Do Uol Política
O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, estará nesta sexta-feira (8) na Bahia para dar largada a sua campanha eleitoral no segundo turno. É o mesmo Estado em que ele iniciou a pré-campanha e sediou a convenção que referendou o seu nome como candidato ao Palácio do Planalto.
A cidade a ser visitada será Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com cerca de 200 mil eleitores e 308 mil habitantes. Conforme lideranças tucanas, o objetivo é agradecer a boa votação obtida no primeiro turno no município, que é liderado pelo PT.
Por trás dos agradecimentos, porém, pode haver o propósito de tentar ampliar ou ao menos assegurar os 41,02% de votos conferidos ao candidato tucano contra os 39,43% da candidata do PT, Dilma Rousseff, pois o PT está mobilizado para tentar tirar essa diferença em 31 de outubro. É o que diz o presidente municipal da legenda, Rivaldo Gusmão. “Certamente nós reverteremos esse quadro. Estou articulando através do governador Jaques Wagner (PT), um grande comício com Lula e Dilma no próximo dia 15”, adianta Rivaldo. O líder petista acredita que o feito do candidato tucano, em terreno petista, se deu em razão de uma onda de boatos que circulou pela internet nos últimos dias da campanha, atribuindo a Dilma declarações que, afirma Rivaldo, seriam inverídicas. A petista teria dito: “Nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória”.
“Essa mentira provocou uma celeuma na cidade, onde a maioria da população é evangélica. Tentamos reverter junto às igrejas, mas não conseguimos. Infelizmente isso mudou o resultado que esperávamos”, diz o presidente do partido, explicando que, em 2002, Lula também perdeu para Serra em Conquista, mas a seu ver, por falta de empenho da coordenação da campanha. “Dessa vez não houve falta de empenho”, garante, lembrando que Wagner ganhou na cidade com 67% dos votos válidos.
Político, radialista e segundo candidato a prefeito mais votado no município em 2006, recebendo 43 mil votos, Herzem Gusmão tem outra visão. Acredita existir “certo cansaço do modelo petista de governar”, aliado ao fato de o prefeito Guilherme Menezes (PT) “não estar conseguindo repetir o desempenho do primeiro mandato (1996/ 2000). Além disso, diz ele, o prefeito teria promovido alguns rompimentos dentro do próprio partido.
“Existe um outro ponto importante, Guilherme fez muito pela saúde na cidade, no seu primeiro governo, com a ajuda de José Serra, que era ministro da pasta. Isso o povo não esquece”, sustenta Herzem, que hoje milita no PMDB, mas participou da disputa municipal pelo PSDB.
História de oposição
Vitória da Conquista notabilizou-se na Bahia por ser um reduto historicamente de oposição, durante todo o período de predomínio do carlismo (força política liderada pelo falecido senador Antonio Carlos Magalhães, do extinto PFL).
A prefeitura é comandada pela quinta vez consecutiva pelo Partido dos Trabalhadores. O prefeito é o médico Guilherme Menezes, um homem de poucas palavras, mas uma das estrelas petista no Estado. Ele foi reeleito após a primeira administração. Em seguida exerceu uma legislatura parlamentar como deputado federal, tendo feito o sucessor na prefeitura. Há três anos, foi conduzido ao terceiro mandato no município.
Programação
Serra deve chegar a Conquista por volta das 14 horas. Logo após o desembarque, seguirá em carreata até o centro comercial da cidade, passando pelas principais avenidas de Conquista. No centro, ele fará um corpo a corpo e depois receberá de lideranças locais um documento contendo as principais reivindicações da região, que deverão ser incluídas no seu programa de governo. Ainda no local, o candidato deverá atender a imprensa, logo após a programação.
4 Respostas para “Serra retoma viagens com giro pela Bahia”
wesley
Então quer dizer que o tal Herzem que a anos atraz apoiava o PT, ai na eleição para prefito era do PSDB e agora candidato a deputado federal pelo PMDB, teve pra prefeito 43.000 votos e agora p deputado 31.650…se eu fosse ele me preocupava pois seu eleitores estão reduzindo. Quantos votos ele terá na proxima eleição? e Qual o partido ele estará na proxima eleição?
Fellipe Souza
Não adianta trazer Lula, Dilma aqui o povo de Conquista já está cansado do PT. Aqui todos já sabem o que quer, Serra Presidente! Ouço nas ruas, amigos, colegas todos me dizem que vai votar no Serra, agora sim embalamos nessa campanha, só precisavamos desse 2º Turno! Viva o Brasil, precisamos resgatar a nossa Democracia de volta! Com Serra o Brasil pode mais!
Filipe Brrito
Não adianta trazer Lula, Dilma para Conquista, o povo daqui está cansado do Governo do PT no Brasil, Vitória da Conquista já sabe o que quer: José Serra, a tempos já, desde a última eleição para Presidente que queremos mudanças e todos sabem disso. Por onde eu passo, colegas, amigos, familiares me dizem que vão votar em Serra e inclusive alguns que votaram em Marina no 1º Turno. Eu nao estou aqui escondendo ninguém, nem defendendo, só é a realidade, só ver quem não quer, ou seja os que apoiam o Governo que não admitem de jeito nenhum esse crescimento de Serra no 2º Turno. Eu quero a Democracia de volta, liberdade, verdade, que Serra Presidente! Por um Brasil melhor e mais justo!
wesley
serra venceu aqui por que a Esquerda dividiu entre Dilma e Marina, o que não vai ocorrer no segundo turno assim como aconteceu na Reeleição de LULA.
Os Conquistenses ja elejeram uma administração Petistas por 5 vezes (ate hoje) e teve como Governador mais votado Wagner do PT.