Jequié realiza primeira doação múltipla de órgãos

Uma equipe da Sesab recolheu os órgãos

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CHIDOTT) do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) em Jequié registrou a primeira doação de múltiplos órgãos, a qual beneficiará pessoas que aguardam com ansiedade na longa fila de espera por um transplante. O trabalho para a retirada dos rins, coração, fígado e córneas de um paciente de 26 anos, vítima de acidente de trânsito, durou 2h30min.

De acordo com o enfermeiro coordenador da CIHDOTT do HGPV, Wagner Farias, a família demonstrou confiança na equipe do hospital e, apesar da dor, decidiu doar os órgãos.

“Depois de diagnosticada a morte cerebral do paciente, os familiares foram comunicados e, prontamente, autorizaram a doação”, conta a enfermeira Agnes Claudine, quem frisou que as estatísticas de doações de órgãos não são melhores devido à falta de informação e conscientização de boa parte da população sobre o assunto.


Uma Resposta para “Jequié realiza primeira doação múltipla de órgãos”

  1. Ministério da Saúde

    Olá blogueiro,
    É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
    Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
    Para mais informações: [email protected]
    Ministério da Saúde

Os comentários estão fechados.