Implicância com o PSDB?
Por Paulo Pires
Algumas pessoas estão acusando este colunista [?] de ser tendencioso e viver disseminando idéias contrárias ao projeto peessedebista de governo. Não sou contra o PSDB. Sou contra o que este Partido deixou de fazer. Principalmente quando assumiu o governo do Brasil no período de janeiro/95 a dezembro/2002. Sim, infelizmente, aquela infausta gestão, num período relativamente longo [8 anos] me levou a assumir posição contrária ao projeto administrativo realizado pelos tucanos. Francamente, não estou arrependido em estar do lado oposto. O que acabo de afirmar não pode ser encarado como tendenciosidade, mas sim como uma manifesta declaração que não estou ao lado do senhor Serra ou do senhor Fernando Henrique. Isso é legítimo republicano. Vergonhoso seria a desfaçatez.
TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO
Após oito anos de governo improdutivo, doutor Fernando Henrique deixou a presidência sob baixíssima aprovação e reconhecimento popular. O pouco que fizera [ele mesmo declarou isto em depoimento à TV CÂMARA] o levou a dedicar-se à sua ONG juntamente com o ex-presidente do México Ernesto Zedillo e o da Colômbia César Gavíria. Fernando Henrique é um brasileiro excepcional, um homem de grandes dotes morais, possuidor de uma capacidade incrível de seduzir pessoas. Infelizmente não fez um bom governo. O Plano Real tão propalado pelo PSDB foi idealizado e implantando no governo Itamar Franco. Não se pode deixar de mencionar que os arquitetos e engenheiros econômicos que o elaboraram pertenciam ao PSDB. Mas o Plano [MP 542/94, de 30/06/94] efetivamente ocorreu por inspiração e no governo Itamar Franco. Este não disfarça ironias dirigidas ao pessoal do PSDB quando este associa o Plano exclusivamente ao senhor Fernando Henrique. Mas, e a pedra? Bem a pedra é uma metáfora que sempre se interpõe entre o caminho e o caminhante. Como geralmente ocorre na vida, e foi poeticamente descrito pelo inesquecível Drummond, há sempre uma pedra no meio do caminho. Neste caso a pedra é um ex-líder sindical chamado Lula da Silva.
DA POLÍTICA À CAMPANHA PRESIDENDIAL DE 2010
Na campanha de 2010 dois candidatos estão disputando a presidência do Brasil no segundo turno. O mais votado no primeiro foi a candidata do PT, senhora Dilma Roussef (em quem este colunista agora vai votar). Em segundo lugar ficou o ex-governador de São Paulo doutor José Serra. Os analistas políticos mais isentos (temos no Brasil alguns que não o são), afirmam peremptoriamente que são dois bons candidatos. O senhor José Serra tem um biografia invejável. O homem já experimentou todos os cargos públicos possíveis (acho que menos o de vereador). Os demais cargos de nossa República foram devidamente vivenciados pelo experiente político. Pelo lado do PT temos a senhora Dilma Roussef, que por incrível que pareça nunca exerceu cargo legislativo. Portanto, nunca foi eleita para nada [em votação direta], mas demonstrou não ser inapetente para buscar votos [ninguém pode esconder que Lula lhe ensinou direitinho]. Enfim, são dois candidatos que tem tudo para fazer excelentes governos. O Serra teria mais dificuldade em governar, considerando que o Congresso constituído a partir de janeiro de 2011, é de maioria Lulista. Pior ainda se levarmos em conta o que disse dele [de Serra] o deputado Arnaldo Faria de Sá, PTB-SP: “Serra é um homem cheio de senões!”. Isso dificultaria bastante suas relações com as Casas Legislativas. Em minha avaliação os dois são bons candidatos. Este colunista, que agora vai votar em Dilma Roussef, não pode omitir que as chances para a escolhida de Lula são muito maiores que as do ex-governador de São Paulo. Com ou sem o apoio de Marina Silva. Esta ainda vai avaliar se fica com Dilma ou com Serra. Fará uma consulta às bases para tanto. Se não estou errado, ela vai para o lado de Dilma (mesmo contra as bases, se for o caso). É possível dizer que até aos olhos de um observador menos agudo, fica claro que apesar das divergências Marina/PT, o pessoal a quem ela combateu durante toda sua vida, hoje está ao lado de Serra. Como ficar agora ao lado de quem tanto combateu? É por causa disso que considero remota a hipótese de Marina e sua Base aprovarem um apoio a doutor Serra. A lógica nos leva a essa óbvia constatação. Mas, como a lógica morreu em 1951… Quem é que sabe?
