Despedidas

Por Edvaldo Paulo de Araujo

Direto de Londres

Todos os dias de nossas vidas estamos a nos despedir. Recentemente um amigo de longas datas se transferiu para outro lado da vida e em nosso ultimo encontro falamos de coisas poéticas,bons livros,cinema etc.Uma pessoa muito querida, muito agradável e de bem com a vida.No velório do seu corpo, refleti sobre suas ultimas frases e senti nelas contidas despedidas, mas imediatamente pensei que muitas vezes dizemos frases aos nossos amigos em encontros que soa como despedida.Muitas pessoas lá mencionava esse fato –“parece que ele estava se despedindo”- Pensei e meditei sobre esse ato traduzido nesta palavra:Despedidas.Conclui que o tempo todo deixamos esse sinal em nosso caminho.

Há alguns dias vinha de Munique-Alemanhã e conheci uma senhora, muito educada, agradável, culta e extremamente simpática que vinha visitar dois filhos que moram no Brasil, especificamente no Paraná. Quando o vôo aterrissou em São Paulo ela veio se despedir e senti uma grande ternura por ela e o gosto desagradável da despedida.

Nossos filhos, nossos irmãos, nossos amigos, nossos parentes que moram em outras paragens e por um motivo muitas vezes festivo ou triste nos reunimos e quando vem à partida é sempre triste o gosto da despedida, fica sempre aquele sentimento que traduzimos em saudade e o nosso coração por momentos invadidos pela tristeza da despedida e o vácuo da ausência.

Despedida sempre vem acompanhada de tristeza. Elas doem, maltratam a alma e sempre, sempre é acompanhada de lagrimas e o gosto amargo de não mais ver.

Há muitas despedidas, dos que vão para outro oriente, dos que partem por opção e daqueles que realmente tem que ir. O pior das despedidas é a que reprime a vontade, a que abate o seu querer e a supressão do seu peito. As despedidas estão por ai a ferir, a magoar.

Quantas vezes aqui nessa vida, pessoas queridas, amadas, em determinados momentos nos despedimos pela ultima vez, porque algo acontece e elas se transferem para outra vida e nos deixa o sentimento que poderíamos ter sido melhores, poderíamos ter sido mais carinhosos e durante a vida poderíamos ter feito mais em relação a essas pessoas de muitas formas, principalmente vivenciado mais essa amizade.É sempre bom refletirmos se estamos vivenciando tornando possíveis momentos com as pessoas que tanto amamos, porque às vezes encontros se transformam em últimos.

Gosto muito de abraçar nas despedidas!Gosto muito de palavras e atos, que demonstrem o quanto é importante as pessoas queridas na minha vida.

Na forma de vida a que a maioria de nós vivemos, não estamos mais deixando espaço para as pessoas que amamos. Estamos nos fechando em mundos exclusivos, solitários, individuais e perdendo o valor dos encontros com pessoas amadas e amigos. Perdemos totalmente o que nossos pais faziam com freqüência, que era visitar os amigos de maneira gratuita e despretensiosa. Foram tantas vezes que minha mãe nos chamava para ir visitar alguma comadre e ficávamos felizes com este passeio e quase sempre degustávamos um bom biscoito caseiro ou bolo de puba, de milho, com uma boa xícara de café com leite. Sempre na despedia o convite da reciprocidade e de um breve retorno.Hoje acabou estes gestos porque?Porque hoje temos o sentimento de estarmos incomodando ao queremos ir à casa de algum amigo espontaneamente?

É bom resgatar momentos em nossas vidas com pessoas que amamos. É bom encher as nossas vidas de despedidas. Despedidas significa encontros.O mundo é cheio de pessoas maravilhosas e é sempre gratificante conhecer algumas, mesmo por breves momentos e nos despedir, ficando o sentimento e a vontade de reencontrá-las.

DESPEDIDA

Roberto Carlos/Erasmo

está chegando a hora de ir Já
Venho aqui me despedir e dizer
Em qualquer lugar por onde eu andar
Vou lembrar de você
Só me resta agora dizer adeus
E depois o meu caminho seguir
O meu coração aqui vou deixar
Não ligue se acaso eu chorar
Mas agora adeus
Só me resta agora dizer adeus
E depois o meu caminho seguir
O meu coração aqui vou deixar


Não ligue se acaso eu chorar
mas agora adeus

                                        

  Temos algumas despedidas muito dolorosas.Alguem que achamos que dificilmente reveremos.Alguem que amamos e que partí para muito distante e nunca temos a certeza ou esperança de um novo encontro.

Algumas despedidas deixa marcas que levaremos pela vida inteira.Algumas delas são ultimas,marcantes e não as esquecemos jamais.Vivenciar todos os encontros,com carinho,afeto,cortesia,educação,amabilidade é uma maneira inteligente, de se for o ultimo, ficar na consciencia e no coração a certeza que deu o melhor do sí.Essas despedidas derradeiras é uma lição que o destino nos dá, para que todos os dias o cultivo das amizades seja completa.

Adeus amigos…ou a até breve.

                                           


Os comentários estão fechados.