Segure em minha mão

Por Edvaldo Paulo de Araujo

Outro dia, sentado num banco de jardim, apreciava com gosto aquele momento singular. A água que jorrava da fonte, os pássaros e seus diversificados cantos, os peixes que vinham na superfície buscar as pipocas jogadas pelas crianças, o vento frio do inverno de minha terra que balançava os pequenos galhos, derrubando as folhas secas, o carro que passava a caminho do seu destino…

Neste dia dois fatos me chamaram por demais a minha atenção e me levou a meditar. A noite recordei desses fatos e a mensagem do mestre Eckart Tolle em o poder do agora, onde ele diz, que devemos deixar longe os pensamentos e prestar mais atenção ao que nos rodeia. Uma garotinha ao atravessar um caminho no jardim da praça das borboletas (vou sempre chama-la assim!!!) ao pisar em um dos blocos do piso,para ver os peixinhos, disse a sua mãe “mamãe não solte a minha mão” mostrando assim a mais bela e profunda confiança na sua querida mãe.O outro acontecimento foi quando um jovem conduzia um velhinho, com certa dificuldade no andar, o carinho, cuidado e afeição com que ele o conduzia era absolutamente perceptível.Ao perceber o meu olhar, dirigiu o seu em minha direção  e não pude evitar o comentário,  disse;”cuide dele direitinho pois gostaria de ter tido a oportunidade com meu pai, que foi embora…”.

Ao recapitular estes dois acontecimentos e comecei a pensar nesses gestos, com algumas indagações. Quantas vezes necessitamos de alguém com bondade, que segure em nossa mão e nos conduza ajudando a superar dificuldades e seguir em frente? Quantas vezes em situações tristes difíceis, dias escuros e os amigos seguram em nossa mão e nos leva de encontro à luz? Quantas vezes em encruzilhadas da vida, em sonhos os espíritos das pessoas amadas, que foram para outra vida, nos mostra caminhos, nos dão resposta que são as mais profundas e esse acontecimento são puramente gestos de condução segurando em nossas mãos. Quantas vezes estamos tristes e ao encontrarmos uma pessoa querida, alegre, aquele tenro sorriso é a nossa condução para um dia melhor, um animo melhor?

        Os namorados apaixonados ao dizerem “te amo” tem mais sentido, mais emoção, mais energia se estiverem de mãos dadas.

Lu Lena

Segura na minha mão/seguimos numa só direção
Deixe que os dedos meus/se encaixem entre os teus /Segura na minha mão
sinta o pulsar do coração /nesse gesto de lealdade/busco em ti a felicidade

 

         Hoje ao conversar com uma amiga de amizade recente, mas apesar de pouco tempo, já bastante querida, ao proferir um comentário sobre a sua loucura de ir para longe, realizar uma cirurgia importante e como toda cirurgia envolve risco, só avisou as pessoas amadas no momento que entrava para o centro cirúrgico Fiquei pensando e sem compreender o que estava envolvido neste gesto!Comentei que nesses momentos, precisamos mais do que nunca de alguém querido, que segure em nossa mão, que nos faça sentir sem ouvir “estou aqui te esperando”, “estou aqui do seu lado”.São palavras mágicas, sublimes, confiantes, nos embala e nos dão forças para ir em frente…. 

    Muitas vezes em momentos de nossas vidas, alegres ou tristes, sentimos falta de alguém especifico que gostaríamos imensamente da presença para nos abraçar e segurar em nossas mãos.

  Há uma mensagem que marcou muito a minha vida. É uma mensagem com certa simbologia entre Jesus e um Jovem. Jesus explicava a um jovem, que olhasse suas pegadas com atenção, pois veria outras pegadas do seu lado que era dele. Em determinada etapa do caminho, o jovem observa que só existe as pegadas de uma pessoa e exclama, ”veja senhor, nessa etapa do caminho me deixaste sozinho e era quando eu mais precisava!” Jesus afirma, “essas pegadas não são suas meu filho, são minhas e ai pergunta o jovem: “ e onde estão as minhas senhor?Jesus diz “sabendo da sua tristeza, de suas dificuldades, do seu desanimo meu filho, nesse momento te carreguei no colo”.

       Louvado seja sempre Jesus….

     Jesus, filho de Deus, mestre de infinita bondade e poder, que segura nas mãos do que os ama, daqueles que não o aceita e não o ama com o mesmo carinho e amor como se por eles fosse amado. 

     Neste mundo de escândalos, de dificuldades, de valores invertidos, de desamor, precisamos reaprender a importância de amar, apoiar, ajudar, compreender e perdoar. Através destas ações, estaremos sempre segurando nas mãos dos que precisam.

“Muito freqüentemente, nós subestimamos
o poder do carinho, de um sorriso, uma
palavra amável, um ombro amigo, segurar na mão, dar ouvidos, um elogio honesto, ou o menor
ato de dedicação, pois todos têm o poder
de transformar uma vida.”.

(Leo Buscaglia)

 

Precisamos explorar os melhores sentimentos, precisamos da consciência voltada a praticar e incentivar, principalmente através do exemplo, de valores que estão morrendo, que não estão sendo repassados para a nova geração. Precisamos assumir a educação de nossos filhos, aproveitar o que era bom melhorando e corrigir o que precisa de alteração. Precisamos cultuar valores simples de educação, “muito obrigado”, “com licença”, “bom dia” etc. Precisamos cultuar alguns gestos já esquecidos, com mais freqüência, apesar das dificuldades, como por exemplo almoçar na mesa com a família num ambiente de harmonia e educação.É essencial o “ter” e imprescindível “ser”.

     Precisamos mais do que nunca, respeitar o direito dos outros, cultuarmos o espírito comunitário, buscarmos uma maneira de ajudar dentre estas, através do voluntariado espontâneo, ou seja, pensarmos mais em nossa comunidade do que em nós mesmo. Precisamos viver com mais harmonia para que sejamos felizes e preparamos o mundo para indivíduos mais sadios socialmente.


3 Respostas para “Segure em minha mão”

  1. Espedito

    Caro Edvaldo,

    Parabéns pelo seu artigo.
    Faz um bom tempo que não leio coisas belas assim, voltadas a eclosão dos sentimentos mais nobres da convivência humana.
    Seu texto é um clamor muito importante em releção ao respeito ao próximo, a vida social e familiar, virtudes tão raras nos dias atuais.
    Acredito na evolução da sociedade humana e acho que devemos trabalhar arduamente para aperfeiçoar valores sociais, éticos e morais, com vistas ao respeito pleno e a boa convivência das pessoas e das nações.
    Suas reflexões são de grande valia nesse sentido.

    Abraços,

    Espedito

  2. PAULO PIRES

    Caro Edvaldo, amigo e irmão de fé

    Subscrevo todas as palavras e letras pronuciadas pelo Prof. Espedito.

    Desejo e insisto para que o amigo continue mandando suas crônicas e textos com o fervor cristão que tanto caracteriza suas ações.

    Parabéns e até o próximo encontro

    Paulo Pires

  3. Helena Paula

    Fico feliz espiritualmente com este desabafo, que muito de nós queremos fazer e ás vezes nos tornamos impotentes perante este mundo tão capitalista e violento. Este relato lembrou muito a minha falecida mãe que cultivava e partilhava o amor coletivo e que deixou isso resgistrado em minha memória e principalmente nas minhas ações humanas, então basta reproduzimos aquilo de mais belo que temos que é o AMOR frateno. A paz do Senhor!!!!!

Os comentários estão fechados.