Direto da Praça

Campanha Suja

Por Paulo Pires

A quantidade de e-mails que tenho recebido sobre a candidata Dilma Roussef é quase incontável. São dezenas de correios, a maioria com o objetivo exclusivo de esculachar a candidata do senhor Lula.  Só eventualmente recebo alguns defendendo a pobre mulher. Mas a maioria tem como finalidade desmoralizá-la de modo pessoal, religioso-social e politicamente.

Claro que identificamos o perfil desses internautas. São aquelas figuras de sempre. Agora com o advento da internet essas [aquelas] pessoas mudaram o modus operandi. Mas a tática é  disseminar de forma impiedosa ataques e desgraças sobre a adversária. Atacam-na de todas as formas. Até sexualmente falam da mulher. É lastimável que uma campanha seja levada para tantos campos, em detrimento dos que seriam exclusivos ao interesse público.

            Diante dessa enxurrada de e-mails terroristas (esse filme é velho) e considerando que haverá um segundo turno, e, mais ainda, que há por parte de nossa direita raivosa um processo de achincalhamento moral até o dia 31 de outubro, acordei hoje decidido a votar em Dilma Roussef.  Ia votar em branco [coisa que sempre recriminei], mas diante de tanta sacanagem contra essa mulher, resolvi entrar na contenda para aumentar a goleada que ela vai dar.

            Agora sou defensor intransigente dela. Detesto vagabundagem, sem vergonhice.

            Esse negócio de trazer Cristo para uma campanha eleitoral é coisa de gente descarada. Não suporto gente descarada. Inventaram pela Internet que a mulher não acredita em Deus, que ela é o anti-Cristo, que disse não perder a eleição mesmo que Cristo quisesse. Que faz macumba, rituais negros  e que vai acabar com as religiões. Tudo mentira!  Desespero de gente sem caráter.

            É aceitável trazer Jesus Cristo para o centro de uma campanha eleitoral? Pois a nossa Direita Raivosa faz isso. Ela não tem escrúpulos. A Polícia Federal está trabalhando para identificar essa Central de Boatos para meter todo mundo no xilindró. Eu vou sorrir. São gente vagabunda que repete os velhos políticos, as mesmas práticas oligárquicas do Brasil Velho. Eles querem aquele Brasil antigo: Fumo de paia na boca, carro de boi roncando e o atraso comendo nossas artérias sociais, nossa vida econômica, nossa tecnologia, nossa vida moderna. Isso é o que essas pessoas querem. O Brasil do atraso. Aquele atraso que nos fez entrar no século XXI prometendo dar um prato de comida para o Povo, que vivia esfomeado e a um passo de uma comoção social. 

            São esses caras insensíveis aos problemas dos mais humildes que querem espalhar que a senhora Dilma Roussef é o anti-Cristo. Existe algo mais anticristão do que negar ou privar um irmão de um prato de comida? Existe? Pois é isso que recriminam no atual governo. É contra a prática de atender aos mais necessitados que nossa velha burguesia se revolta. Pior é fazer de conta que o povo estava esfomeado e não era culpa de ninguém, a não ser do próprio povo.

            Nossa velha burguesia está indignada. Não encontra mais um miserável desses para trabalhar de sol a sol, a preço de banana. Isso é um absurdo, berra. Ela quer mão de obra barata e sem vínculo empregatício. Isso faz lhe sobrar dinheiro. O réveillon em Paris aguarda. Cadê os miseráveis que trabalhavam para mim de graça?   Sumiram. O irresponsável do Governo agora está dando comida a essa corja. O governo, por sua vez, sabe que se tirar o prato da boca dessa gente, isso vira uma guerra civil. São 500 anos de miséria contra o Povo. A culpa é de Dilma? ABAIXO A CAMPANHA SUJA. Vamos ganhar mostrando o que fez. Se não fez, cale-se e perca com dignidade.


