Sobre a Pesquisa

Por Paulo Pires

Um trecho da análise de dados da pesquisa informa:

“Considerando-se todos os votos, Dilma tem 46,2%, ante 42,7% do oposicionista. Em ambos os cálculos, a diferença fica no limite da margem de erro, o que caracteriza empate técnico. Votariam em branco e nulo 4% dos entrevistados, enquanto 6,6% estão indecisos. Na pergunta espontânea, em que nenhum nome é apresentado, a petista tem 44,5%, ante 40,4% de Serra”.

 “A maioria dos entrevistados acredita que Dilma será a vitoriosa na disputa (59,6%). Ela permanece com menos restrição de votos em relação a Serra. Enquanto 35,4% dizem que não votariam na petista, 37,5% afirmam que não escolheriam o tucano”.

“Dois terços dos entrevistados não assistiram ao primeiro debate entre candidatos, no domingo (10), e apenas 30,9% acompanharam na íntegra ou em parte ao programa. Entre estes, 54,7% consideraram que Dilma saiu-se melhor”.

“O levantamento, que tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, foi registrado no dia 8 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 35.560/2010. Foram entrevistadas 2 mil pessoas de 136 municípios em 24 estados, dos dias 11 a 13. Trata-se da 106ª rodada de pesquisas do instituto para a Confederação Nacional do Transporte (CNT)”.

Esta coluna depreende que dos números alcançados e por todas as análises levantadas na pesquisa, o “empate técnico sugerido” indica incontestavelmente que a candidata Dilma Roussef será a vitoriosa em 31 de outubro.

Seja pelo desempenho nos debates (54,7% apontaram Dilma melhor que Serra), seja pela rejeição popular onde Dilma tem 35,4% e Serra é rejeitado por 37,5%, seja pela escolha espontânea em que Dilma é escolhida espontaneamente por 44,5% enquanto  Serra fica com 40,4%, ou, por último,  pela indicação real onde a petista mantém em todos os Institutos no mínimo 6% de votos diferença, representando 8 a 10 milhões de votos.

Qualquer curioso [não especialista] observa que de cima para baixo, de um lado para outro, o confronto dos números [quando negativo ela tem menos, quando positivo, ela tem mais] mantém a petista Dilma na frente do tucano Serra. Isso vem ocorrendo desde junho e não vai mudar em 15 dias.

Não há a menor dúvida que Dilma ganhe, mesmo com diferença inferior ao que queria o pessoal do PT.

Além do que, surgiram dois fatos novos de ontem para hoje, a favor da petista, que  tranqüilizam mais a turma do Lula  na apuração dos votos. Só depois da apuração  é que esses fatos podem ser  revelados. Primeiro as urnas, depois…


18 Respostas para “Sobre a Pesquisa”

  1. alex

    Para quem acredita piamente em pesquisas.O José Serra cresce a 1000000/dia!. Desse jeito é como uma máquina “caterpilar’,tal rolo compressor!. VIVA O BRASIL AINDA TEM ESCAPATÓRIA!.

  2. Carlos gonçalves

    Para quem ganharia a eleição no primeiro turno eim Professor? Mas o desespero é visível da turma do PT. O que seriam estes fatos novos? um golpe de estado? a impugnação da candidatura do Serra? parece que já estão sentindo que, desta vez não vai dar eim Paulo Pires?

    Se Dilma ganhar, palma para vocês. Mas se perder quero ver a sua cara, quero ver, daqui a alguns tempos, esta coluna está defendendo o PSDB e sua trupe! Todos vocês são adeptos ao discurso da conveinência!!!!

  3. João

    “Esta coluna depreende que dos números alcançados e por todas as análises levantadas na pesquisa, o “empate técnico sugerido” indica incontestavelmente que a candidata Dilma Roussef será a vitoriosa em 31 de outubro.” Como pode um professor universitário escrever uma coisa dessas??? Dá para imaginar que tipo de análise dos dados estatísticos é realizado em sua produção acadêmica.

    Além disso, diz possuir informações privilegiadas…

  4. wagner ferraz

    Professor, poderia dizer que fatos são esses?

