Vitória da Conquista junto com outros 17 municípios, acabam de serem beneficiados com um convenio assinado nesta quinta-feira (1º) através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, um com instituições de ensino selecionadas na chamada pública de restauração de matas ciliares e entorno de nascentes.
A estratégia faz parte do Programa Estadual de Restauração de Matas Ciliares e Nascentes, aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh). Os projetos foram analisados e selecionados pelo Grupo Estadual de Matas Ciliares – composto por 39 representantes da sociedade civil, poder público e usuários de água – e apreciados pelos Comitês de Bacias Hidrográficas.
A chamada pública, segundo o diretor-geral do Ingá, Wanderley Matos, marca efetivamente as políticas ambientais desenvolvidas pelo governo estadual para a restauração de matas ciliares, pois, com essa iniciativa, fortalece-se uma nova cultura junto à sociedade para a proteção das águas.
As matas ciliares são importantes para a proteção dos corpos hídricos, garantindo não só quantidade, mas também qualidade das águas, reduzindo, com isso, os custos ambientais, econômicos e sociais para a sociedade.
Confira aqui a relação dos 18 municipios beneficiados