HGVC: Diretor rebate denuncia de Lúcia Rocha

Pacientes são atendidos em corredores

A Diretoria Geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista vem a público responder as acusações contra esta unidade, veiculadas pelo Blog do Anderson, nesta quarta-feira (3). Inicialmente, cabe esclarecer que não corresponde à verdade a acusação de descaso do Governo do Estado, uma vez que o HGVC tem recebido da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) atenção especial com investimentos em equipamentos e qualificação profissional. Só assim foi possível disponibilizarmos procedimentos que passaram a ser realizados aqui mesmo em Vitória da Conquista, salvando muitas vidas.

A paciente citada em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (03/10/10), já foi operada, tendo recebido todo o acompanhamento da equipe médica responsável pelo procedimento e, além disso, existe um diálogo aberto entre esta instituição e o Ministério Público, órgão que tem nos ajudado a prestar, a cada dia, um melhor atendimento aos usuários do SUS.

Esclareço também, que o caso da paciente não se trata de cirurgia de urgência e emergência e sim, cirurgia eletiva e que a mesma deu entrada ao hospital já tetraplégica (“não corria risco…”), infelizmente, e a intervenção cirúrgica foi necessária para a fixação da coluna vertebral, tipo de procedimento que vem sendo realizado em nosso hospital desde março de 2010. Com a manutenção corretiva do autoclave – que em 48 horas foi regularizada-, as equipes médicas diminuíram as cirurgias eletivas para não comprometer o atendimento aos pacientes graves.

A necessidade de cirurgia passa, necessariamente, por uma avaliação médica, de profissional habilitado e que por isso, não vigora nesta instituição desejo individual e político de qualquer pessoa, para que seja feito ou não determinado procedimento. É uma questão de necessidade, definida por nossos competentes profissionais.

Não procede também a informação de que a situação do HGVC é caótica, pois a unidade vive a realidade de atender a uma população referenciada de aproximadamente 2 milhões de pessoas de mais de 70 municípios pactuados na Bahia e outros do norte de Minas Gerais, ficando logicamente sobrecarregado.

Sabemos das nossas dificuldades e que temos muito ainda a melhorar. Por isso que tenho a honra e dedicação, juntamente com todos os funcionários, com este hospital que trabalha acima da sua capacidade, com o objetivo de que todas as pessoas sejam atendidas.

Para se ter uma idéia o HGVC realizou 2317 tomografias em 2006, e apenas neste ano de 2010, já realizamos 6667 tomografias, até o mês de outubro.

Em relação ao número de cirurgias o HGVC realizou 2.337 procedimentos em 2006. Apenas em 2010 já foram realizadas pouco mais de 3300 cirurgias, com a expectativa de chegarmos a 4000 até o final do ano. Destas intervenções, ressaltamos a realização das cirurgias pediátricas, neurológicas (aneurismas e TRM) jamais feitas no HGVC. Isso quer dizer que avançamos muito, em quantidade e qualidade.

Em relação aos estagiários salientamos que existem para cada grupo os médicos preceptores. Isto é resultado de um diálogo permanente e aberto com instituições de ensino superior que formam profissionais da área de saúde. O HGVC vem lutando para se tornar hospital escola, o que significa oportunidade para a qualificação do aprendizado e garantia de bons profissionais assumindo o papel de salvar vidas.

Estaremos sempre abertos ao diálogo com qualquer pessoa e, ou, instituição que queira construir com todos nós, funcionários públicos deste hospital, uma saúde de qualidade com respeito e responsabilidade, independente de cor partidária.

Gerardo Azevedo Júnior

Diretor Geral

Hospital Geral de Vitória da Conquista


26 Respostas para “HGVC: Diretor rebate denuncia de Lúcia Rocha”

  1. JUNEI RÊGO

    NÃO PODEMOS “MISTURAR” ÓDIO POLÍTICO COM SAÚDE PÚBLICA. A VEREADORA DEVE PROCURAR OUTRA BANDEIRA; POIS, ESTA, JÁ ESTÁ ULTRAPASSADA. ESQUEÇA O PASSADO, VIVA O PRESENTE E PLANTE A SEMENTE DO FUTURO. UM ABRAÇO FRATERNO E MUITA TOLERÂNCIA PARA TODOS ENVOLVIDOS.