  5. Baltazar

    Professor, as pesquisas também disseram que Dilma seria tranquilamente eleita ainda no primeiro turno…
    Entretanto, o que foi que se viu? Uma dose amarga de frustação,choro na barra do travesseiro e ranger de dentes, não foi?
    Portanto, repetir essa lenga-lenga de vitória fácil, de dois fatos novos que só depois da apuração podem ser revelados, enfim, esse “171”, esse “caô” desmesurado do seu texto está parecendo história atravessada de quem tá se borrando de medo daquilo que as urnas vão revelar logo depois das eleições.
    Se realmente surgiram “dois fatos novos a favor da petista” o senhor não acha que os marqueteiros da candidata já os estariam alardeando, como tábua de salvação, a fim de fugir do empate técnico configuradíssimo entre Serra e Dilma?
    Ainda bem que a sua coluna se autodenomina “Direto da Praça”, o que equivale dizer que ela se nutre de argumentos do senso comum, verbalizados pelo político/torcedor apaixonado, cego por uma fé profana que, qual quimera, permite interpretar pesquisas
    de opinião sem nenhum critério científico.
    Não menospreze a inteligência dos seus leitores, porque este é o erro que o PT tem cometido contra os seus eleitores…

  6. Carlos Gonçalves

    Os defensores da candidata do PT usam argumentos de acordo com suas conveniências de poder. Os observadores mais atentos podem detectar que, desde a campanha política de 1989, o PT vive ao sabor dos ventos da conveniência. Chegaram ao cúmulo de darem as mãos a seres execráveis da política como Collor e Sarney em nome do “bem da nação”. Venderam a alma a satanás! Outra estratégia é desqualificar os adversários e não tolerar opiniões em contrário. Hoje a candidata de Lulla reclama dos boatos a seu respeito, coisa que os Petistas sempre fizeram com maestria ao longo de sua história.
    O nobre professor Paulo Pires age assim, ao sabor dos ventos. Quando Marina Silva veio a Vitoria da Conquista, fez um poema se derretendo em amores pela senadora. Não duvido de ter feito algo parecido na última sexta-feira, por ocasião da visita de José Serra. Só não publica porque aí pegaria muito mal. Mas não dividem: se Serra vencer as eleições, em breve a coluna “Direto da Praça” viverá novos tempos.
    O discurso falacioso pelo qual o professor foi contaminado prega que a história do Brasil começou a ser escrita a partir de 2002. ENGANO! As melhorias substanciais conquistadas são frutos de uma semeadura do passado. Exemplo é a estabilidade da economia. O mote do discurso Lullista (chamo, também, de discurso Pirista) está em esconder a não resolução das causas de mazelas sociais, a exemplo da distribuição desigual de renda, mas alardear a mitigação das conseqüências ( o bolsa família é o maior exemplo). Enganam, assim, quem vê suas aflições temporariamente resolvidas, sem saber que o gérmen da causa continua bem vivo.
    O Discurso Lullo/Pirista despreza princípios outrora tidos por eles como fundamentais para o exercício do mister público – ah, que nada! não se deve dar importância aos desvios de conduta, ao clientelismo, à troca de favores, ao dinheiro em meias e cuecas, ao tráfico de influência se a popularidade está tão alta e o povo está tão satisfeito com a mitigação das mazelas não é? – PT antes era sinônimo de seriedade. Hoje… Notem que em nenhum momento o colunista acima citado fala ou reconhece as corrupções do governo Lulla, só aponta as mazelas do de FHC que o próprio Lulla jogou para debaixo do tapete. O Professor Paulo falou, em comentário recente dos calhordas do PSDB. Não há dúvidas de que tal partido os tenha, mas em matéria de calhordice quem tem Delúbio Soares, Genoíni, Zé Dirceu, Collor, Erenice e afins no elenco não possui condições morais para jogar pedras no telhado do vizinho.
    Se o grande baiano Ruy Barbosa ainda estivesse entre nós diria: “companheiros”, estes conselhos são para vós: ”O homem público é o homem da confiança dos seus concidadãos, o de quem eles esperam a ciência e o conselho, a honestidade e a lisura, o desinteresse e a lealdade, é o vigia da lei, o amigo da justiça, o sacerdote do civismo. Não pode ser o composto de uma tribuna e uma alcova, de uma escola e um balcão, de uma pena e uma gazua, de uma consciência e uma máscara. Só assim estará na condição de inspirar fé aos seus conterrâneos; e, se na fé consiste a crença, na fé a segurança, na fé a salvação, ninguém põe sua fé senão onde tenha a convicção de se achar a verdade”

    Ruy Barbosa

    Oxalá o discurso Lullo/Pirista não perdure por mais tempo em nosso Brasil. Mas os efeitos desta política nefasta/populista sentiremos em um futuro próximo, infelizmente.
    Em tempo: a estratégia agressiva da candidata do PT no debate da TV Bandeirantes não funcionou. Tanto é que Serra continua crescendo. Agora o nobre professor insinua algo a ser anunciado depois do dia 31 de outubro. Que coisa mais ridícula! A propósito professor, o “amigo” lá do Irã disse mais uma vez que Israel tem de ser varrido do mapa….

