Seja um herói da sua própria história

Por Edvaldo Paulo de Araújo

Vejo sempre pessoas queixando da vida.Vejo sempre pessoas comentando acontecimentos casuais e nunca conteúdos, esperando que alguma coisa aconteça e nunca as vejo  como fazerem acontecer.As analises que precisam ser feitas do conteúdo para que as mudanças aconteçam. Sempre as mesmas discussões banais “flamengo e vasco”, “noticia escandalosas do dia” sempre,sempre mesmice.A discussão sobre o acumulo do  premio da loteria e essas lojas apinhadas de gente a procura da sorte grande.

Num consultório médico, numa clinica a TV ligada nos programas fúteis ou as fofocas do dia-a-dia.Como diz meu amigo Jose Carlos Fernandes, “adoro fofocas, só não tenho tempo de faze-las” ou seja o querido amigo tem coisas mais importantes a serem feitas.

As pessoas geralmente e comumente ver no herói, aquele empunhando uma espada, num belo cavalo branco que vence tudo e todos e fica sempre com a moça mais bela. Uns de maneira infantil vêem em um lutador de combates orientais, vencendo mais de cem lutadores ou então o caubói que com uma arma de seis tiros, elimina inúmeros bandidos.

 A nossa sociedade costuma ter como seus heróis pessoas ricas, famosas, bonitas,talentosas, políticos exercendo o poder etc. Nada contra essas pessoas, respeito e até admiro algumas, principalmente pessoas empreendedoras, mas existe uma distancia muito grande entre meus heróis e a essas talentosas, ricas e famosas,  que também admiro.

O principal herói da minha historia, sou eu.

.Os meus heróis são pessoas muito simples, anônimas, mais de um legado humanitário extraordinário. Um dos meus heróis é Sr.Gerson, trabalha como zelador de um hotel. O.conheci quando passava pano no chão da recepção, cantando uma bela canção, quando lhe dirigi o cumprimento e interroguei perguntando o porque de tanta alegria e prontamente   me respondeu “maravilhosamente bem doutor”, acabo de receber a noticia de que meu filho passou no vestibular na UFBA para medicina.Quando tive a oportunidade conversamos melhor e vi, quanto humilde,trabalhador e cheio de fé é aquele homem simples.  Em nossas conversas vi a luta de um homem e uma mulher, sua querida esposa, com trabalhos tão simples, tão mal remunerados e com ideais tão grande e sublime.A luta deles é para que os filhos vá para a faculdade, quanto sacrifício,quanta luta e quantas dificuldades a ser superadas.

A minha heroína é da. Alzira de saudosa memória, que sentava numa carroça puxada por um cavalo, se deslocava para um pequeno vilarejo todos os dia, para ensinar o belo oficio de educar, incentivar, exemplificar e ensinar o oficio das letras,números etc.Sem as condições mínimas necessárias transformou inúmeras crianças em adolescente responsáveis e adultos honrados.Muitos com sucesso na vida incentivado sempre por essa grandiosa professora.Um dos meus queridos heróis é o MESTRE Sudário de Aguiar Cunha a quem vou dedicar um texto brevemente e onde os amigos e bondosos leitores poderá conhece-lo melhor.Outro professor que é um dos meus heróis, é o Professor Paulo Pires, pela sua energia positiva, pela sua liderança e tantos outros predicados, mas o que mais admiro é o modo e o carinho com que o alunado o trata e quando sobe numa mesa diretora ou num palco é entusiasticamente ovacionado.Como se conquista esse respeito?Incentivando e respeitando.

 

Quantas e quantas vezes assistimos, ouvimos pessoas que tem tudo ao seu favor, todas as facilidades estão a sua disposição e vivem a se queixar e lamuriar.Sempre achando  que a cruz dos outros é leve e a sua é muito pesada.

Quantas vezes vemos péssimos exemplos de como jogar sua vida fora, preso a mediocridade, sem objetivo, sem entender a grandiosidade do seu destino e dos talentos que Deus lhe deu.

Minha amiga Yone Aparecida em seu livro “o poder dos seus sonhos” chama atenção de uma pesquisa realizada em 1953, na Universidade de Yale, Estados Unidos. Esta pesquisa sobre quantos alunos tinham metas escritas, apenas 3% responderam que tinham. Em 1973, após 20 anos, ficou comprovado, que aquele percentual de alunos tinha um patrimônio maior do que os outros 97% somados.

Então lhe pergunto? Diz Yone.

Porque os estudantes que escreveram as suas metas, manifestando assim os seus desejos após 20 anos, possuíam bem mais recurso do que os que não as tinham?

Quais são as evidencias envolvidas neste fato?Será que eles são mais estudiosos? Afirmam que, quando escrevemos, ativamos outras partes do nosso cérebro, reafirmamos o nosso desejo, criando um compromisso com o que está escrito.

“Todos os caminhos se abrem para quem sabe aonde vai”

“E toda caminhada começa com o primeiro passo” Mao Tse tung.