14 Respostas para “Direto da Praça”
Carlos Gonçalves
Meu caro Paulo Pires. Por que o senhor não fala das mazelas do governo Lulla? todos os escândalos de corrupção acobertados, inclusive do governo FHC, a política clientelista, o uso do assistencialista bolsa família como instrumento de angariar votos, todas as incoerências, as manobras, a tentativa de silenciar a imprensa, as alianças espúrias, o flerte com Chaves e Armadinejad? Se o governo do PSDB foi infausto (e creio que foi mesmo), o de Lulla foi o mais imoral de todos os tempos!!! O que percebo é que a campanha de Dilma está desesperada em reverter assuntos como aborto(ela ja se posicionou publicamente a favor, mas pegou mal, principalmente junto às alas mais radicais da Igreja Católica e dos evangélicos – Silas Malafaia ja foi para a TV pedir que os evangélicos não votem em Dilma)- e entra em pânico com a possibilidade de Marina Silva apoiar José Serra ou não declarar apoio a Dilma. Se Marina não apoiar Serra porque no passado combateu a ideologia do PSDB também não apoiará Dilma, pois saiu do PT por não concordar a política do Vale Tudo pelo poder, pela ideologia desvirtuada, pela degeneração moral de muuuitos . Portanto nobre professor, causa-me espanto uma pessoa com a sua formação defender tão cega e incoerentemente um governo que se assemelha a um sepucro caiado. Se o senhor apontasse pontos positivos e negativos não ficaria tão feio. Mas desta forma tais comentários se aproximam do patético!!
Filipe Brrito
É Lógico que quem é da Situação apoia Dilma e sempre vai defende-la sempre dizendo algum argumento que dizem que Marina vai apoia-la excluindo qualquer possibilidade do candidato da oposição ter algum apoio, isso é notório! O povo não cai mais nisso, temos consciência do que estamos lendo, que logicamente apoia o PT e defende logicamente a quem apoia.
Emanoel Alves
Paulo
Estou com o mesmo pensamento seu,infelismente o povo brasileiro tem a memória curta,não lembra que quando o presidente Lula assumiu o Brasil era um País sem moral nenhuma internacionalmente em todos os sentido.dolar era R$4,00 o risco Brasil nem se fala,ninguem queria investir num país onde não tinha rumo certo.Hoje temos uma economia segura,o país ta crescendo em passos largos,mas as pessoa se empreenham pelo ouvindo e pelos os olhos vendo essa rede de televisão que so falam o que é do interesse do grudo deles.Nós se temos que esta sempre lebrando as pessoas mas proximas para lembra que nunca se construi tanto casas populares como hoje nunca se teve poder de compra como hoje.
O brasil parou no governo do mentiroso fernando henrique,mentiroso se!Quem leu um dos livros dele pode se o chamar de mentiroso ppois escreveu uma coisa e quando governo que tinha a oportunidade de colocar em pratica fez tudo ao contrario.Vamos continua sim a lebrar que temos que preparar este país para os nosso filhos e netos pois pra agente não dar mas.
Tenho 56 anos e nunca vi este país tão bem quanto agora comecei a trabalhar com 9 anos.
NÃO VAMOS CALAR,JAMAIS-
PAULO PIRES
Meu Caro Carlos Gonçalves
Mais uma vez obrigado por interferir com observações inteligentes e quase sempre pertinentes. É certo que, como ocorre a todos nós, nem sempre somos felizes ou acertamos em nossas críticas.
Isso, claro, inclui a mim, a você e a todos quem tem opinião.