27 Respostas para “Direto da Praça”

  1. Emanoel Alves

    Ainda bem que os velhos lobo da politica os que não morreram fisicamente estão morrendo na politica.Não aceito que jovens que vivem a liberdade de hoje, não procurem saber o que foi feito por jovens como Dilma na epoca fizeram para defenderem ideais,na decada de 60,70 e 80.Foi pago um alto preço com sangue para agora esses filhos da ditadura chamarem ela de terrorista.A juventude de hoje deveria procurar conhecer a História para saber,quem foram os verdadeiros lutadores da liberdade que temos hoje.Estes tucanos que estão ai correram pra fora e foram ser professores ou ter boa vida la fora,enquantos Dilma e outros mas ficaram aqui no país entrado na borracha,pra agora esse bando de VAGABUNDOS que já estiveram no poder e entregaram nossos património ao capital de fora vim falar mal de quem ajudou a concertar estes pais de hoje.TEMOS MUITO AINDA PRA VER FORAM DA POLITICA MAS VAMOS VER.COM FÉ EM DEUS.HOJE ESTOU UM POUCO MAS ALEGRE QUANDO VEJO ALGUNS FORA (UM DO AM,OUTRO DO CEARA OUTRO DE PERNAMBUCO E POR AI A FORA.
    AVANTE JUVENTUDE O PAÍS É DE VCS.
    FALO PORQUE OUVIA RÁDIO NA EPOCA E LIA OS JORNAIS CLANDESTINOS DA EPOCA, PORQUE NEM DIREITO A INFORMAÇÃO TINHAMOS.DEPOIS VEIO A GLOBO PRA MANIPULAR AS INFORMAÇÕES.
    EU EMANOEL ALVES

  2. Mauricio

    Paulo, ensaiei bastante pra escrever algo sobre este assunto!Você acaba de me comtemplar. O pior é que até alguns formadores de opinião – título que não se cabe mais a estas pessoas – foram tragados por esta demonização da imagem de Dilma, e caíram na cilada destinada ao senso comum. Conquista, ares de metrópole, pensamento provinciano, deu a Serra a glória da vitória, enquanto Wagner desfilou com mais de 60% dos votos. A que atribuir tal paradoxo, se não a campanha rasteira desta “nossa velha burguesia… indignada”?

    Abraços!

  3. Mauricio

    Paulo, ensaiei bastante pra escrever algo sobre este assunto!Você acaba de me contemplar. O pior é que até alguns formadores de opinião – título que não se cabe mais a estas pessoas – foram tragados por esta demonização da imagem de Dilma, e caíram na cilada destinada ao senso comum. Conquista, ares de metrópole, pensamento provinciano, deu a Serra a glória da vitória, enquanto Wagner desfilou com mais de 60% dos votos. A que atribuir tal paradoxo, se não a campanha rasteira desta “nossa velha burguesia… indignada”?

    Abraços!

  4. Mauricio

    anderson, considere o segundo comentário por digitei M no lugar de N, na palavra contemplar!

  5. CELIO

    GRANDE PAULO PIRES, LEIO SEUS ARTIGOS TODOS OS DIAS.
    CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE, ISSO É REALMENTE UMA VERGONHA, RECEBO VÁRIOS E-MAILS FALANDO MAU DE DILMA SOBRE TUDO ISSO QUE VOCE ESCREVEU NO SEU ARTIGO, PEDINDO PELO AMOR DE DEUS PARA REPASSAR. DELETO TODOS NÃO PERCO O MEU TEMPO.ESSE PESSOAL SÓ SABE REPASSAR E-MAILS, FAZER UMA DISCURSÃO ABERTA NEM PENSAR,NÃO FOI DIFERENTE NA CAMPNAHA DE LULA,
    SERÁ QUE ESSE PESSOAL NÃO TEM O QUE FAZER.

    GRANDE ABRAÇO

  6. alex

    Essa candidata, Dilma Roussef,tem através de suas afirmações,se firmado como uma maldição a abater sobre a nação!.A tal ponto, que muitos líderes religiosos, não ligados a essa “politicagem nacional”.Tem feitos alertas aos fiéis a respeita da “santa petista”!.Do seu passado distante e recente.E principalmente, de muitas de sua propostas governamentais!.VIVA O BRASIL LIVRE!.

  7. jdean

    Se o presiodente LUla, tivesse escolhido a Marina Silva,como sendo a candidata do PT á presidência. Desde domingo estaria comemorando. E com certeza ninguém (ou praticamente), teria coragem de falar mal da Marina!.Tratando-se da Dilma.Até o que ela disse e ficou gravado, é contra a si mesma!.Sem contar nas sua assessora e correligionários.O que esperar de uma candidata dessa?.