Devemos antes de tudo ter um projeto, anotarmos este projeto, como fizeram os 3% dos alunos de Yale e sermos absolutamente o condutor e não o passageiro de nessa nobre empreitada. Com ética, honestidade, exemplo, estudo, esforço, habilidade e atitude, não duvidem que seja um vencedor.

 Ao nos deixarmos envolver com problemas pequenos, ocasionais e infrutíferos, vamos ter o dispêndio de nossa força realizadora, saindo do foco principal, que é a de materializar, realizar as nossas principais metas. Realizando, conquistando os seus objetivos, a felicidade vem com o seu bem estar. Esta conquista é dia a dia, minuto a minuto,mês a mês,ano a ano;enfim, por toda a vida.A felicidade é um sentimento encontrado na paz do seu coração.Mas para chegar a felicidade, é preciso lutar muito,transpor obstáculos, possuir obstinação, vencer barreiras e em especial, ter paciência.Lembre-se, esta conquista é sua, só depende de você!

Mas se você é um vencedor, realizador, empreendedor, rico, admirado, respeitado, o brilho de todas essas conquistas está na grandeza do espírito da bondade e da compaixão. Esta é a grande vitória!Estes gestos ricos e humanos darão todo o brilho as suas realizações.

“As atitudes de quem ver o mundo pelas lentes do amor tornam possível a existência de vidas exemplares como as de Francisco de Assis, Gandhi,Chico Xavier,Paramahansa Yoga-nanda, Martin Luther King, madre Teresa de Calcutá, irmã Dulce e uma imensa quantidade de homens e mulheres não registrados pela história oficial,muitas vezes não pertencentes a nenhum setor religioso, mas que, com o coração e a alma transbordando desse sentimento, transformam a vida e ajudam a construir pessoas melhores” Cita o autor Carlos Hilsdorf em seu livro Atitudes Vencedoras.

Em todos setores da sociedade, em todas as profissões, da mais graduada a mais simples e humilde, do conceituado contador, advogado, medico ao jardineiro,ao gari,ao feirante, existem pessoas diferenciadas, maravilhosas que exemplificam o sentido da vida, sendo verdadeiros heróis de suas vidas.

Quando ocupava a presidência do Brasil o Dr.Fernando Henrique Cardoso,presidência do senado o Dr.Antonio Carlos Magalhães e a presidência da câmera o Dr.Luiz Eduardo Magalhães, esteve no Brasil em visita um dos meus ídolos e herói o Da lai Lama, Tenzin Gyatso, que fora visitado de maneira não oficial por essas autoridades, devido a problemas de relações internacionais com a China, com quem este bravo homem, trava uma luta silenciosa de muita peregrinação e oração, por este citado país, ter invadido o seu glorioso e amado Tibet.Num dos dias da sua visita ao Brasil, concedeu  entrevista a centenas de jornalista de diversos jornais,revista e televisão do mundo inteiro.Em determinado instante, um jornalista ao fazer o seu questionamento perguntou: “Mestre hoje e a cada dia  na mais tenra idade, a sociedade, ensina as nossas crianças, os mais variados tipos de conhecimentos e ciências, o que o mestre acha disso?   Com a mais absoluta calma, com o mais sereno dos olhares, dirige  ao jornalista que fez a pergunta e responde pausadamente: “acho muito importante…. mas o mais importante…….É ENSINA-LAS A TER BOM CORAÇÃO!”

 


4 Respostas para “Seja um herói da sua própria história”

  1. jdean

    Bem, no Brasil que recentemente o chefe da nação diz ter cidadãos – “INCOMUNS”.Tido é possivel.Até mesmo semear em terra fértil,irrigar,cuidar de todas as maneiras e não colher!.

  2. Lucas Melo

    Olá Edvaldo Paulo!
    Fiquei encantado com o seu texto, é um verdadeiro mapa para o sucesso.
    Pena que poucas pessoas tenham paciência para um boa leitura.

  3. Yone aparecida

    Querido amigo Edvaldo Paulo,
    Que belo texto!!!
    O próprio título já remete a uma reflexão, pois, ser um herói da nossa própria história, dentre tantas opções na vida é uma escolha arriscada, mas com certeza a mais sábia.
    Grata pela citação do nosso livro, pois, com certeza ajuda a divulgar o nosso sonho comum, que é de uma humanidade mais feliz, por estar vivendo o seu ideal.
    Abraços afetuosos!!!
    Da amiga Yone Aparecida

  4. PAULO PIRES

    Querido Amigo Edvaldo Paulo de Araújo

    Herói mesmo é aquele amigo que acha que o outro é que é. Tenho a honra e a alegria de conhecer você e os seus “meninos”. Não sei de quem gosto mais.

    Aliás qualquer comparação, neste caso, como diria o poeta Drumonnd, não exclui minha enorme admiração a Familia Araújo.

    Quanto a citação do seu velho amigo aqui em seu belo e humanissímo texto, é motivo para eu me esforçar a cada dia em busca de justificativa que homologuem sua citação.

    De qualquer modo, fico mais uma vez devendo ao Amigo esse eterno contributo que só a fraternidade pode gerar.

    Saudações e felicidades para todos os familiares

    Paulo Pires

Os comentários estão fechados.