  2. Pierre

    Se o descaso não se deve ao Governo do Estado, a quem podemos responsabilizar pelas centenas de macas espalhadas pelo corredor do hospital? Seria incompetência médica? Creio que não, pois médicos não são incompetentes. São indivíduos ACIMA de tudo e de todos (sem egocentricidade).
    Então a quem podemos atribuir o caos?

  3. HENRIQUE GUSMÃO

    Diretor, tem uma paciente que está sofrendo muito no Hospital, ela está internada desde o dia 12/10 a espera de uma operação, pois a mesma quebrou o pescoço e não está conseguindo se mexer e o pior de tudo,é que ela é muda e surda e além de disto no acidente que ela se envolveu,perdeu o irmão. Vamos mobilizar a cidade para ajudar esta nossa irmã. Um abraço Henrique Gusmão.

  4. HENRIQUE GUSMÃO

    ´Queria lembra que ela está na enfermaria 11B, do Hospital de Base.

  5. Yuri Durval

    Há dias em que me pergunto se eu estou lúcido o suficiente para compreender a realidade.

    Se a situação do Hospital de Base não é caótica, o que seria uma situação caótica?

    E se o HGVC recebe essa atenção especial da Secretaria de Saúde, presume-se que existam hospitais e outras unidades que não recebem esse mesmo tipo de atenção. Agora, imaginem a situação desses hospitais. Será essa a situação caótica?

    Acho que niguém está mais qualificado para responder pela qualidade e condições dos serviços prestados pelo HGVC ou qualquer outro hospital público do que aqueles que utilizam esses serviços.

  6. Diego

    Não sou partidário de ninguém mas tenho que concordar com a Vereadora… só que está lá diariamente é que sabe a situação em que as pessoas ficam. Elas esperam por horas nos corredores para ser atendidas… Eu digo isso porque estou lá constantemente realizando um trabalho voluntário e vejo com meus próprios olhos o que tem acontecido no HGVC. É claro que sei que o hospital recebe pessoas não só aqui de Conquista mas como de outras cidades vizinhas, mas o governo tem que tomar uma providencia nisso aí. Não culpo a direção do hospital, até porque não têm o que fazer e sei que fazem de tudo para atender ao máximo de pessoas.

  7. escrachador

    Tem muitos “puxa-sacos” que ainda defendem com unhas e dentes o descaso do governo em relação a cidade e região!. Até as justas reclamações são critícadas!.Depois, tem a descarada coragem de dizer que se trata de “ódio politíco”!.Não apenas a vereadora,como qualquer pessoa séria e de bem pode comprovar os fatos in loco!.

  8. david

    O Caos se dá pelo número de municípios que não assumem sua responsabilidade e transferem para Vitória da Conquista suas demandas, as mais simples inclusive.
    Conquista fez o dever de casa e quem não fez está escorado.

  9. david

    escrachador, acho que vc poderia refletir mais sobre os assuntos pq suas observações são muoto raivosa e destituidas de qualquer bom senso, ou seja, são senso comum. Eu não espero nada de senso comum, que não seja reprodução inconsistente ou fala fundamentada em nada.
    A vereadora Lúcia Rocha só foi chiar porque não foi atendida em uma demanda pessoal e não por uma causa social em favor da sociedade.

  10. gerardo

    Ok. Daria para fazermos um seminário aberto com todos vocês para discutirmos todas as questões envolvidas.

    Henrique Gusmão. A paciente já foi operada muito antes da vereadora ter falado.

    Venha nos visitar. Estamos aqui no HGVC para recebê-los.

    Abraços,

    Gerardo
    Diretor Geral

  11. Alesandra

    Passe um dia no Hospital de Base, sinta o cheiro da morte bem perto de você!
    Claro que temos bons profissionais que se esmeram pra promover a saúde e contribuir para que vidas sejam salvas.
    Mas gente!!! Aquele hospital parece um hospital de GUERRA.
    Esqueçamos as demandas pessoais. Vamos em busca do que realmente importa para o povo!
    AMPLIAÇÃO JÁ!!!