  8. Roberto Amaral

    Como já dizia o poeta, a burguesia …

    Abraço.

  9. Carlos Gonçalves

    E os e-mails contra os outros candidatos Paulo Pires, pode?

  10. PAULO PIRES

    SENHOR REDATOR ANDERSON OLIVEIRA

    É uma vergonha esse terrorismo vagabundo que fazem contra a senhora Dilma Roussef.

    Nunca lhe fui muito simpático. Mas reconheço que ele possui méritos. Não votar ou ter antipatia por ela é um direito natural. Mas fazer isso que estão fazendo na INTERNET É UMA VERGONHA.

    As invencionices que fazem contra ela são indignas da pessoa humana. Pessoas que fazem isso contra outra merecem a nota mais baixa na ESCALA DA MORAL.

    MAS, TUDO BEM. O DIA 31 DE OUTUBRO VEM AÍ E QUERO VER O QUE NOSSA BURGUESIA VAI DIZER SENTIR A VOZ DAS URNAS.

    Doutor Ulisses Guimarães, que tinha vergonha na cara, dizi que QUANDO AS URNAS FALAM, EU ME CALO.

    PAULO PIRES

  11. PAULO PIRES

    Carlos Gonçalves

    E-mails contra ninguém. Escrevi ontem em outro blog minha posição contrária ao achincalhes que fizeram contra Dr. FHC próximo a residência do ex-presidente, quando ele voltava a pé da seção eleitoral onde acabara de votar.

    O que tá feito, tá feito. Não é mais hora de agredir ninguém. Portanto, se estivesse próximo a Dr. FHC o teria defendido das OFENSAS QUE ELE SOFREU. Pediria aos seus agressores que evitassem esse tipo de comportamento.

    A CACHORRADA QUE ESTÃO FAZENDO CONTRA DONA DILMA ROUSSEF É DIGNO DAS MAIS DEPLORÁVEIS REPRIMENDAS.

    PENSEI QUE ISSO TIVESSE DIMINUIDO NO BRASIL. O PROBLEMA É NOSSA DIREITA RAIVOSA.

    PIOR QUE A SEMANA PASSADA HOUVE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA. ESQUECERAM DE LEVAR ESSA TURMA.

    PAULO PIRES

  12. CARLOS RODRIGUES

    DILMA TERRORISTA

  13. Felipe

    Realmente a culpa não é de Dilma, eu sendo oposição, mais sim do PT, mais infelizmente ela não pode fazer nada, tem que seguir as ordens do partido!

  14. Carlos Gonçalves

    Paulo Pires, você está muito nervoso! Por que lhe interessa tanto que a Sra Dilma Rouself não seja questionada ou que se faça humor com sua candidatura? o senhor, ao que me parece, não tem posição política definida, pois li, neste mesmo blog, um poema onde o senhor se derrete de amores por Marina Silva. O senhor tem o discurso da conveniência, isto sim! E outra coisa, este espaço é democrático, se não quiser que ninguém questione suas opiniões, não escreva! Enquanto o senhor estiver aqui falando coisas sem muito nexo, todos estaremos a questioná-lo. Fico intrigado como uma pessoa com sua cultura e formação se presta a isto! Francamente!!!!!!

  15. anônimo

    Quem achincalia a candaita é a própria!.Ela é capaz de tropeçar nas proprias pernas.Quanto a dita cuja ter sido terrorista.A mesma confessa que foi,pegou em armas!. Ninguém pega em ARMAS MORTAIS, A FIM DE FAZER AMOR! . OU PROPORCIONAR A PAZ!. Só um maluco para discordar desses fatos!.

  16. PAULO PIRES

    Carlos,

    Eu não estou pedindo para ninguém deixar de me criticar. Até eu mesmo faço isso. O que tenho repetido é que não engrandece a ninguém achincalhar as pessoas, usando “fakes” e outros expedientes.

    O que é que eu ou você tem a ver com as “raparigagens” de alguns políticos (para ser sincero, a maioria) brasileiros?

    O que é que eu ou você tem a ver com as opções sexuais das pessoas?

    Isso é inerente de cada um.

    Mas na campanha atual, até isto tem sido cogitado.

    Recuso ficar de olhos fechados diante dessaa descaração.

    Combato-a veementemente.

