Chacinas em Vitória da Conquista e Salvador põem em xeque imagem da PM

George Brito | A TARDE

Recentes ações violentas de extermínio que colocam policiais militares sob suspeita em casos graves, como as chacinas na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste do Estado, e no bairro de Pero Vaz, em Salvador, põem em xeque a imagem da corporação e trazem críticas sobre a formação técnica e psicológica dos policiais militares, diante de uma cultura que, em muitos casos recentes, têm privilegiado a violência.

Especialistas ouvidos por A TARDE lançam dúvidas sobre a eficiência de métodos adotados nas escolas de formação de policiais.“ Acredito que o processo seletivo e o de formação dos policiais precisam ser revistos. Me parece que eles (os processos) não são humanizadores, porque os policiais saem para as ruas com esse fito (intento) violento”, afirmou o coordenador-executivo do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca), Waldemar Oliveira, sobre grupos de policiais que extrapolam o papel da PM e abusam da violência.

Com base em depoimentos de moradores de bairros da periferia de Salvador, Waldemar fez uma análise sobre a imagem da corporação. “A imagem daPM está sendo vista como algo que gera mais medo do que os próprios marginais”, disse. O coordenador

MEDO DO POLICIAL

Coordenador do Cedeca, Waldemar Oliveira, acha que a imagem da PM é vista como algo que gera mais medo do que os marginais

O QUE ESPERAR DA PM

A pesquisadora Tânia Cordeiro, do Fórum Comunitário de Combate à Violência, diz: “Espera-se, de certa forma, que a polícia bote pra quebrar”


13 Respostas para “Chacinas em Vitória da Conquista e Salvador põem em xeque imagem da PM”

  1. mario

    ALGO ESTÁ ERRADO. PORTANTO, É NECESSÁRIO BUSCARMOS OUTRAS METODOLOGIAS DE AÇÕES E COMPORTAMENTO DE NOSSAS POLICIAS. TAMBÉM POR OUTRO LADO, A NOSSA LEGISLAÇÃO PRECISA URGENTEMENTE DE ALTERAÇÕES – A IMPUNIDADE CONTRIBUI PARA A OUSADIA DA MALANDRAGEM. ESSA QUESTÃO TEM QUE SER VISTA COM PRIORIDADE.

  2. adelson

    no caso específico do bairro de Pero Vaz, 4 pessoas foram execultadas no dia da chacina, e 4 foram sequestrads e posteriormente achadas morta, esses últimos tinha entre 14 e 16 anos.

  3. Neuza

    Então é só colocar os marginais para tomarem conta da cidade. Já que polícia fica presa… Fim de mundo mesmo. Isso é um absurdo.
    QUE PAÍS É ESSE?

  4. maria

    O papel da policia é fazer cumprir a lei?E o Brasil não tem
    pena de morte,quanto mais matar pessoas sem julgamento e sem
    defesa,se a sociedade óutorga esse direito a policia,qualquer
    um pode ser vítima.Pessoas como a D.Neuza não conseguem ver
    com clareza e profundidade uma situação que coloca em risco
    todos nós.

  5. Ailton

    A PM é composta, na sua imensa maioria, por homens de bem e profissionais comprometidos com a segurança do cidadão mas não podemos negar o uso da violência gratuita por parte de uma minoria que vai, por fim, contaminar toda a tropa.
    A sociedade também é culpada quando alimenta o ódio generalizado sem procurar entender as necessidades (inclusive psicológica do seu policial).Generalizar e parcializar fatos faz parte dessa vingança coletiva que nada resolve e só alimenta a violência mútua entre ambos.
    Visite o songbook “Não Somos Amados” disponível no site http://www.naosomosamados.vai.la e entenda um pouco mais esse raciocínio…

  6. Maria Stella

    Boa noite.
    Na PM como em toda a coletividade infelizmente existem os maus profissionais em todo o nivel. A PM em Salvador e sempre vista com alegria pelos cidadaos de bem,a situaçao de violencia aqui esta horrivel, quadrilhas rivais matando-se,muitos assaltos a coletivos, roubo de carros, saidinha bancaria,arrastao, toque de recolher por ordem dos bandidos… Em alguns bairros pode-se ver placas de venda de imoveis muito baratos,sao moradores fugindo.casos de pedofilia.Pouco se noticia com relaçao a esses absurdos.Tinhamos o Na MIRA com o Uziel Bueno, jornalista serio comprometido com a verdade.. Saiu do ar.Grata pelo espaço