  7. João

    Prezado Anderson,

    Creio que cometi um excesso no comentário anterior devido ao forte impacto causado à inteligência humana. Foi uma indelicadeza de minha parte realizar uma colocação ad hominem.

    No entanto, lembro-me de uma palestra proferida no ano passado pelo Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Marco Antônio Raupp, que na condição de matemático disse, de forma bem humorada, considerar a Estatística uma bruxaria. Desse modo, utilizo-me do mesmo humor do Prof. Raupp para dizer que tal parágrafo que causou-me espanto é uma demonstração de que as práticas de bruxaria são utilizadas sem o conhecimento de seus manuais. Nesta hora o feitiço pode vir contra o feiticeiro.

    Abraço,

    João

  8. PAULO PIRES

    Parabéns João,

    Você demonstrou, pelo segundo recado, ser possuidor, mais uma vez, de humildade. Quero dizer, certa humildade.

    Isso mesmo, humildade relativa porque há em suas inteligentes observações ainda um tom MEIO ARROGANTE. Em seu timbre INTELECTUAL subjaz a altura e a extensão de alguém (professor inciante) que se pretende realizador de produção científica de capaz de soluções para os grandes problemas da Humanidade.

    Até Gilberto Freyre um dia pensou assim. Depois ficou mais experiente, viu que não era tão grande e imprescindível como pensava.

    A PROPÓSITO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NÃO É DEUS, NEM TEM VERDADES GUARDADAS CONSIGO. SINTO-ME CADA DIA MAIS DISTANTE DA SABEDORIA,DA VERDADE. EM ESTATÍSTICA SOU UM CARA COMPLETAMENTE IGNORANTE E FIQUE MAIS AINDA QUANDO DEI UMA LIDA NUM LIVRINHO INTITULADO “COMO MENTIR COM ESTATÍSTICA” DO AMERICANO DURREL HUFF. MAS QUEM FALOU GOSTOSO SOBRE O MÉTODO ESTATISITO FOI O EX-MINISTRO ROBERTO CAMPOS. UMA DELÍCIA…

    NUNCA CONSEGUI, MESMO QUE TENHA SIDO P0OR POUCO TEMPO, SER O PORTA ESTANDARTE DA VERDADE. ISSO É COISA PARA GÊNIOS.

    SOU APENAS UM POBRRE AMADOR. ADORO SACANEAR EM BLOGS. PRINCIPALMENTE EM ÉPOCA DE POLITICA QUE É O TEMPO DA SACANAGEM.

    QUEM NÃO GOSTA DE SACANAGEM? CLARO, COM MUITO RESPEITO. ESSE NEGÓCIO DE CHAMAR O CARA DE VIADO, A MOÇA DE PUTA, NUNCA FIZ NEM FAREI.

    MINHA CIÊNCIA A CADA DIA SE MOSTRA INDIGENE OU INSUFICIENTE POR ISSO A CADA DIA, BAIXO MAIS A MINHA BOLA.

    SOU UMA CURVA (OU LINHA?) ASSINTÓTICA.

    QUANTO AS ELEIÇÕES NO BRASIL, COM ESSES CANDIDATOS, ESSA MÍDIA, E NOSSA HISTÓRIA DE CORRUPÇÃO, AGORA DESCAMBANDO PARA UM FALSO MORALISMO, A MINHA ÚNICA OPÇAO É SACANEAR E FICAR COM O LADO MENOS PODRE (ou o que fêz mais pelos pobres do País).

    ELEIÇÕES NO BRASIL NÃO OBEDECEM A NENHUMA LÓGICA. A NÃO SER A PICARETAGEM DE POLÍTICOS VAGABUNDOS QUE FAZEM CAMPANHA NÃO SOBRE SUAS TRAJETÓRIAS OU REALIZAÇÕES, MAS SIM EM CIMA DO QUE PODEM ASSACAR CONTRA OS OUTROS. ELES SE MERECEM.