    Se o senhor Serra não tem discurso para dizer o que fêz, acho indigno da parte dele (da turma dele) querer desqualificar quem fêz.

    Quanto a Marina, eu fiz um pequeno poema para ela, porque a admiro. Ocorre que ela agora não está mais no páreo. E, conforme disse na minha coluna DIRETO DA PRAÇA, estava prestes a anular o voto, mas quando vi e recebi tantas sacanagens contra a senhora Dilma, resolvei tomar partido por essa senhora.

    Não aceito sem vergonhice. Todos tem que tomar vergonha na cara!

    O cidadão que mandou a mensagem aí depois de você, dizendo-se anômino, é um pobre diabo. Na mente de uma pessoa como essa, uma pessoa que se dedica ao combate de uma causa honrosa (combater um ditadura) tem que ser tachada de TERRORISTA.

    Fico pensando se não fosse aquele TERRORISTA chamado NELSON MANDELA lutando pelos seus irmãos sul-africanos o que seria da África do Sul hoje.

    Se não fosse uma brava brasileira como DILMA ROUSSEF lutando para contestar um REGIME DITATORIAL como o de 1964, o que seria do Brasil hoje.

    Mas, na mente desses pobres diabos, uma mulher que quase morre ou tem sua vida arrasada por defender seu País não passa de uma TERRORISTA. Na lógica dessas pessoas deve funcionar assim: Os que impuseram à nossa Pátria uma Ditadura impiedosa de mais de 20 anos é que são pessoas de bem. Estes sim, são os verdadeiros benfeitores da Pátria Brasileira. Você acha isso também?

    Onde é que cabe um raciocínio desses? Só se for no campo do SADISMO.

    É TRISTE VER COMO AS PESSOAS CONFUNDEM AS COISAS. INFELIZMENTE A MAIORIA NÃO TEM UMA LEITURA SISTÊMICA OU ESTRURUAL DA REALIDADE.

    QUEM NÃO SE LEMBRA DO HERÓI TIRADENTES?

    O nosso TIRADENTES também foi tachado pela Côrte Portuguesa como um TERRORISTA (esse não teve jeito, foi enforcado na vista de todo mundo).

    Depois, claro, a História lhe fez justiça e o Homem virou o MAIOR SIMBOLO LIBERTÁRIO DA PATRIA BRASILEIRA.

    DILMA ROUSSEF errou em pegar em armas para defender o Brasil e os brasileiros. Melhor mesmo seria ter deixado o Brasil à mercê daqueles MEGANHAS que nos atrasaram por mais de VINTE ANOS.

    É ISSO AÍ

    SAUDAÇÕES

    PAULO PIRES

  17. jdean

    Os ricos DIABOS!. Acham que a sua pregação em favor do TERRORISMO!. Vai convecer a todos que o banditismo também é correto!.Caso a Dilma e a sua turma fosse atacada por destacamento do exército . Ela não estaria ai , para contar a história.Concordas?.Use o racíocínio. O que que houve então?.Segundo a história do Brasil – Nenhum personagem pátrio, pode ser comparado ao Tiradentes. O único na história que defendeu até o último instante a liberdade do país.O contrário pode se dizer da Dilma e de todos que lutavam para libertar o país da ditadura militar e INSTALAR A DITADURA DO PROLETARIADO!. Quem conhece um pouco de história sabe disso!.

  18. Carlos gonçalves

    Paulo Pires, pelo amor de Deus, atribuir a Dilma Roussef o combare á ditadura, é subverter os fatos, e demonstrar total desconhecimento da história. Ela pode ter alguma parcela de contribuição, mas a história não a menciona. Outra coisa, o que estaõ afzendo agora com a candidata do PT é o que este partido se dedicou a fazer com pessoas no passado, agora prova do próprio veneno. O que me deixa profundamente triste e preocupado é que pessoas como o senhor empreendem uma defesa cega e apaixonada, sem enxergar tantos escândalos e desvios de condutas praticados neste governo e a absoluta falta de coerência com a ideologia defendida pelo partido no passado. Pessoas sérias e coerentes como Heloísa Helena, Plínio de Arruda Sampaio, Marina Silva ETC saíram de lá porque não aceitam o poder a qualquer custo. OBserve, nobre professor, que o Brasil está dividido! Apesar da grande aprovação de Lulla ( permita-me os dois l , pois o companheiro estava de braços dados com Collor, um dos mais execráveis exemplos de político neste país)a candidata do presidente não chegou aos 50% no primeiro turno.

