Anunciado construtora da ferrovia Oeste-Leste

A Valec – engenharia Construções e Ferrovias S/A anunciou o grupo que será responsável pela construção de mais um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Conforme Extrato de Contrato ontem no Diário Oficial da União, o “Consórgio Torc/Ivaí/Cavan” será contratado, sob regime de empreitada, para fazer obras e serviços de engenharia do lote 3 do subtrecho da Fiol, entre Ilhéus e Barreiras, na Bahia. Novo lote fica entre o Rio de Contas e o Riacho Jacaré. O valor do contrato é de R$ 403,2 milhões. No dia 12 de novembro, a Valec havia anunciado a contratação das obras de outros dois subtrechos da Fiol. O lote 2, entre o Riacho Jacaré e o Rio Preguiça, será executado pelo “Consórcio Galvão-OAS”. O lote 7, entre o Rio das Fêmeas e a estrada vicinal de acesso à BR 135, será executado pelo “Consórcio Oeste-Leste Barreiras”.  A implantação será em três trechos. O primeiro compreende 530 quilômetros entre Ilhéus e Caetité, Bahia. A segunda parte, de Caetité a São Desidério. O terceiro, segue de Barreiras/São Desidério, na Bahia, até Fgueirópolis (TO). Informações do Diário da Manhã.

2 Respostas para “Anunciado construtora da ferrovia Oeste-Leste”

  1. M. Luiz

    Mais uma grande e importante obra que Vitória da Conquista perde. Não venham me dizer que o problema é a altitude. Para quem não sabe, achei um excelente texto extraido do blog (http://www.vitoriadaconquista.com.br/noticias/opiniao/urgente-conquista-como-centro-estrategico/).
    ———————————————————————–
    TEXTO DO CITADO BLOG [… em 1910, foi inaugurado o primeiro trecho do que deveria ser a ferrovia Ilhéus-Conquista. Já naquela época se estudava a construção de ferrovia que ligasse nosso município ao litoral. Infelizmente, a estrada de Ferro só chegou até Itajuípe.
    Quando pergunto a algumas pessoas a razão de não se incluir Vit. da Conquista no traçado – notadamente porque Brumado, onde passará a ferrovia, está a menos de 150km daqui – a resposta é sempre a mesma: a altitude da cidade. Pergunto eu: os engenheiros do início do século eram mais preparados do que os de hoje, ao prever uma ferrovia ligando Conquista ao litoral?]
    ————————————————————————-
    Na minha modesta opinião, Vit. da Conquista é carente de pessoas comprometidas com seu desenvolvimento. O tempo não pára e não podemos ficar de braços cruzados. Não devemos ter medo de sonhar ou de imaginar (a imaginação é ilimitada), mas está claro que nossos vereadores, deputados e prefeito não as possuem. Eles ganham muito e quase nada fazem. Aliás, eles só fazem homenagens, mas projetos importantes nenhum que me surpreenda.
    Vamos acordar e prepararmos nossa cidade para o futuro. O povo de Vit. da Conquista tem que arregaçar as mangas, assumir e aceitar de vez seu destino de se tornar uma metrópole. Temos tudo a nosso favor e, o principal, é o alinhamento político.
    Perdemos o poliduto para Jequié; não sequer sediamos uma Cia Independente de Polícia Rodoviária; da Coordenadoria de Ações Reginais da PM; e nem uma Superintendência Regional da CAIXA ECONÔMICA. Se nossa economia, nosso PIB e outros índices crescem positivamente, então por que ainda não conseguimos obras importantes? Não seria pela falta de representatividade e de capacidade dos nossos políticos?

  2. jdean

    O motivo de essa ferrovia não passar por V. da COnquista é poliqueiro e de longa data.

Os comentários estão fechados.