O Governo de Lula realmente teve uma série de escândalos. Ninguém seria louco de dizer o contrário. O que ocorre é que no outro [do PSDB] também ocorreram muitos (aliás, trazendo muito mais prejuizos para o Brasil). Os PIVETES infiltrados no Governo Lula, por exemplo, jamais conseguiriam “doar” a VALE DO RIO DOCE para os amigos, como foi feito no GOVERNO DO PSDB.
Portanto, me abstenho de falar em VIGARISTAGENS porque nesse ponto TÁ MUNDO EMPATADO (em número de escândalos, mas não em valores nos ESCÂNDALOS. Sabes o valor de uma VALDE DO RIO DOCE?).
Só que o Governo do senhor Lula, REMANEJOU 36 milhões de pessoas das classes “D” e “E” para a classe “C”. TIROU 28 milhões de pessoas da LINHA DE POBREZA ABSOLUTA E FORTALECEU O MERCADO INTERNO COM EXPANSÃO DE CRÉDITO. Isso é pouco?
O APEDEUTA (como lhe chamam os preconceituosos) construiu 14 NOVAS UNIVERSIDADES E EXPANDIU 115 CAMPI UNIVERSITÁRIOS. E como se não bastasse construiu 214 INSTITUTOS TÉCNICOS FEDERAIS.
Mais ainda: Blindou a ECONOMIA BRASILEIRA DE TAL MODO que nem a maior crise do OCIDENTE EM TODOS OS TEMPOS enfraqueceu o PAÍS.
O que é isso? Isso chama-se se Governo.
O Povo Brasileiro hoje sabe que o País tem Governo.
Está pagando o maior salário minimo ao Povo desde 1954.
1 milhão de Casas estão sendo entregues a uma parte dos menos afortunados. 2 milhões serão constuidas no Governo Dilma.
Sabe o que é isso? Governo. O Brasil tem Governo.
Chaves, Ahamadinejad, Morales, etc. etc. SABE O QUE É ISSO?
RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
O BRASIL NÃO SE “ARROMBOU” NA CRISE PORQUE DIVERSIFICOU SUAS RELAÇÕES E COMÉRCIO INTERNACIONAIS.
SE TIVÉSSEMOS, COMO QUERIAM OS DIPLOMATAS DE BOSTA DO PSDB, ENTRADO NA ALCA (para ficar debaixo da bota dos americanos E, NINGUÉM SABE EXPLICAR POR QUÊ, MAS ELES ADORAM FICAR “DO LADO” DOS AMERICANOS PARA LASCAR O BRASIL] ESTARÍAMOS FRITOS, MEU CARO.
PEGUE NO YOUTUBE E VEJA AS CRÍTICAS E OS “CONSELHOS” QUE OS ECONOMISTAS DE MERDA DO PSDB E A IMPRENSA VAGABUNDA (Miriam Leitão e outros safados à frente) DERAM PARA O GOVERNO BRASILEIRO
QUANDO COMEÇOU A CRISE LÁ FORA.
LULA SACANEOU COM TODOS ELES E O MUNDO SE RENDEU A ISSO.
PROCURE SABER O QUE A IMPRENSA INTERNACIONAL FALA DO GOVERNO LULA HOJE. VEJA QUEM TINHA RAZÃO.
SABE O QUE É ISSO? GOVERNO. O BRASIL HOJE TEM GOVERNO.
QUER SABER?
ACHO QUE LULA COMPROU AS EDITORIAS INTERNACIONAIS PRÁ FALAR BEM DELE. É ISSO. DEVE SER ISSO.
NÃO QUERO NEM MENCIONAR TRÊS FERROVIAS, INDUSTRIA NAVAL, ETC. ETC
VOU REPETIR O QUE DISSE EMANOEL ALVES DEPOIS DE VOCÊ: ESTOU COM MAIS DE 50 ANOS DE IDADE E NAO TENHO A MENOR DÚVIDA EM AVALIAR O GOVERNO DO SAPO BARBUDO O MELHOR DE TODOS DESDE QUE ME ENTENDO POR GENTE. HISTORICAMENTE ACHO QUE SÓ O DE GETÚLIO FÊZ TANTO PELO BRASIL. LULA E GETÚLIO SÃO OS DOIS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS. NADA CHEGA PERTO.