    Amigo, vamos aguardar o segundo turno. A discussão política será travada e eu, sincera e profundamente, espero que a candidata do governo ÑÃO seja eleita, para o bem do Brasil. E todos vocês, TODOS, terão de aceitar a vontade do povo, se assim for.

  19. João

    O texto e os comentários aqui presentes são hilários dado o caráter ficcional dos mesmos. Contudo, as palavras presentes na coluna por retratarem eventos reais merecem atenção de psiquiatras devido à interpretação delirante dos fatos (vide Les Folies Raisonnantes – Paul Sérieux).

    A argumentação do texto busca vitimizar a “candidata do senhor Lula” (não a candidata à presidência) tratando-a como uma “pobre mulher” (isso só no primeiro parágrafo) para posteriormente elevá-la à condição de heroína que lutou por uma suposta liberdade e encontrando-se em oposição ao regime militar.

    Há também a dicotomização “nós e eles”, onde os mocinhos (nós) são achincalhados pela direita “raivosa” (eles), em uma demonstração de superficialidade intelectual pífia. Além disso, é clamada uma esperteza pela identificação “deles” dado o seu perfil, sem mesmo oferecer ao leitor a identidade dos ditos bandidos.

    Saltando a parte da questão religiosa, onde não se faz presente argumentação alguma no sentido de que o Estado é laico, mas os membros da sociedade são em sua maioria cristãos, o texto revoga o caráter terrorista da candidata presidencial e, de forma intimidatória, cria um cenário de retrocesso social caso o grupo situacional não estivesse/estará no poder. Assim, denota-se o terrorismo das palavras dado o tom de ameaça encontrado no texto.

    Por último, é aconselhado que a situação mostre aquilo que se fez com intuito de obter vitória no pleito, sendo justamente aquilo que se fez e se tenta fazer os principais motivos que têm atrapalhado os “mocinhos” nas tentativas de manutenção do poder.

    Encerro este comentário ao dizer que há alternativas viáveis e possíveis para as próximas eleições em 2014, e vou de encontro ao texto ao utilizar a ficção para retratar o atual momento político nacional, pois estamos vivendo o dilema do Alien vs. Predador: “Whoever wins…we lose”.

  20. PAULO PIRES

    Senhor Redator Anderson Oliveira

    Tudo é hilário ou deveria ser. Quando não é ridículo que é o hilário que ultrapassou a si mesmo.

    A verdadeira proposta do texto é “hilarizar” o tempo presente, a vida presente, as vicissitudes presentes.

    Não temos verdades para oferecer. Mas temos receios para não aceitar as mentiras dos “meganhas” de antanho e a hipocrisia dos seus descendentes hoje.

    Somos hilariantes, delirantes e utopicantes (palavras de Odorico Paraguassú, endossadas pelo autor do texto).

    Em 2014 teremos um DEUS para nos salvar? Um um DEUS para nos orientar? Quem sabe esse Deus venha em forma de socióligo, antropólogo, psicólogo. Quem sabe um idiotólogo ou um moralólogo, aqueles que pregam a moral com a convicção de um bemeditino ou um ensimesmado personagem de Eco. Sim, aquele que estava em Paris e discursava para si e para os outros, muito consciente dos seus erros.

    Se sempre ganhamos, podemos também perder.

    Eu, como não tenho nada a perder, pois me sinto distante dessas ambições e delírios, fico aqui brincando e ouvindo meus colegas internautas expondo suas “verdades”.

    São tantas verdades que chego a dormir feliz. Feliz mesmo. Durmo iagual a cachorra Baleia, naquele final de Vidas Secas.

    Tudo bem, esperemos o desfescho da festa. Estou de bico seco esperando o momento de espocar aquele “champã”. A burguesia tem seus encantos. Quem não gosta do que é bom?

