BARRA DO CHOÇA: Agricultores recebem alevinos

Mais de 160 pequenos produtores rurais de Barra do Choça, no Sudoeste da Bahia, terão um São João especial este ano. Eles receberam, nesta sexta-feira (18), 82 mil alevinos de carpa doados pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária). Os peixes foram levados da estação de Joanes, em Camaçari, que já produziu quase 1,5 milhão de alevinos em 2010.

“Em um período de seis a 12 meses as carpas já poderão ser capturadas para o consumo e/ou comercialização. Desta forma as famílias destes produtores terão acesso não só a um complemento de sua renda, mas também a comida no prato”, comemora o diretor-presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli.

A distribuição foi acompanhada por técnicos da empresa, que tiraram dúvidas dos agricultores familiares sobre a forma de cultivo, alimentação e engorda dos peixes, observando o tamanho das aguadas e a quantidade de animais por metro quadrado de lâmina d´água.

De acordo com Albagli, para cada 10 mil alevinos colocados em aguadas públicas, pode-se produzir quatro mil quilos de peixes por ano. Considerando-se que a média de sobrevivência dos alevinos ao fim do ciclo é de aproximadamente 40%, pode-se estimar que as famílias dos produtores terão em um ano quase 17 toneladas de carpas disponíveis para venda ou alimentação própria.

Itiruçu também foi beneficiada

O trabalho que foi feito em Barra do Choça foi precedido de outro peixamento no município de Itiruçu,  no último final de semana. O município recebeu no domingo (13) 40 mil alevinos de tilápias, que beneficiaram 100 famílias da região.


Os comentários estão fechados.