Alberto Marlon
Viola, reisado, sanfona e forró, esses foram os ingredientes que, neste sábado (29) deram sabor ao primeiro dia do Festival Cultural de Tanhaçu. Às 8 horas subiu ao palco a dupla Rei do Campo e Fazendeiro, violeiros locais que cantaram modas de viola. A seguir foi a vez dos Três Reis Magos da Paz, grupo de reisado da cidade. Após tocar no palco, os músicos desceram e fizeram a folia junto com o público. A atração seguinte veio de Conquista, o Trio Vitória: zabumba, triângulo e sanfona embalaram o público por mais de uma hora. A banda Capim Rosa Chá, também de Conquista, fechou a noite com composições próprias e outras músicas já consagradas pelo público.
O evento teve apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia, do Instituto Nordeste Cidadania, do Banco do Nordeste, da Funarte e do Ministério da Cultura, dos governos estadual e federal, além do apoio cultural da Prefeitura Municipal de Tanhaçu.
Ainda neste domingo acontece exposições de artesãos, dança, capoeira, reisado e, logo à noite, a banda Fulor do Cangaço promete encerrar o festival pondo todo mundo pra dançar com o “xote das meninas”.
Ao valorizar manifestações que expressam a memória cultural de uma região, tais iniciativas contribuem para manutenção e o enriquecimento do patrimônio cultural do país.