O que seria para ser um show de apresentação no seminário “Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento do Município de Vitória da Conquista”, virou alvo de protestos por lideranças do meio político, empresarial e social na noite desta segunda-feira (20) que exigem a inclusão de Vitória da Conquista na rota da Ferrovia Leste-Oeste (FIOL). Apesar do representante da Valec Engenharia, Construção e Ferrovia, responsável pelas obras da FIOL, afirmar ser impossível incluir Conquista neste projeto, alegando impossibilidades técnicas, o superintendente da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, disse acreditar, e disse que do ponto de vista a engenharia nada é impossível. Indagado pelo Blog do Anderson a respeito de sua posição quanto trazer a ferrovia para a Capital do Sudoeste da Bahia, Reis disse que estará defendendo o que é melhor para o município. “Não faltou defesa da inclusão de Vitória da Conquista, mas diante dos argumentos do representante da VALEC nosso ponto de vista não prosperou, os dados técnicos suplantaram. A concepção da ferrovia foi toda baseada no escoamento de minério e grãos em alta escala e os quantitativos de nosso Município são de acordo com os estudos inviáveis e insignificantes para justificar a interligação férrea”, lamentou o empresário José Maria Caires.
6 Respostas para “Lideranças querem FIOL em Vitória da Conquista”
Fatima
Maldito Cesar Borges.
fred
Ou seja, um bando de desinformados, achando que ferrovias se constroem como estradas, saíram frustrados e não tiveram como rebater os argumentos do engenheiro. É isso que dá, paixão demais e razão de menos…
Jean Gusmao
Grande besteira isso tudo, eu estive lá e não perdi meu tempo gastando minha retórica com pessoas de pensamento cartesiano e linear. A propósito a palavra que mais se falou lá foi “sinergia”, parece que esse é o novo jargão da esquerda. Bem só esclarecendo, sinergia é quando a combinação de dois fatores resulta em algo maior que o seu somatório. Pois bem: em 1896, eu disse 1896, século IX, trem a vapor, vagões de madeira. Foi projetada uma ferrovia que saía do Cais da piedade (RJ), passava por Magé, Guapimirim e subia a serra dos órgãos rumo a Teresópolis (eu sei disso pq minha família paterna é de lá). Sabe o que isso significa: uma ferrovia que saia do nível do mar e subia a 900m de altitude num percurso de um terço da distância Conquista – Jequié. Havia vontade política. Não me lembro de Teresópolis possuir grandes indústrias, ou depósitos de commodities. A verdade é que as principais desculpas pra oeste-leste não passar aqui são: cota elevada e falta de demanda: sobre a questão da cota elevada já respondi com a história da ferrovia de Teresópolis e a demanda, essa só virá com a ferrovia pelo menos projetada, falo de siderurgia e aciarias. E para finalizar: note que no traçado da ferrovia faz um ângulo para abranger o município de São Desidério. Lá póooooooooode aqui não. Será que isso é o espírito de perseguição de ACM que anda assombrando o PT. kkkkkkkkkkk
Jose Maria
O movimento conquista pode voar mais alto começou assim também, sem apoio político, alias, havia inclusive adversários, hoje todos apoiam.
Neste seminário fomos vencidos, mas não convencidos.
Jose Maria Caires
RGS
A questão da “cota elevada”,não é, e nunca foi mundo adentro o principal, ou mesmo o maior obstáculo a ser vencido – Para instalação de uma ferrovia.Existem ferrovias transpondo grandes cadeias de montanhas, passando por dentro de montanhas.Quanto a demanda por carga,essa depende de forma impréscindivel da existência de meios de transportes eficientes e relativamente baratos,de pouca manutenção e grande durabilidade.Outro grande exemplo na história ferroviária brasileira – A estrada de ferro Madeira-mamoré no norte do país, no iníco do século passado -Existiu, porquê, além de tudo havia o interesse econômico e politíco(governo) e o interesse econômico de uma multinacional – A FORD.Ferrovia esta, construida com o objetivo de transportar a matéria prima da borracha,extraida dos seringais da região e semi-processada no mesmo local.Havendo decisão politíca e empenho dos agentes promotores do progresso da região.Obstáculos são vencidos!.
Escrachador
Fred qual é sua paixão em relação a V. da Conquista – Ou não será ódio?!.Se gosta de V. da Conquista, ou apenas mora na cidade, ao invés de fazer critícas contra quem é conquistense de fato e de direito – Apresenta uma solução para implementar o desenvolvimento da cidade e região!