Por Fábio Sena
Não há geração espontânea de qualidade de vida. A qualidade de vida depende de investimentos públicos e privados. E não basta ter vocação, é preciso ter oportunidade.
É melhor abrir um comércio numa rua amontoada de lixo ou numa rua onde a Prefeitura mantém uma rotina de limpeza? É melhor arriscar um negócio numa cidade onde sua família não pode morar ou numa cidade onde há escolas e unidades de saúde, públicas e privadas, para seus familiares? Sua casa é mais valorizada numa rua sem qualquer infra-estrutura ou onde o governo implantou esgoto, asfalto, energia e transporte?
Antes de Lula, os outros governos concentravam o dinheiro público nas cidades do Sul e Sudeste do país, discriminando as outras regiões. Você lembra como era Vitória da Conquista até 1996? Ruas entulhadas de lixo, transporte público da pior qualidade, apenas 06 postos de saúde e o08 médicos para toda a população, servidores com salários atrasados em até seis meses, completo descrédito da Prefeitura no comércio, milhares de crianças sem escola. Era o caos.
A partir de 1997, governo municipal e sociedade começam uma nova realidade. Atualmente, 90% do Município têm coleta de lixo regular e 100% dos bairros é servido por transporte público com rotina de horário. São quase 50 mil crianças matriculadas em escolas municipais e com transporte escolar garantido.
A Prefeitura mantém o Hospital Municipal Materno-Infantil Esaú Matos, único com UTI neonatal e residência médica no interior da Bahia, 38 equipes de Saúde da Família distribuídas nas zonas urbana e rural, mais de 300 médicos. E nesses últimos anos chega pavimentação asfáltica a diversos bairros e o esgotamento sanitário alcança mais de 75% do Município, com previsão de ampliação desse percentual para mais de 90%.
O governo começo 1997 contando, exclusivamente, com o apoio da população. E muitos avanços foram obtidos. Depois de 2003, passamos a contar, também, com o apoio do Governo Lula, e, em seguida, do Governo Wagner. Hoje, podemos dizer que Vitória da Conquista avançou mais rápido do que era possível se não houvesse a firme decisão do governo Lula de investir nos Municípios brasileiros, sem qualquer distinção partidária ou regional, gerando emprego e distribuindo renda para manter as economias locais.
É esse compromisso com a justiça social que diferencia o projeto político de Lula e Dilma daquele “direitoso” representado por José Serra, Fernando Henrique e seus partidários. Sem dúvida, com Dilma na presidência, Vitória da Conquista se manterá no centro dos investimentos públicos para atrair mais desenvolvimento econômico e social.
7 Respostas para “Dilma e Vitória da Conquista”
Luiz
Isso de fato é verdade, melhoramos muito mesmo. Mas acho que o PT poderia consolidadr de vez Vitória da Conquista como um polo regional e, sendo assim, torná-la independente de outras cidades que possuem órgãos públicos em seus territórios e exercem supremacia sobre a segundo maior cidade do interior baiano.Algo estranho mesmo. Alguém me expique, mas adianto que não é fácil aceitar justificativas porque isso está fora de qualquer lógica, então me digam por que Itabuna recebe muitos conquistenses em seus hospitais e clínicas para serem atendidos pelo SUS? Por que exames específicos como por exemplo,CINTILOGRAFIA e OUTROS PARA DIAGNÓSTICO DE CÂNCER, não são realizado pelo SUS de VDC? Mas são feitos em Itabuna, que já atende uma grande região e mais a sudoeste – isso é algo inaceitável. Tem mais coisas que sempre leio sobre essa dependência de VDC e sempre de Itabuna, por quê?
Até de Brumado (bem menor) dependemos da Cia de Policia Rodoviária – temos motivos para reclamar ou não? Acho que falta interesse,cobranças, mobilizações, representatividade e projetos para nossa cidade. Vamos aguardar e ver as ações dos nossos deputados eleitos: José Raimundo, Jean Fabrício e Waldenor, além dos senadores que têm alguma simpatia por VDC – Walter Pinheiro e Lídice da Mata.
ademaio martins
Só sei que o povo em conquista esta cansado do PT local só fala de 1996 para da medo na população ,isso nos dia de hoje não pode mais acontece porque tem a lei de responsabilidade fiscal um gestor não pode atrasar os salários
Ana Brito
Desde quando FHC, Serra são de dieita?
Se os admnistradores anteriores não cumpriram suas obrigações em Vit da Conq é realmente uma pena, nem porisso justifica vc dizer que os seus são os deuses. Não fazem mais q obrigação e muito mais deveriam ter feito com apoio do Lulinha e Vagnerzinho.É muita propaganda e pouco trabalho.
Narciso Oliveira
O problema da população de conquista é que as pessoas só pensa no passado. Mas nós não estamos mais no passado, estamos no presente. É verdade que conquista melhorou muito, mas tem muita coisa para fazer. Se o prefeito atual não esta conseguindo melhor. Temos realmente de mudar. Colocar uma pessoa que queira realmente mudar Vitória da Conquista. Hoje a saúde esta precaria. Falta tudo, por exemplo: falta médicos, rémedios e fora o transporte público que é um lixo. Ónibus sujos, nunca chega no horário, super lotados… Se eu for descrever todos os problemas de Conquista vou passar vários dias aqui. Eu agradeço o espaço e chega de PT vamos da oportunidade para outro candidado para ver o que acontece.
geraldowest
Isso tudo realmente aconteceu até a chegada do Real, depois dele realmente muita coisa aconteceu para melhor, e não devemos isso ao Sr. Lula, ou melhor podemos até agradecer mesmo, afinal se ele com sua turma mudase alguma coisa, realmnte estariamos todos lascados!!
Mas ainda bem que não fez nada, e deixou para colher os frutos e dizer que tudo foi ele.
A propósito só para sua informação o Esaú Matos está sem médico obstétra a muito tempo, e quem precisar de uma consulta médica tá Ferrado, gostaria de saber aonde estão esses 300 médicos??!!
Séra que o Fabio está falando sobre que cidade mesmo??!!!
Tirando a avenida Integração e Olivia Flores e o Samu que nunca vem quando precisa, o que veio pra mais Pra Conquista??? Você poderia postar aqui o que veio do governo Federal e Estadual pra Conquista desde 2003!!
Yende
Vit da conquista é uma cidade dinâmica, de comércio forte e abrangente.Cresce não por mérito do poder público mas apesar dele.Se tivesse apoio dos governos federal e (principalmente)estadual já teria um aeroporto e outros investimentos estruturais que fariam dela não a segunda mas a primeira cidade do interior do Nordeste.
Raul
Dilma e Vitória da Conquista: então receba o cajado de Jacó!