  12. maria eduarda

    GENTE QUEM Ñ CONHECE A VEREADORA lÚCIA rOCHA QUE ATIREM A PRIMEIRA PEDRA.ELA LEVA O PESSOAL PARA AGREDIR QUEM QUER QUE SEJA.LEMBRANDO AQUI QUE A DEMANDA NESSE HOSPITAL É MUITO GRANDE,MAIS TODA VEZ QUE EU E PESSOAS QUE CONHEÇO PRECISA DESSE HOSPITAL SEMPRE É ATENDIDO POR ISSO OS CORREDORES CHEIOS,MAIS ESSES PACIENTES SÓ SAEM DAI CURADOS,PODEM CONSTATAR O QUE FALO E Ñ TENHO NADA HAVER COM POLITICA DE A OU B,SOU CIDADÃ E CONHEÇO E SEI O QUE FALO.E OLHA CONHEÇO MUITO BEM A VEREADORA BARRAQUEIRA EM QUESTÃO.

  13. escrachador

    A vereadora Lúcia Rocha, voce não deve conhecer!.Há um bom tempo, que a mesma tem buscado soluções para os problemas notadamente ligados aos serviços de saúde da cidade!.Para o david, não tem a menor importância a opinião do povo.O mesmo provavelmente não se considera como participe dessa comunidade.Do povo conquistense.Quem é, afinal que voce defende contra os interesses do povo conquistense e da região?!

  14. Antonio

    A VERDADE É QUE, GERARDO JUNIOR TEM COMPETÊNCIA, SERIEDADE E DEDICAÇÃO; TRABALHA PARA QUEM MAIS PRECISA; GOSTA DAS PESSOAS SIMPLES E HUMILDES; NÃO BAJULA “RICOS”; É NORDESTINO DE VERDADE.RESUMINDO: INCOMODA AS “ELITES”, OS PRECONCEITUOSOS QUE ESTÃO NA SUA MAIORIA NO DEM E PSDB. PEÇO AOS CRÍTICOS QUE ANALISEM O ANTES E O COMPAREM COM O AGORA.

  15. david

    Tendencioso escrachador, Lúcia Rocha defende seus interesses. Defende a ampliação dos seus votos. Cada pessoa levada ao Hospital significa votos. É só isso que ela enxerga. A solução para ela é a urna estourar de votos em seu favor e dar manutenção a isso. Lúcia é do tipo que diz: eu luto pelo povo… lá de casa…

  16. JUNEI RÊGO

    ESCRACHADOR…ASSUMA-SE. O BLOG NÃO DEVERIA ACEITAR PSEUDÔNIMOS.É BOM LEMBRAR QUE SÃO SETENTA MUNICÍPIOS QUE ENVIAM SEUS PACIENTES PARA O HGVC. REFLITAM E AJUDEM. CRITICAR É MUITO FÁCIL. DÊ SUGESTÕES CLARAS E REAIS E NÃO PESSOAIS E SEM FUNDAMENTO.

  17. escrachador

    A sugestão clara e real – O governador faça a sua parte.Amplie o número de leitos.Ou melhor,trate de aumentar toda a estrutura fisíca do hospital. Os recursos materiais e humanos.Acredito que dados confiáveis a respeito da demanda ele deve ter.Além dos dados concernentes a demanda de pacientes feitas pela própria administração do hospital.O problema existe e tem que ser resolvido.Vidas humanas são muito estimadas.Não devem serem tratadas como “simples” dados estatísticos!. Ou mesmo “peça de reposição”.Tanto faz ser anônimo, usar pseudônimo – Contato que a mensagem seja verdadeira, é o que importa.

  18. Douglas

    Este hospital seria outra coisa se Gerardo Júnior assumisse a direção antes. O Governador liberou tudo para o diretor anterior e ele não fez as reformas. Agora sobrou para ele e se o Governador der oportunidade este hospital vai funcionar bem. Mas estes que querem dirigir o hospital só falando não dar.

  19. celia

    Gente! Não tem como esconder o problema, a falta de tudo no hospital. O governo tem que providenciar mais leitos para os doentes! O que agente ver lá é desumano, nonguem merece!