    Paulo Pires

  21. FRANCISCO SILVA FILHO

    Meu amigo Paulo Pires, meus amigos leitores deste blog, desde os remotos tempos em que aventava-se a possibilidade de DILMA ser a candidata do Lula à presidência, eu a via com certa desconfiança. Não que eu fosse contra uma mulher na presidência, mas, pelas suas ações ditas subversivas; aliás, sobre este aspecto, eu aprofundei pesquisas a respeito da Dilma e não encontrei qualquer coisa que não fosse comum aos jovens idealistas daqueles tempos. A Dilma, como qualquer outro jovem de sua época sonhava com um Brasil melhor; O Serra também. A diferença entre eles dois, é que o Serra foi covarde, deixou o Brasil para não ser preso e torturado, e hoje, posa de revolucionário do bem, até aí tudo bem, ninguém precisa ser exatamente igual. O que salta aos olhos, é que o próprio Serra não explora esse “lado negro” que os seus correligionários muito bem tem explorado em cima dessa parcela da populção que eles acreditam serem cretinos (cretinos no sentido de sofrerem do mal de bócio). Por falar nisso, a minha esposa é diretora de um colégio municipal aqui em Curitiba, cidade que ganhou o primeiro lugar em ensino público municipal no Brasil e a escola dela foi a que tirou o primeiro lugar, segundo os critérios de avaliação da Secretaria Municipal de Educação, cuja secretária de educação é a senhora Eleonora Fruet (irmã do Maurício Fruet) de quem recebeu prêmio e distinção. pois muito bem, desse primeiro lugar, depreende-se que, as(os) professoras(es) são a nata em cultura e discernimento naquele seu colégio. Mas, não é assim não! A Márcia, minha esposa, não raro chega aqui em casa revoltada com o que ela ouve das professoras quando elas estão reunidas na sala dos professores. Só para encurtar a conversa, a maioria delas quando recebem esses e-mails difamatórios da Dilma, ficam em pé de guerra contra a candidata, contra o Lula e dizem estar mudando o voto. Para complicar mais ainda, duas delas disseram que iam votar no Tiririca, e disseram com a maior seriedade; Marcia, então lhes perguntou por que é que você vai votar no Tiririca? – Responderam que era para desmoralizar esse bando de ladrões (os deputados). Para acirrrar os ânimos, Márcia disse-lhes que elas não poderiam votar no Tiririca. Ao que elas responderam agressivamente que os votos delas eram livres e elas poderiam votar em quem elas quisessem. Como resposta, Márcia disse-lhes que tudo bem, que enquanto voto de deputado federal, elas estavam adstritas a votarem nos candidatos representativos do estado do Paraná e não em candidatos de outros estados, como era o caso do Tiririca que era do estado de São Paulo.
    Então amigos, como vocês veem, essa onda de boataria tem destinatários exclusivos, que são esse bando de analfabetos funcionais, os quais, estão em toda parte, até mesmo do nosso ladinho, tem uma boa casa, um bom carro, uma boa situação social, tem tudo de bom; só não teem capacidade e cultura suficientes para reconhecer o joio do trigo; e é sobre esses indivíduos que os adversários deitam e rolam.
    Quanto a minha definição sobre votar ou não na Dilma, no mês de abril deste ano eu estava definido sobre o meu voto e este, não houve e não há nada que mude a sua direção. O meu voto é da Dilma, e não preciso mais justificar, a história dos dois candidatos por se já se explica.

  22. PAULO PIRES

    Sr. J. Dean

    O seu conceito de Terrorista é engraçado. Meio ultrapassado, convenhamos. Mas é o seu pensamento.

    Quem sou eu para tentar mudar sua concepção do mundo e especialmente sobre quem é ou não terrorista. Osama Bin Laden é terrorista? e George Bush? Este, para você, deve ser um Santo?

    Acho que, em sua visão, o Bush é angelical. Homem bom. Grande Presidente americano.

    O que eu posso fazer?

    Paulo Pires

  23. João

    Prezado Anderson,

    Utilizo deste espaço democrático para falar somente de uma única verdade, a minha incapacidade.

    A minha incapacidade em ater-me exclusivamente ao tempo presente, mas busco conhecer o passado com o objetivo de preparar-me para o futuro.

    A minha incapacidade em saber que o futuro é construído com base em utopias, não sendo sedimentado na ação dos homens.

    A minha incapacidade em saber que o futuro brasileiro é dado pela economia como variável preditiva, não sendo a economia resultado das ações humanas.

    A minha incapacidade em saber que os grandes escândalos deste país são decorrentes de propinas, corrupção e dossiers, não sendo o homicídio de cerca 50.000 cidadãos brasileiros (http://www.hrw.org/en/node/79209) tema de debate.

