Policiais presos em Vitória da Conquista: injustiça?

Emmanoel Almeida

Foi depois da morte do Soldado Marcelo Márcio, no início do ano, que a imprensa e toda a sociedade voltaram suas atenções para os policiais militares do 9º Batalhão em Vitória da Conquista. Desde o fim de janeiro que alguns soldados são acusados de serem autores da violência que resultou em 11 mortes e 03 desaparecimentos na cidade. Embora não se tenha concluída a apuração, hoje foi o desfecho de mais um capítulo das investigações. 10 PM’s foram presos pela Justiça, acusados de terem envolvimento nos fatos. O que está acontecendo?

Foram transferidos hoje para o presídio no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, os 10 policiais acusados. Para isso, foi montada uma equipe especial de policiais da capital para o cumprimento de 06 mandados de prisão e outros 35 de busca e apreensão e na casa de vários PM’s na cidade. Os outros 04 já estavam na capital, à disposição da Polícia Militar e agora ficarão à disposição da Justiça. Computadores, armas, e outros objetos foram apreendidos e serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica em Salvador para perícia. O resultado será juntado aos autos.

Há que se falar que, muito embora a pirotecnia midiática, bem como possíveis autoridades de estado tenham interesse em que se dê qualquer resposta sobre os fatos, que impacte a sociedade, está sendo demonstrado nas apurações que o Ministério Público está desenvolvendo seu trabalho alheio a esses estímulos midiáticos e políticos, pois, ao revés, já teríamos, nesse pequeno lapso temporal apuratório, uma incauta resposta, tendo outros efeitos nas famílias dos policiais e na sociedade. Eu acredito muito na apuração. E creio que os fatos serão esclarecidos, muito embora incomode a muitos; mas é esse realmente o papel constitucional do MP. O que precisamos é aguardar o desfecho das investigações e o acesso dos autos pelos os advogados dos PM’s acusados. Nenhum policial militar acusado declarou envolvimento nas acusações, e isso foi dito pelo Coronel PM Ivo Silva Santos, Comandante de Policiamento Regional Sul, em entrevista coletiva à imprensa.

Só o que me chama a atenção nisso tudo é o fato de não ter havido o Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias. Se os policiais militares estão sendo acusados de homicídio e outros crimes, estando na condição de escalados e de serviço no dia do evento, teoricamente praticaram crimes militares. E a lei comanda que se faça o IPM, muito embora se trate de crimes dolosos contra a vida, praticados pelos militares contra civis. É preciso saber realmente de que os policiais estão sendo formalmente acusados para que se constate se há ou não incidência de crimes militares. Para isso, os advogados devem ter acesso aos autos e às provas juntadas no processo investigativo, considerando que já foi cerceada a liberdade de locomoção dos servidores. Porque se o crime for militar, e não houve o IPM, entendo que o processo apuratório deve ser considerado nulo e as 10 prisões também.

Fica uma dúvida: como reagirão doravante os policiais militares de Vitória da Conquista diante das ocorrências que lhe forem chegadas ao conhecimento? A sociedade está fazendo esta pergunta. A violência em Conquista está crescendo. Homicídios, assaltos no anel viário, lesões corporais, furto e roubo de veículos, e o tráfico de drogas está ganhando proporções gicantescas na cidade. Além de outros crimes. Vamos aguardar.


11 Respostas para “Policiais presos em Vitória da Conquista: injustiça?”

  1. ricardo Seixas

    Nada mais justo que a prisão desses policiais. Polícia não é justiça, e não pode sair por aí dando uma de justiceiro. O poder judiciário precisa agir com firmeza para não ser subjugado pela força das armas de quem se considera acima da lei.

    Que sejam, se ficar patente, presos e exonerado a bem do serviço público, e para dar um freio nessa barbárie.

  2. adelson

    A sociedade conquistene precisa entender que policiais sendo presos é algo comum em outros centros, não ha nada de ilegal nisso, parece anormal aos olhos de alguns, mas só parece, precisamos mudar nossa mentalidade.

