O fim precoce da trajetória do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul terá consequências no status que o país ocupa no futebol internacional. Um dia antes da decisão entre Espanha e Holanda, a Fifa já anunciou que uma das finalistas desbancará a seleção pentacampeã da liderança do ranking mundial.
O curioso é que a Fúria pode assumir a ponta mesmo em caso de vice-campeonato. Atual segunda colocada na lista de melhores nações, a Espanha subirá ao topo em caso de vencer no tempo normal, na prorrogação ou até se perder na disputa por pênaltis.
Desta forma, a Holanda, que ocupa agora o quarto lugar, chegará ao posto mais alto do ranking se conquistar o título durante os 90 minutos ou, no máximo, na prorrogação.
Apesar de a Fifa ainda não confirmar, a tendência é que ambas fiquem nos dois primeiros lugares da lista depois da final, o que derrubaria o Brasil pelo menos para terceiro.
Ainda sem dar detalhes das posições, a entidade máxima do futebol mundial já adiantou que as seguintes seleções subirão no ranking por seus resultados na Copa: Chile (atual 18 ), Paraguai (31 ), Gana (32 ), Japão (45 ), Nova Zelândia (78 ) e África do Sul (83 ). Postulante ao posto de terceiro lugar na Copa, o Uruguai (16 ) também avançará.
Por outro lado, França (nona), México (17 ), Nigéria (21 ), Camarões (19 ) e Honduras (38 ) cairão na lista. Já Alemanha (sexta), Argentina (sétima), Inglaterra (oitava), Estados Unidos (14 ), Argélia (30 ), Coreia do Sul (47 ) e Coreia do Norte (105 ) não sofrerão mudanças significativas. As informações são do Gazeta Press.
Uma Resposta para “COPA: Brasil deixa liderança do ranking”
jdean
Com o resultado desta seleção.Não se poderia esperar outra colocação no ranking.Até mesmo a seleção uruguia,inovando depois de 5 décadas – Introduziu na defesa, um sistema voleibol de jogar.Ficou na frente do selecionado brasileiro!.