar com os custos financeiros e cobrou da Prefeitura a iniciativa em executar o projeto.
Já Guimarães Viana, que representou o Sindicato dos Comerciários, garantiu apoio ao projeto, que vai tornar mais competitivo o comércio local. Para Viana, Conquista é referência para toda a região Sudoeste e a revitalização do centro comercial vai atrair novos consumidores. “É momento de todos abraçarem esta causa ”, declarou.
Administração municipal apóia projeto – Marcos Andrade, diretor da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR), parabenizou a Câmara pela iniciativa em discutir o assunto, ressaltando que o município é referencial para todo o estado. “É preciso qualificar e se preparar para este novo momento de crescimento de Vitória da Conquista. A Prefeitura tem buscado articular as parcerias para que o projeto seja de fato concretizado”, declarou, garantindo que o shopping popular é uma das prioridades do prefeito Guilherme Menezes.
O secretário Municipal de Governo, Márcio Higino, afirmou que o projeto é oportuno, diante do dinamismo econômico e social que o município atravessa. Higino também declarou que o prefeito apóia a revitalização do centro comercial. Segundo o secretário, é preciso captar recursos para que o Estação Shopping seja efetivamente colocado em prática, inclusive nas parcerias público-privadas. “Este projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal”, garantiu.

 

 

  

 Fotos:  

 

 

  

  

 

 

  

   


5 Respostas para “Projeto de revitalização do centro comercial de Vitória da Conquista é discutido na Câmara Municipal”

  1. Luiz

    Com certeza que é preciso mesmo essa revitalização. exemplo,a cidade de Itabuna já iniciou com a avenida do Cinquentenário, toda ela está passando por mudanças nos seus 1,7km. COnquista não pode ficar de braços cruzados. Sempre reclamei do nosso centro. Espero que neste projeto seja incluido melhoras no trânsito, e que as outras avenidas e ruas centrais estejam incluidas neste projeto. Acho que os recursos não é defícil de obter. Espero que essa revitalização aconteça, pois iria melhorar ainda mais o nosso comércio. Outra coisa: fiquei surpreso com os números de ICMS arrecadados por Vit. da Conquista, nem de Jequié ganhou. Aliás, a própria Jequié ganhou de Itabuna na arrecadação. Então, o assunto é sério e urgente – vamos à luta.

  2. (sky) presidente do sindsac

    É isso ai! está de parabens o vereador Erminio em propocionar este grande debate. Elogios tambem ao presidente do CDL ao colocar em sua fala que o primeiro passo seria a construção do SHOPPING POPULAR, ai então dava-se inicio à retirada dos Ambulantes e Camelôs das Ruas e Praças cetraes. Esse debate não pode ser esquecido, tem que está sempre na pauta dos Vereadores como esteve a do Aereoporto, por sinal a minha opinião é que se arrume primeiro “a sala” para que então possamos receber os nossos visitantes atravez do nosso novo Areopoorto…

  3. Edmilson

    Eedmilson Bispo De Almeida 07 /07/2010/11h.50.m estou fazendo uma pesquisa sobre ppi,tema revitalizaça´do centro de vitoria moro aquia mais de 22 anos

  4. Edmilson

    Edmilson Bispo de Almeida 07/07/2010/11h.55.m estou fazendo uma pesquisa sobre ppi sobre revitalizaçaó do centro de Vitoria moro aqui a mais de 22 anos em vila velha.fiquei encantados com beleza das duas cidades é preciso enovar sem perder as suas caresteristica,as suas origens dando forma mais viva no muséu, nas praças nos predios,nas calcadas cidadões,rsmpas para os pedestre,ciclovia,é deficiente fisico.o prefeito está de parabés pela ssua iniciativa algumas cidades já comecaraõ como itabuna, vt.da conquista, salvador etc.. vila velha precisa melhorar pricipalmente as calcadas é um verdadeiro labirinto

Os comentários estão fechados.