SAUDAÇÕES
PAULO PIRES
Carlos Gonçalves
Nâo concordo professor. Isso de ” o melhor governo de todos os tempos ” é coisa de marketeiro do PT que, infelizmente o senhor, na altura de sua experiência, ainda consegue ingerir! Com todo respeito, creio que esta defesa tão apaixonada deve ter algum motivo que não sabemos. Escãndalo é escândalo, esta de valor apara mim é coisa de quem da pouca importância a questões morais e abraça, ainda que de forma inconsciente a velha máxima, mutatis mutandis, do “rouba mas faz”. Apesar da grande popularidade de Lulla, a candidata do governo não foi eleita no primeiro turno. O Brasil está dividido! Um exemplo professor é vitória da Conquista, onde o candidato do PSDB ganhou de Dilma, e ele ainda vem para cá dar início à campanha do 2º turno. Isto para vocês, Petistas deve está sendo difícil, eu entendo…
Gostaria de lembrá-lo, mais uma vez, de uma questão espinhosa neste segundo turno que o senhor não fez nenhum comentário: O ABORTO. Olha, a trabalhadora doméstica de minha casa votou em Dilma no primeiro turno, mas agora execra a candidata de Lulla porque ouviu a mesa opinando de forma favorável ao aborto.
É aí que está o desespero de vocês, dos marketeiros do PT. Como reverter esta situação eim? Lembra quando espalharam que o “Picolé de Chuchu”, caso eleito, iria priovatizar a Petrobrás? pois eh, não teve jeito. O homem desmentiu, afirmou o contrário durante todo o segundo turno mas todo mundo acreditava que ele faria isto mesmo. Quem deve ter espalhado este boato eim? o senhor é inteligente para saber a resposta. Portanto amigo, a coisa não vai ser tão fácil assim no segundo turno.
Quanto à “imprensa sacana”, a imprensa que só elogia o governo não é imprensa verdadeira. Mas voc~es não gostam mesmo da imprensa, tanto é que tentaram calar jornalistas durante todo o governo Lulla. Sabe, acho que a imprensa pega muito leve com vocês! Nem todo mundo é Frankilin Martins, Paulo Pires!!!
Caso José Serra vença ja imagino como o senhor com todo este discurso retórico e de conveniência vai espernear aqui…mas aí não vai adiantar nada, vivemos numa democracia e o senhor terá de ENGOLIR o sapão careca!
Geraldo west
Não entendo como alguém o possa está do lado de um governo com fortes indícios de corrupção e intenções de controle da imprensa, onde um presidente da república prega o fim de um partido político e ainda se diz democrático. não esquecendo da declaracões de José Dirceu que diz que a eleição de Dilma é mais importante do que a de Lula porque é a eleição do projeto político do PT e Dilma nos representa. trocando em miúdos é o retorno de suas insensatas idéias econômicas, e com isso corremos o risco da volta da inflação e da recessão econômica e o que é pior, um retrocesso democrático no Brasil.
Geraldo west
Não entendo como alguém possa está do lado de um governo com fortes indícios de corrupção e intenções de controle da imprensa, onde um presidente da república prega o fim de um partido político e ainda se diz democrático. não esquecendo da declaracões de José Dirceu que diz que a eleição de Dilma é mais importante do que a de Lula porque é a eleição do projeto político do PT e Dilma nos representa. trocando em miúdos é o retorno de suas insensatas idéias econômicas, e com isso corremos o risco da volta da inflação e da recessão econômica e o que é pior, um retrocesso democrático no Brasil.
escrachador
A Corrupção modernosa no país, do final do séciulo XX e início do XXI.Tem duas etapas de certa forma distintas;A corrupção na era FHC, – Não aceita pelo PT e aliados. E a atual aceita pelo PT e aliados(com alguns casos de punição com exoneração).Sobretudo defendida por membros da sociedade,tanto cultos,como ignaros – Falam, apenas da CORRUPÇÃO PASSADA(essa não deveria ser permitida).Mas , defendem fervorosamente os atuais corruptos.Dizendo tratar-se de golpe da imprensa “golpista”!.E os fatos, quando não são requentados,tornaram-se;FACTÓIDES!.