  3. Nao informado

    Acho que a promotoria de Vitoria da Conquista nao medem as consequencia que isso pode trazer! nao achei nem normal nem anormal se foram mortos e pq deviam! eles nao tomam precauções conta a violencia e Vitoria da Conquista e culpa os poloiciais sendo que um policial foi morto pelos marginais? que a população nao pode mais andar tranquila na rua por causa desse marginais com saude ao invez de trabalhar roubam nosso dinheiro, celulares, sera que estao vendo isso?? eles querem se mostrar responsaveis, que fazem justiça mais nao estao usando a cabeça corretamente! sei o sofrimento das familias mais tem que da um basta! infelizmente essas pessoas nao sabem do que seus filhos sao capazes e ficam atras de justiça, essa decisao so vai gerar mais polemica.. sinto muito por isso e que Deus nos ajude a ser melhores cada dia!

  4. ana paula

    acho que a justiça deva ser cumprida sim ,seja ela para brancos , negro ,policiais ou não matou fez o que e errado cadeia neles justiça neles

  5. Sierra Delta Papa Maike

    O MP deve agir em conjunto com os diverços orgãos da sociedade em ações preventivas, com palestras em escolas com o intuito de combater o uso de drogas, buscar junto a Prifeitura Municipal intesificar projetos de melhoria da qualidade de vida da pulação no setores de moradia, saúde, educação formal, trabalho,etc., que são direitos garantidos na Contituição Ferderal e nos Tratados de Direitos Humanos, e são universais, inprescritiveis e inalienaveis, etc. Essas ações com certeza seriam fundamentais no controle da violência em Vitoria da Conquista.
    Mas, ao invés disso os Ministério Público e a Prifeitura Municipal, deixão a “bomba explodir”, para depois procurem os “lobos, os algozes”, para demonstrar que a justiça existe. Isso é que se chama de justiça???
    Nesse contexto surge a pulicia surge para fazer o trabalho sujo, que pe recolher os marginais da rua, estes por sua vez são fruto da inconpetêcia de muitos, mas com certeza não é de nós nobres policiais, que todos os dias arriscam os dias para ajudar pessoas que nem se conhecemos e no fim das contas muiotsas vezes não somo reconhcidos, mas na maioria das vezes somos injustiçados pela midia, que so mostra as ações que dão errado e não o lado posi ti dessa magnifica profissão.
    Destarte, vejo que é inadimissivel ações apenas que são imediatistas para fazer show, espetaculo, brincar de ser promotor, mas é buscar desemvolver ações que tenha eficacia a longo pzo que melho as condições de vida e trabaho a todos os seres humanos, logo nós policiais estamos incluidos…

  6. Jeremias

    Ao Ver o nomes dos de Polícias Militares presos me senti surpreso e perplexo, pois conhecia grande parte dos mesmo, sendo que esses por conhecer sei que são boas pessoas, quem te indole e caráter inquestionavel, dentre esses Polícias conhecemos muitos como bons FILHOS e bons pais desde de criança e sabemos realmente quem são, além do simples fato de que não existem provas concretas de que realmente existiu essa dita cuja chacina, pois é sabido que em muitos centros urbanos o crime arma esse tipo de coisa contra a Polícia para desmoralizar a corporação, e a prisão de policiais não,nunca foi e se Deus quiser nunca será comum aqui na Bahia, posso afirmar que em corrupção nossa Polícia sempre veio de encotro, mesmo existindo aqueles que fazem o errado. Agora grandes conhecidencias como o autor do crime não ser morto, o encontro de vitimas vivas após ditas que estavam mortas e o Suposto Atentado contra uma promotora onde os suspeito acertaram somente no PARACHOQUE e exclusivamente como uma .40(Ridiculo isso ) não da pra engolir. Já Diziam os mais antigos, POLÍCIA NA RUA E MARGINAIS NA PRISÃO!

  7. maria

    A sociedade precisa de policiais honestos e que cumpram a lei
    e seus deveres,e não desequilibrados que invadem casas e matam
    menores infratores na frente de suas mães,isso é monstruoso
    nada nesse mundo justifica uma maldade extrema dessas,pobres
    mães que sonhavam um dia poderem recuperar os seus filhos!

