André Cairo é destaque no A TARDE

Por Shirley Oliveira | A TARDE

Personagem de mil faces

O perfilado deste mês é o que se pode denominar de pessoa fora do comum.

André Paulo Barros Cairo, conhecido em sua comunidade como André Cairo, não faz parte do grupo de pessoas medianas, previsíveis e que condenam a criatividade. Ele é do tipo que não se encaixa nos ditos ‘moldes sociais’ mais comuns. Natural de Vitória da Conquista, formado em Contabilidade, é ainda considerado ambientalista, ufólogo, astrônomo, músico, escritor, poeta, dançarino, artista plástico e ator. Aos 10 anos leu obras de Jorge Amado, José Mauro de Vasconcelos e Antoine de Saint Exupéry.

“Sempremesenti precoce, aos 11 anos li “Nossa Vida Sexual”, de Fritz Khan e também tive minha primeira relação sexual com essa idade”, declarou André Cairo.

Atualmente ele lê sete livros de uma só vez, de autores diversificados como Henry Louis Mencken, Etienne de La Boétie, Sigmund Freud, Charles Darwin, Carlos Castañeda e Antônio Vieira, além da Bíblia.

“Faço uma programação quanto à quantidade de páginas e vou iniciar mais outros sete livros no final desta etapa. Comessa prática chego a ler 80 livros por ano”, disse. Como escritor e poeta, próximo mês André Cairo tomará posse como membro da Academia Conquistense de Letras.

Na infância criou passos de dança, ganhou prêmios em programas de calouros, e, no início da adolescência, aprendeu a tocar gaita e violão de ouvido, foi quando formou, em 1964, o grupo musical “Os Terríveis na Jovem Guarda”, com repertórios dos Beatles, Rolling Stones e Renato e Seus Blue Caps.

Protesto “Tambémfui coordenador de grupos de jovens, participei de peças teatrais, criei oito corais, inclusive com deficientes e crianças do Orfanato Santa Catarina de Sena e com presidiários, no Presídio Nilton Gonçalves, onde permanecicomovoluntáriopordois anos e oito meses”, complementou.Ao assistir a um grave acidente automobilístico numa rodovia de sua cidade, André Cairo, em protesto, criou o Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP). Como fruto dessemovimento já encenou 35 personagens nas ruas, eventos, órgãos públicos, que incomodam muitas autoridades e contabilizam 192 conquistas, tais como pavimentação de ruas, sinalização, revitalização de praças e da Lagoa das Bateias, adaptações de acessos para deficientes físicos e visuais em vias públicas, entidades culturais e comerciais, além da transferência do posto de tratamento de água da Embasa, em andamento.

Seus personagens cobram equilíbrio no meio ambiente, segurança, redução da carga tributária e de tarifas de transportes coletivos, revitalização da zona comercial conquistense, feiras livres, iluminação, infraestrutura, saneamentobásico, despoluição de rios,cumprimento dos direitosfundamentais garantidos pela Constituição e a honestidade dos políticos.

Contudo, o mais surpreendente feitodeAndréCairosão seus contatos com extraterrestresevisitasaoCosmo, que ele afirma ter feito em sintonia cominteligências superiores de outros planetas. “A primeira vez que visualizei um disco voador foi em 1970, desde então passei a estudar o Cosmo e tive novas experiências, contatos e viagens intergalácticas”.

Enfim, para tentar explicar este homem, pode-se, inclusive, se referir a uma das sábias frases do filósofo grego Aristóteles, que o próprio André Cairo se autodefine: “Não há grande engenho sem mistura de doidice”…


3 Respostas para “André Cairo é destaque no A TARDE”

  1. RGS(pesquisador)

    A oposição contra os desmandos e a falta de atenção das autoridades competentes de Conquista – É reinvindacada, praticamente, por um cidadão – Multiplicado, em vários personagens!. VIVA O ANDRÉ!. VIVA CONQUISTA!.

  2. Luiz

    Sou fã do André Cairo e do seu magnífico trabalho. O mundo necessita desses exemplos. O André usa a criatividade, a irreverência, o bom humor, a seriadade e, principalmente, a CORAGEM (ingrediente que falta em muitas pessoas), para denunciar e cobrar ações do poder público. Ao grande André, desejo-lhe saúde e força parA continuar sua luta. Acredito no tabalho que ele faz. Parabéns ao jornal a tarde pela homenagem – esse mereeeeeeeeeeeece!!!!!!

  3. Fred lobo

    Conheço o trabalho de André Cairo desde os meus 9 anos de idade (hoje tenho 26) e fico impressionado que com todo esse tempo ele não se “vendeu”. Ele é uma pessoa que não faz manifestações para ganhar dinheiro ou se promover no mundo da política (ops da politicagem). Gostaria que boa parte da população conquistense fosse como ele. Que realmente fizessem manifestações em melhoria da saúde, educação, saneamento básico, segurança e uma cidade com um comércio forte. Enfim, prezado André, desejo que você continue essa pessoa que luta por uma cidade com melhores condições de vida para a população que anda tão necessitada de pessoas que lutem por elas (como você).

Os comentários estão fechados.