PAULO PIRES
Grande Geraldo,
Esse negócio de controle de imprensa, coisa que nunca aconteceu, foi uma bola dividida em que o presidente Lula entrou e não era prá ter entrado. Era tudo que a IMPRENSA GOLPISTA DO BRASIL queria.
Ocorre que isso não é verdade. OS CORRESPONDENTES INTERNACIONAIS ESTÃO PERPLEXOS COM A INTROMISSÃO DE PARTE (EU FALEI DE PARTE) DA IMPRENSA BRASILEIRA PARA DEFENDER AS VELHAS OLIGARQUIAS QUE ATOLARAM O BRASIL EM 500 ANOS DE ATRASO.
Só que o Povo não come mais esse AGÁ.
O Estadão de São Paulo, acabou de botar prá fora uma de suas mais renomadas COLUNISTA porque ela escreveu algo fora de sintonia com o IDEÁRIO DOS MESQUITA.
CADÊ A LIBERDADE DE EXPRESSÃO?
SÃO UNS CALHORDAS QUE QUEREM RETOMAR O BRASIL, MAS, CURIOSAMENTE O POVO BRASILEIRO VAI DAR UMA BANANA PRÁ ESSES PULHAS.
É isso meu caro Geraldo. Tu lembra de nossa ECONOMIA NAS MÃOS DESSES MERDAS? O BRASIL NÃO TINHA CRÉDITO PRÁ COMPRAR UMA CAIXA DE FÓSFORO. A CADA CRISE NA ARGENTINA A GENTE SE BORRAVA TODO POR AQUI.
ADEUS MUNDO VELHO
SAUDAÇÕES DO VELHO [?) AMIGO
PAULO PIRES
Carlos Gonçalves
Professor Paulo. Se a tirma do PSDB é formada por calhordas a de Lulla também é. Corruptos! enganadores!!!O senhor tem de aceitar este fato! O governo mais corrupto de todos os tempos! Apoiador de Collor e Sarnei! Acobertador de escândalos! Isto sim, é apioar gente que mandou neste país desde o descobrimento! O Brasil não pode continuar nas mãos destes caras!
PAULO PIRES
Caro Carlos Gonçalves
O Brasil sempre esteve dividido.
Entre ricos e pobres. Ricos 5% e pobres 95%.
Hoje os noventa cinco por cento aprovam o LULA.
Gostaria que o amigo, defensor das grandes administrações do PSDB, informasse aos INTERNAUTAS QUE ACESSAM A ESTE BLOG O NOME DE UMA UNIVERSIDADE FUNDADA POR FERNANDO HENRIQUE.
SÓ UMA, NÃO PRECISA FALR DE 115 EXTENSÕES UNIVERSITÁRIAS NEM AS 14 NOVAS FUNDADAS POR LULA.
Por favor senhor Carlos Gonçalves, informe o nome e o local de uma UNIVERSIDADE FEDERAL FUNDADA PELO GRANDE FERNANDO HENRIQUE.
Obrigado
Paulo Pires
Carlos gonçalves
Nobre Professor. Não estou a defender o governo de FHC. O senhor é quem está defendendo cegamente o governo de Lulla da Silva. Olha, se o senhor entende o que é democracia, sabe que esta significa, também, alternância de poder. O PT ja teve seus oito anos, já está mais do que na hora de ceder o lugar para outro grupo. Lulla não é unanimidade como elle, no pedestal de seu inflado ego, acha que é. Lulla não é o cara professor! Na verdade o presidente e seus defensores (o senhor talvez seja um deles)não foram capazes de entender a galhofa do presidente americano. Lulla não é o dono do Brasil, não vai conseguir acabar com os partidos de oposição, como deseja, não vai calar as vozes contrárias, a exemplo do que faz o seu “companheiro” venezuelano.
O que me parece, o senhor, professor Paulo,reflete no que escreve neste Blog o desespero que toma conta da campanha de Dilma:apela na tentativa de desmerecer as vozes contrárias fazendo uso, até, de palavras de baixo calão. Estão sem saber o que vão fazer para que o povo esqueça a desastrosa declaração de que é a candidata petista é a favor do aborto.