  20. JUNEI RÊGO

    ESCRACHADOR…SEM PERSONALIDADE, BAJULADOR BARATO E NÃO ORIGINAL; OU SEJA, FALANDO EM SAÚDE SERIA UM MEDICAMENTO “SIMILAR/BO”(BOM PARA OTÁRIO). PORTANTO, NÃO É POR AÍ. CHEGA DE 1964…PICUINHAS E OUTRAS COISAS PEQUENINAS. RESPEITO, TOLERÂNCIA E CLAREZA. NÃO SE ESCONDA EM PAREDES VIRTUAIS…O MUNDO É REAL. CHEGA DE “PIG”!!!

  21. alex

    O “escrachador” pseudônimo de um reivindicador.No meu ponto de vista, sua mensagem é coerente,positiva e progressista.Além de ser genuinamente democrática – Defende o direito da população aos serviços de saúde pública na cidade.No momento, está muito precário.

  22. JUNEI RÊGO

    APARECEU…AH…TÁ!!!

  23. ANTONIO

    FHC, 2º melhor presidente depois do regime militar, sociólogo. Lula, melhor presidente da história, torneiro mecânico, 83%. Serra,¨melhor ministro da saúde¨, economista. Irmã Dulce, Santa. Saúde é coisa séria. Escrachadores, oportunistas, discriminadores, simuladores, prconceituosos; Dilma, 1ª mulher presidente. Entenderam a lição do povo?

  24. JUNEI RÊGO

    CONCORDO COM AS ASPIRAÇÕES DO BEM; NO ENTANTO, NÃO CONCORDO, DE MANEIRA ALGUMA, AO ANONIMATO. ASSUMA-SE E FAÇA ALGO PARA MELHORAR A ATUAL SITUAÇÃO (SE É ISTO QUE DESEJA); MAS, NUNCA, MENOSPREZE O TRABALHO DE UM IRMÃO. SOMOS TODOS IGUAIS E ALMEJAMOS O MELHOR PARA CONQUISTA E MAIS SETENTA MUNICÍPIOS QUE DEPENDEM DE NÓS. OS PREFEITOS, DESTES SETENTA MUNICÍPIOS, DEVEM SOLICITAR MELHORIAS EM VOSSOS MUNICÍPIOS E JÁ. ALGUNS POLÍTICOS, USAM E ABUSAM DA SITUAÇÃO; NO ENTANTO, QUANDO PRECISAM RECORREM DE IMEDIATO AO HGVC. SEJAM VERDADEIROS E DEIXEM AS QUESTÕES PARTIDÁRIAS DE LADO…A MORTE NÃO ESCOLHE PARTIDO.

  25. TRABALHADORA E MÃE DE FAMÍLIA

    ESTOU COM O MEU ESPOSO INTERNADO À 12 DIAS NO HGVC A ESPERA DE UMA CIRURGIA.
    ELE FOI MUITO BEM ATENDIDO, E ESTA RECUPERADO DOS FERIMENTOS QUE SOFREU NO ACIDENTE, PORÉM NÃO PODE TER ALTA PORQUE DEPENDE DESSA CIRURGIA.
    SE ELE ASSIM COMO OUTRAS PESSOAS FOSSE SUBMETIDO LOGO AOS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A SUA RECUPERAÇÃO, NÃO PRECISARIA ESTAR OCUPANDO A VAGA DE UM OUTRO PACIENTE.
    ISSO SEM CONTAR A PERDA QUE ELE COMO TRABALHADOR E PAI DE FAMÍLIA SOFRE POR ESTAR “ESTACINADO” EM UMA MARCA NO CORREDOR DE UM HOSITAL OA EM VÉS DE ESTAR CUIDANDO DE SEUS ENTERECES PESSOAIS.

  26. carlinhos

    oilha gente o que aconteçe e que a veriadora Lucia Rocha Como Joel e Hermino oliveira são Barraqueiros pois eles so sabe bater em quem estar sertos eu as vese me pergunto porque que uma pessoa como Lucia Rocha Que na ieleicão de DP estadulal de 2010 vivia dentro do HGVC qurendo destribuir santinho e quado os servidõres começarão a por ela pra correr porque la e local de saude por tanto e um desrespeito da parte dela querer eusar aquela unidade pra auto se promover por isso e que ela ficou chatiada pra min sem motivo pois la não se fais politica desta forma la se trabailha

Os comentários estão fechados.