  8. PM COM MUITO ORGULHO

    Ricardo Seixas, como você acusou formalmente os policiais acusados, gostaria que você fosse o mesmo homem que julga ser e provar para a sociedade conquistense a culpa de todos eles, você fala de mais, barbárie é o que você e outros do seu perfil vivem fazendo, denegrindo toda uma corporação por causa de alguns policiais que foram acusados, repito, acusados.
    É muito difícil trabalhar, defender pessoas como você, que se quer reconhece o valor do trabalho de pessoas que dedicam a suas vidas, DEDICAM AS SUAS VIDAS,(que isso fique bem claro)em prol da sociedade. Enquanto você está dormindo, somos NÓS, policiais, que garantimos o seu sono tranquilo, se você se sente inseguro, cobre dos seus governantes e faça a sua parte, leia a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, você sabe o que é isto?
    Vá lá no artigo 144,como sei que você sequer deve ter um exemplar da nossa CARTA MAGNA (Constituição Federal), eu vou transcrever o que está escrito pra você:”A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos…”, leu? é dever DE TODOS, DE TODOS!!!!

    Vitória da Conquista tem sim muitos policiais honestos Maria, e eu não admito ser chamado de desonesto, de desequilibrado.O que Conquista precisa é de pessoas conscientes de seus deveres e obrigações e que lutem pelo bem estar social, e que não vivam jogando a responsabilidade de tudo de ruim que acontece nas costas daqueles que lutam pela preservação da ordem pública que oferecem a sua própria vida diariamente por esta causa.
    Apoio a justiça,quem errou realmente deve pagar pelo seu erro,porém, ainda não há nenhum réu, porque até agora ninguém provou a culpabilidade dos policiais, eles não foram julgados nem condenados, então, não acuse ninguém sem provas.
    Gostaria de saber também porque ninguém está cobrando justiça pelos diversos crimes que acontecem em Conquista diariamente, talvez seja porque quem denigre a policia, nunca sofreu uma perda provocada pelo banditismo em nossa cidade.
    Quando um cidadão não denuncia um traficante, um ladrão, um homicida ou qualquer infrator da lei às autoridade, ele está sendo CONIVENTE com toda a violência social, para quem não sabe o significado de CONIVENTE: “É QUEM FINGE NÃO VER OU ENCOBRE O MAL PRATICADO POR OUTREM”,mas, é muito fácil fazer de contas que não se viu nada e depois jogar a culpa na polícia.

  9. Deise

    Enquanto a nossa sociedade fizer vista grossa ou conchavo com traficantes que usam o comércio local com suas grandes lojas para LAVAR DINHEIRO,enquanto os nossos politicos estiverem recebendo “DOAÇÕES” desses mesmos “empresários”,enquanto a nossa Câmara de Vereadores continuar a torrar os recursos comprando placas, medalhas,salgadinhos,flores etc. para homenagens e eventos que só interessa a eles mesmos,não adianta essas pirotecnias,pois a tendência é piorar.
    A polícia prende o camarada com 100 pedras de crack ou 50 cigarros de maconha e a mídia anuncia que foi preso o maior traficante de drogas da região.
    Ora todos sabem que o verdadeiro traficante não toca na mercadoria,mas no dinheiro fruto da venda dessa mercadoria.
    A nossa sociedade é OMISSA e de alguma forma cumplice do que esta acontecendo.
    Só resta aos que não tem dinheiro para pagar TECNOGUARD ou outra do ramo,orar para que na hora do assalto o bandido lhe poupe a vida.E assim Vitória da Conquista,vai marchando rumo ao abismo.
    Acorda Igreja católica,evangélica,médicos,advogados,administradores,comerciantes sérios,politicos…

  10. xandão

    Engracado se falr em apuração do ministerio publico , com uma promotota voraz como uma loba partindo pra pra devorar policias , agora eu pergunto quantos marginais essa promotora colocou na cadeia ? qual foi o trablaho feito por ela para educar e concientizar esses jovens fazendo-os entender que o crime não compensa ? sim porque essa tambem é a função do ministerio publico concientizar e cobrar das autoridades competentes assim como os pais a dar uma boa edcução para seus filhos.o unico seguimento do estado que sobe morro que vai nas favelas, que arrisca a vida , que sabe dos medos, das necessidades da comunidades pobre e carente, é a policia,e por ser tão proxima dessa realidade está pagando um alto preço por isso.Tem um ditado que diz que quando o cidadão está em perigo primeiro chma por DEUS e depois a policia, depois que foi atendido esquece de DEUS E amaldiçoa a policia triste do povo que não valoriza seus herois .

  11. Carolina Porto

    “Polícia na rua e marginais na prisão”? Okey, tiremos então a farda desses senhores e vejamos o que fica!!

Os comentários estão fechados.