Finalizando, de onde o senhor tirou este dado, de que, 95% das pessoas apoiam Lulla? Faltou com a verdade! isto não existe! se assim fosse Dilma já seria a presidente do Brasil. A mim o senhor não engana professor! Quem manda por aqui (Brasil) é o povo e não a vontade de meia dúzia de maquiavélicos! E vocês falaram tanto dos outros eim? falaram, falaram e fizeram e fazem muuuuito pior!!!
Meu amigo, se a vontade do povo for esta, vocês terão de engolir José Serra Presidente, com os 95% de aprovação que o senhor diz que Lulla tem.
Miguel Felicio
Caro Professor Paulo Pires,
Quero parabenizá-lo pelo seu artigo e pela posição corajosa por declarar apoio a candidatura Dilma e pela defesa deste grande governo que hoje comanda o destino do nosso País, com liderança do nosso Presidente Lula. Mais interessante tem sido o debate que você faz, especialmente com o Senhor Carlos Gonçalves, que inicialmente tenta aparentar-se como um moralista que estava contestando os escândalos, mas que no decorrer do tempo, se declarou serrista apaixonado. Dos escândalos, esqueceram do mensalão do do PSDB, com envolvimento do ex-Governado e hoje Senador de Minas Gerais o senhor Eduardo Azeredo e o escândalo mais recente do mensalão do DEM de Brasília com a quadrilha ficha suja de Arruda e Roriz. Todos fazem parte da política serrista.
Só mesmo aqueles, menos avisados, que não tem acesso às informações podem acreditar nessas fofocas como a posição de Dilma com relação ao Aborto. Infelizmente a baixaria tenta tomar lugar dos debates políticos. Professor Paulo Pires, como você fez bonito, puxou a discussão para as questões importantes, para os projetos que tanto tem feito bem ao nosso povo. Sei que o ódio da poderosa classe dominante, que sempre governou nosso Brasil é muito grande. Não admitem que um operário seja o representante do nosso povo. Com um governo exemplar, com louvor, sai a administração Lula. Tiveram, os tucanos, a oportunidade de governar, mas governaram para as elites e os interesses e sob o comando do neoliberalismo. Continuar com o projeto em curso, significa, dar oportunidade para que os brasileiros, especialmente os mais necessitados tenham vez e voz nessa abençoada terra, que temos orgulho de viver que se chama BRASIL.
Mais uma vez parabéns e vamos, com altivez esclarecer o nosso povo para que DILMA prossiga com esse projeto iniciado pelo Presidente Lula.
PAULO PIRES
Caro Miguel Felício
O problema do PSDB, meu caro Miguel, é que o Partido ficou sem dicurso e agora tenta puxar a conversa para um tema da IDADE MÉDIA (o aborto). E, como não quer ficar numa nota só, insiste também em futricas da Casa Civil que por sinal nem foram concluidas (nem o roubo) tampouco a Investigaçao.
O País quer discutir ciência, tecnologia, ampliação dos campi universitários, pesquisa e produção científica, assim como os novos vetores para o Desenvolvimento Sustentável. Mas o velho PSDB (do atraso) repete a ladainha do aborto.
Dilma mudou de opinião e daí? Fernando Henrique quando era presidente era contra a MACONHA e hoje (juntamente com Ernesto Zedllo do Méxido e César Gaviria da Colômbia) defende a DESCRIMINALIZÇÃO DA MACONHA. Opinião muda, só os idiotas mantem-se apegados a equívocos.
Anísio Teixeira, que não era burro, dizia: “EU NÃO TEHO COMPROMISSO COM AS MINHAS IDÉIAS”.
Mas é bom o PSDB manter esse discurso do aborto porque as emissoras de TV possuem gravações do ano passado, onde o senhor SERRA também se pronunciava a favor.
Quer saber? Isso é papo de gente atrasada, querendo misturar Crença com Política e confundindo as pessoas. Uma vergonha…
O Brasil reclama outros temas, outros debates.
Falar em escândalo só aquele da VALE DO RIO DOCE supera a todos os escândalos de nossa História (desde o “patrono” de nossa corrupção o senhor Tomé de Souza).
Saudaçoes
Paulo Pires