    OS INSTITUTOS CIENTÌFICOS (?) DE PESQUISA ELEITORAL COM TODA A PARAFERNÁLIA E ANALISTAS GENIAIS NÃO CONSEGUIRAM DETECTAR, POR EXEMPLO, QUE DE UMA SEMANA PARA OUTRA MARINA SILVA CRESCERIA 8 (OITO) PONTOS. MAS EU NÃO LHES TIRO O MÉRITO.

    ELES ENTENDEM DE PESQUISA, MAS NÃO DE FORÇAS OCULTAS (olha o Jânio Quadros aí, gente!).

    Um abraço para todos

    Paulo Pires

  9. JÂNIO DE FREITAS

    Caro Prof. Paulo Pires
    Concordo com sua avaliação é bem concreta,verdadeira e lógica.
    Entretanto quero arriscar percentuais para a eleição, creio que Dilma obterá de 49,5 a 52,8 dos votos válidos e o candidato tucano Serra deverá ficar entre 45,3 a 48,7 por cento dos votos válidos.Sendo assim teremos uma mulher dirigindo o nosso País.
    Jânio de Freitas
    Analista Politico

  10. João

    Prezado Anderson,

    Bruxarias (sic) estatísticas à parte, teço poucas palavras sobre a escrita em caixa alta. Esta dá-nos a impressão de que o emissor da mensagem, em momentos de cólera, está a gritar conosco. Além de ser indelicada, a utilização da caixa alta não é usualmente bem vista, sendo não permitida nos comentários do blog do jornalista esportivo Mauro César Pereira (http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira) e até mesmo justificativa para a demissão da contadora neozelandeza Vicki Walker (http://www.nzherald.co.nz/nz/news/article.cfm?c_id=1&objectid=10594014), como exemplos.

    No entanto, essas palavras de cólera, quando dirigidas a minha pessoa, apenas expressam o mesmo sentimento da situação neste pleito presidencial, cuja origem encontra-se nas suas próprias inconsistências.

    Aproveito o gancho presidencial para finalizar este comentário com as palavras de um célebre professor conhecido meu, que as proferiu em virtude da possível virada no segundo turno: “Vacilatus sund, enrabatus est”.

  11. Carlos Gonçalves

    Pronto! Paulo Pires disse tudo: “SOU APENAS UM POBRRE AMADOR. ADORO SACANEAR EM BLOGS. PRINCIPALMENTE EM ÉPOCA DE POLITICA QUE É O TEMPO DA SACANAGEM.” Não se pode levar mesmo a sério quem faz uma declaração deste tipo. Mas olha professor, se sua candidata perder, o que com certeza não será uma sacanagem com o BRasil, prepare-se, pois muita gente vai te “sacanear” viu? rssss
    Se dima perder, quero ver a tua cara professor. Vou rir muito do senhor. kkkkkk

  12. FRANCISCO SILVA FILHO

    Amigos, em especial, o Baltazar, se o professor Paulo Pires disse que há dois fatos que só poderão ser revelados dpois da eleição em 31 de outubro, é porque tem que ser assim. Acredito, pois, se eles existem, quem quer pegar passarinho, digo: TUCANO, não diz xô (espantar o passarinho, digo: o TUCANO). Duas informações privilegiadas valem por quase 137 milhões (de voto é claro! Não é dinheiro de cueca, não!). FUI!

    P.S.: Ops, professor Paulo Pires, neste instante em que faço este comentário, tentei lhe falar ao telefone e deu mensagem da OI… Bom, veja lá o que é que há com o seu telefone. Tá chegando o dia de você vir me visitar aqui em Curitiba. Abraços

  13. PAULO PIRES

    Caros João e Carlos Gonçalves

    Mil perdões, João, se a caixa alta que usei feriu os seus timpanos. Jamais pretendi isso. Ao mesmo tempo quero externar o seu elevado grau acadêmico para troca de idéias tão engraçadas e totalmente levadas ao tom de blague, chiste e gozação que permeia a vida deste blogueiro sem vergonha que sou eu.

    Não me leve a sério. Sou um histrião, um bufão, um pseudo jogral, menestrel, segrel, sei lá quem sou…

    Minha vida é fazer e sentir gozações. Piso tanto na bola que já me acostumei a dar risadas disso. Tudo prá mim é lúdico (ah, como eu queria ser um Feynnman!), onírico.

    De vez em quando paro, olho para as pessoas graves. Ah, como elas são graves, importantes, inteligentes.

    Eu não. Sou um bestão. Ou, como o Tiririca está em alta, acho que sou um ABESTOLADO.

