ABI emite moção de apoio à promotora e juiz de Vitória da Conquista

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI), por sua diretoria geral em Salvador, e através do jornalista Jeremias Macário, seu diretor seccional, diante de acontecimentos que se estão registrando em relação à  violência no Município de Vitória da Conquista, vem declarar publicamente seu apoio ao Ministério Público do Estado da Bahia, especialmente à promotora GENÍSIA OLIVEIRA, assim como ao Dr. RENO VIANA SOARES, juiz de direito titular da Vara do Júri daquela Comarca, os quais, pelo estrito cumprimento do dever legal, passam o risco de sofrer ameaças difusas.

Os fatos referem-se à onda de violência, com o assassinato de 11 pessoas e mais o desaparecimento de três outras, iniciados após a morte do policial Marcelo Márcio Lima Silva, dia 28 de janeiro de 2010, em bairro periférico de Vitória da Conquista.

 Com a Justiça tendo decretado a prisão preventiva de policiais supostamente envolvidos nos assassinatos e no desaparecimento de pessoas, em atendimento a pedido do Ministério Público, o clima está se tornando bastante tenso, havendo ameaças anônimas, o que exige equilíbrio e ações firmes de todos, mas, sobretudo, medidas adequadas de órgãos e autoridades do Estado e do Poder Judiciário.

 Entende a ABI que as instâncias competentes, tanto do poder estatal quanto do Poder Judiciário, ao adotarem procedimentos legais que a situação requer, devem agir inteiramente livres de ameaças, sendo inadmissível que isso possa partir de agentes que, em outras circunstâncias, são responsáveis pela manutenção da ordem pública.

        

         Dessa forma, como entidade que congrega profissionais e empresas de comunicação social, notadamente jornal, televisão e rádio, a ABI, ao tempo em que oferece o seu apoio para colaborar no que for possível, conclama outros segmentos organizados da sociedade, entidades, associações e pessoas em geral a também se manifestarem, nesse caso, em defesa da ordem e do cumprimento da lei.

 

Salvador, 12 de maio de 2010

 

 

Samuel Celestino

Presidente da ABI


Os comentários estão fechados.