    A minha incapacidade em satanizar os americanos pela violência decorrente na guerra do Iraque, que ceifou dezenas de milhares de pessoas em cerca de 8 anos (http://www.iraqbodycount.org/), mas preocupando-me com cerca de 50.000 homicídios/ano no Brasil.

    A minha incapacidade em estar feliz e satisfeito com o crescimento econômico de Conquista, mas possuindo um profundo sentimento de tristeza ao ouvir frequentemente as notícias do plantão policial neste blog.

    A minha incapacidade de não ter nada a perder, por saber que a atual conjuntura política nos levará a pouco ganhar.

    A minha incapacidade em participar da festa e enebriar-me com o champagne, por saber que há muito o que lutar pela liberdade de expressão.

    A minha incapacidade em realizar a dicotomia entre nós e a burguesia, por saber e crer que somos todos humanos.

    Caro Anderson, nem imaginas o quanto a minha incapacidade se faz presente.

  24. PAULO PIRES

    Senhor Redator Anderson Oliveira Santos

    Se os nossos textos e os comentários aqui feito são ficcionais, creio ser importante reconhecer a importância disso. Estamos rigorosamente de acordo com a advertência do grande Shakespeare:

    “O HOMEM É FEITO DA MESMA MATÉRIA DOS SONHOS”.

    Quem há de contradizê-lo?

    Saudações

    Paulo Pires

  25. João

    Caro Anderson,

    Não obstante a “minha incapacidade”, que foi tratada em comentário anterior, sou capaz de lembrar como o dramaturgo inglês tratava o ser humano em sua peça Macbeth.

    O personagem, cujo nome dá-se à obra, demonstra-se ser ambicioso. Ele também acredita em forças sobrenaturais que o ajudam a conduzí-lo ao sucesso, sem antes lembrar que o nosso destino, como meros mortais, está a sete palmos. E na condição de macho, Macbeth é incapaz de se sentir miserável perante sua Lady.

    Como simples humanos, prezado Anderson, possuímos alma. E de que adianta o mundo se podemos perdê-la? Shakespeare faz-nos indagarmos sobre esta questão.

    Além disso, esse autor também chegou a dizer a seguinte frase: “Having nothing, nothing he can lose”.

    Forte abraço,

    João

  26. Carlos gonçalves

    Francisco Silva, me responda uma coisa, sinceramente: você ficaria no Brasil para ser torturado e morto no período militar? rapaz, mas que conversa mais sem nexo! Os que ficaram aqui não conseguiram cair fora, isto sim. Agora todos os homens de bem, sérios, que sempre quiseram o bem do país como Miguel Arraes, Leonel Brizola, Glauber Rocha, Caetano veloso, Fernando Henrique Cardoso, Gilberto Gil e tantos outros são covardes porque fugiram do Brasil né? você estaria disposto a tomar muita borraca nas costas, choques elétricos no órgão genital, ter dentes e unhas arrancados na marra como um conhecido meu que até hoje tem sérios problemas neurológicos e psicológicos por conta da tortura? Dilma não saiu porque ela não pôde meu caro!!!Deixa de conversa fiada!! Você também sairia se pudesse!!! Ninguém seria idiota para tirar ondinha de herói num contexto horroroso como aquele!

    Vamos para o segundo turno! Quero ver a cara de vocês,se José Serra chegar à presidência!
    Tenho nojo neste discurso bitolado, que subestima a inteligência dos outros. Vocês não são o cérebro do Brasil. Lulla não é o dono do Brasil!!!!!

  27. PAULO PIRES

    Caríssimo João

    Parabéns pela humildade.

    Você está corretíssimo. Tudo que assinala está próximo da verdade. Muito mais próximo do que outros que fazem estas tentavias (inclusive eu).

    Eu, que sou um zé nínguém, ou melhor, um paulo ninguém, também me acho incapaz para tudo isso que você menciona.

    Por isso, fico aqui na minha pequeneza, tentanto ou atentando os outros. Sei que isso não vai dar em nada. Não melhorará nada. E tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes.

    Felicidades e parabéns

    Continue sempre nos ajudando com suas observações inteligentes.

    Paulo Pires

Os comentários estão fechados.