    Meu amigo Carlos Gonçalves, sem sacanagem, no dia 31 próximo, por volta das 20 horas, já sabemos QUEM LEVOU CHUMBO. Acho que vai ser o Carequinha (aluguma coisa me diz isso…).

    Bem, seja quem for o vencedor (ao vencedor as Batatas, lembra disso?) abriremos um CHAMPÃ (de entrada) para depois mergulharmos no mundo maravilhoso das “águas” das terras altas da Escócia. Vai ser tão bom…

    Não fique preocupado se Dilma perder e o pessoal ficar tirando sarro (como dizem os paulistas) com o seu velho amigo aqui.

    Eu e mestre Darci, já nos habituamos a perder sorrindo. Vai ser a maior gozação, claro.

    Mas se prepare também para eu puxar as suas orelhas (no sentido metafórico).

    Saudações aos dois amigos.

    Quanto a expressão latina citada pelo Prof. João, vale lembrar duas que traduzem quase o mesmo sentido (uma em latinóide e outra em portuguesóide):

    1ª) “BOBEATUS SUNT, ENRABATUS EST”. (olha a caixa alta, aí gente)

    2ª) “O orifíco anular corrugado, localizado na parte ínfero lombar da região glútea de um indivíduo em alto grau etílico deixa de estar em consonância com os ditames inalienáveis dos direitos individuais de propriedade”.

    Resumindo as duas sentenças: Quem entra “fundo” em Boteco ou na Politica está sujeito a isso aí. Portanto, não nos espantemos, nem nos surpreendamos.

    Saudações aos amigos, e

    Continuem me criticando (eu mereço!)

    Paulo Pires

  14. alex

    Falando em sacanagem(uma das especialidades do autor do texto),de falta de seriedade,de folclore!.Não sei por qual motivo, ou quais motivos.O segundo turno deixou de ser aplicado no 15 de Novembro(Proclamação da República).Tendo sido transferido para o enigmático dia 31 de Outubro(Halowween na cultura winka americana).A impressão que um país como este é realmente guiado por;”Forças Ocultas”. E o professor deve conhecer!.

  15. Carlos Gonçalves

    Dilma vencendo nobre professor, curvarei a cabeça para que o senhor puxe minhas orelhas. Mas se perder, não vou aliviar nem um pouco. Vou tirar sarro de sua cara mesmoooooooo. Da só não, de todos quanto defendem este governo corrupto de Lulla.

    Francisco Silva, o senhor só não é mais insensato, incauto e petulante porque a terra não ajuda….

  16. PAULO PIRES

    Senhor Redator Anderson Oliveira

    Agora estamos remidos, chegou uma pessoa séria: ALEX

    Essa é a pessoa que o Brasil esperava. Homem sério, inatacável, sem defeito.

    Parabéns Alex, nós lhe outorgamos o titulo de Cavaleiro da Corte da Seriedade nesta cidade de Camelot

    Saudações e continue sempre assim

    Paulo Pires

  17. francisco silva filho

    Carlos Gonçalves, sou da opinião da qual as pessoas só dão aos outros aquilo que lhes transbordam, aquilo que lhes sobram, aquilo que lhes são demasiados comuns em suas personalidades. E com o senhor não há de ser diferente. Os adjetivos com os quais acabas de me qualificar, por certo, já estão apodrecendo dentro de ti. Só tenho lamentar, que estou me dirigindo a um fake. Tudo bem, aceito, até porque, a coragem é uma qualidade só dos virtuosos; os que não tem coragem escondem-se em fakes, anonimato ou pseudônimo. Eu prefiro aparecer com meu nome verdadeiro, não me importo em ser telhado e alvo os covardes (eu não sou covarde!).

  18. PABLO LUZ

    Caros revoltadinhos da estrela – João e Carlos – Paulo Pires é um professor competentíssimo, brincalhão, experiente e principalmente carismático!
    Aos dois que hoje devem estar intalados com a vitória de Dilma ehehehehehe resta apenas rir de vocês ehehehhehehehe…
    Dilma é A NOSSA presidente, aceitem ou não ela governarÁ para os interesses de quem certamente votou nela.
    APOSTO QUE OS DOIS VÃO FICAR QUIETINHOS DA SILVA EHEHEHE!! BOA INDIGESTÃO, A SOBREMESSA É LULA EM 2014!!
    É LULA, DILMA E VIVA A FORÇA DA MAIORIA!
    CONTRA A UNIÃO NINGUÉM PODE!!

Os comentários estão fechados.