  7. Maria Stella

    Cont… Bandidos portando armas que os policiais nao tem, a partir de 12 anos de idade ,sao muitos em todos os bairros, nao entendo bem essa justiça brasileira;Se o ladrao mata o trabalhador fica tudo bem, mas se o trabalhador mata um ladrao, aparece Direitos Humanos,patrocinando passeatas, dando assistencia a familia …O resultado dessa inversao de valores e o que constatamos em nosso dia a dia, com a certeza da impunidade os bandidos proliveram por tada a parte. Obrigada

  8. Maria Stella

    Em Salvador ,perdemos o direito de ir e vir, estamos presos em nossas residencias com grades e muito medo de abrir a porta, onde mode moro era um paraiso. Era ,pq ja sofremos dois assaltos,temos vigilantes pedindo demissao,outros machucados, e o condominio decidiu por nao prestar queixa,entendendo que os moradores podem pagar o SEguro dos carros,e deixar a disposiçao dos ladroes, o nosso medo e que os bandidos adentre ao predio,portando mantemos vigilantes .

  9. Maria Stella

    Ainda este ano, enquanto me despedia de uma irma q veio me visitar, fomos abordadas por dois ladroes que queriam o meu carro,ainda nao consigo lembrar sem me indignar dois homens armados com pistola,um colocou a pistola no peito da minha irma e o outro na minha cabeça.Meu filho tinha saido com o automovel,imaginem senhores o pesadelo que vivemos, a qualquer momento o meu filho chegaria,Deus nos abençoou eles partiram levando o q tinhamos nas maos.Nao quero nem mais ouvir comprar carro, DEUS me livre, vendi o meu pra nunca mais pensar em comprar.

  10. Maria Stella

    Eu admiro respeito e considero a PM, sao herois anonimos que a cada dia de serviço enfrentam a morte em defesa do cidadao.Acredito que a situaçao funcional deveria ser revista sim ,com assistencia medico-psicologica e melhoria de salarios. Imediatamente.Um Paiz q gasta tanto dinheiro com politicos deveria tratar com dignidade aos nossos policiais.E as nossas crianças!!!!!e muito triste tudo isso…Nao teem mais familias vivem soltas nas ruas aprendendo a ser aviao de traficantes.Logo estao formadas no ramo da bandidagem,viciados, matam, roubam…Que saudade do tempo em que as maes e pais se tivessem dificuldade financeira pediam, mas nao permitiam que os filhos o fizessem…TRISTE BRASIL

  11. Maria Stella

    Durante toda a minha vida profissional trabalhei na periferia, muitas familias do bem residem la por falta de opçao e quando afirmam odiar a policia e para agradar aos bandidos,com medo de morrer.A periferia de Salvador esta cheia de boca de fumo, la impera a lei do silencio,ninguem ver nem houve nada que diga respeito a bandido.Eles tem a casa invadida por bandidos que lhes matam os filhos sem do nem piedade,por estar devendo ao trafico.Na maioria das vezes os pais nem sabem que tem filhos envolvidos, ficam sabendo atraves dos bandidos que ainda explicam o motivo do crime.Nesses casos falar da Policia e facil, sao cidadaos do bem.

  12. Maria Stella

    O que eu posso afirmar,e que aqui em Salvador existe uma guerra, bandidos¨Policia, Em determinada circunstancia, se a policia nao matar morre.Agora se o bandido mata um policial normal o bandido ja matou muitos mesmos…Agora se a policia matar, nem querem saber o que houve como aconteceu, entram D H, Ministerio publico…Acredito nao esta escrevendo nada que o soteropolitano nao tenha conhecimento.Foi publicado largamente o tratamento dispensado ao traficante PERNA no presidio de Salvador,fizeram ate PPS, mostrando tudo, em enviei ate para outros paises,ele nao e o unico privilegiado.E assim que esta funcionando a nossa justiça.

  13. Maria Stella

    So falei o que posso provar,lamentarei se nao for divulgado, porque aqui em Salvador tambem e proibido falar a verdade. Obrigada Andersom, Gostei muito da sua pagina.

Os comentários estão fechados.