Academia do Papo

Tá chegando a hora

Por Paulo Pires

Finalmente está chegando a hora de o senhor Lula da Silva se mandar do Palácio do Planalto. Nesta segunda feira, no Programa de rádio Café com o Presidente ele disse que governar o Brasil foi “gostoso demais”. Para um sujeito que veio de onde veio, acho que falou a verdade. Aquele menino pobre, de Caetés, cafundós de Pernambuco vai deixar a presidência da República com uma aprovação jamais alcançada por outro presidente na História Republicana. Aliás, prá ser mais exato, nenhum governante brasileiro até hoje saiu tão bem na fita quanto o ex-metalúrgico do ABC.

Os seus críticos dizem que tudo é mentira, Lula não tem essa aprovação e acrescentam: Se ele tiver essa aprovação, não merece. Continuam os críticos: O governo Lula foi o mais corrupto, foi o mais vergonhoso, foi o mais deprimente sob o ponto de vista da representação do cargo.

             Entendemos o ódio desses críticos. Eles não suportam o Lula. E, por incrível que pareça até Lula os entende e perdoa. O Presidente sabe de onde vem esse preconceito, como e quando isso se formou. Paralelamente, os que o admiram sabem de onde vem tanta rejeição, tanto ódio.

            Lula é um homem simplório (ou “relento” como dizem os conquistenses). Trata-se de uma pessoa absolutamente desprovida daqueles rapapés (hipocrisia) que a burguesia tanto cultiva. Lula é bruto.  Bicho bruto. Falta-lhe o charme sócio-pessoal que sobrava em seu antecessor (Fernando Henrique Cardoso). Quem esperava que ele fosse mudar, perder sua autenticidade por causa do cargo, caiu do cavalo, se decepcionou. O Cara tem uma personalidade fortíssima. Não tá nem aí. Não dá bola prá ninguém e continua o mesmo diamante bruto.  Sujeito “sem educação” é impressionante como se comporta nos lugares. Permanece com os mesmos trejeitos que idiossincraticamente adquiriu desde que o mundo político o conheceu.

            Na campanha de 1989, ele veio a Conquista e quando foi subir no palanque, havia tanta gente ao seu redor que foi o maior sufoco para o Cara chegar em cima. No meio da confusão alguém, “sem querer querendo” (de sacanagem) enfiou o dedo no furico dele. Não vou nem dizer o que ouvimos do Sapo Barbudo. Walter Pires, meu querido amigo hoje professor da Federal do Espírito Santo, morreu de rir.

            Embora desprovido “daquele charme” requerido para um presidente da república, Lula é possuidor de um magnetismo extraordinário. Diante dele, ninguém resiste a uma poderosa força que emana do seu interior. Trata-se de uma persona fortíssima. Sua experiência de vida, os percalços, as vitórias, as derrotas, as amizades, os desafetos (alguns assim se tornaram, geralmente movidos por uma inveja imperdoável), somaram pontos e rugas na cara do Cara que não impediram o aspecto vitorioso estampado em sua face.

            Realizou um governo cheio de pontos positivos. Teve momentos, todavia, em que se viu na iminência de perder o cargo (principalmente o momento Mensalão). Mas soube resistir e, mais uma vez demonstrou uma intuição descomunal. Removeu as peças na hora certa e soube se amparar com juristas da categoria de um Márcio Thomas Bastos e de um Celso Antônio Bandeira de Mello, o que lhe bastou para preservar a pele. No momento Mensalão, foi importante a participação serena do ex-presidente Fernando Henrique que mandou seus paladinos puxar a corda, mas com cautela, senão cairiam todos. O simpático sociólogo foi para Lula, quase que voluntariamente, o mesmo que Lancelot foi para o Rei Arthur. O ex-presidente sabia (e sabe) que todos tem culpa no cartório. Por isso soube antever o que seria para ele FHC e o seu Partido, a queda do Lula naquela hora. Ao final, deu tudo certo.

            Dia 1º de janeiro/2011, sobe ao Palco a senhora Dilma Rousseff. É um milagre a eleição dessa senhora. Trata-se de uma personalidade que há 8 anos vivia sob os escombros  dos tempos de chumbo. Em 8 anos, sem que a maioria do Povo Brasileiro soubesse quem era, torna-se Presidenta do País. E agora? Bem, agora é torcer para que seja uma grande Presidenta.

            O fato é que para o Lula, o dia já vem raiando. Presidente é hora de ir embora. Ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora, o dia já vem raiando,  é hora de ir embora. O Povo Brasileiro (eu disse o Povo) agradece por tudo que Vossa Excelência fez por Ele. Muito obrigado pelas coisas positivas. As negativas? Deixa prá lá… Viva Luis Inácio “Lula” da Silva do Brasil…!


3 Respostas para “Academia do Papo”

  1. Ezequiel Sena

    Paulo,
    .
    Disse tudo! Mesmo na hora da saída, a estrela do Sapo Barbudo não se apaga.
    Lula pode afirmar, de alma lavada e consciência tranquila, que sua missão foi cumprida. E muito bem cumprida. Sai com auto-estima elevadíssima.
    O povo brasileiro está feliz e vai sentir muita saudade.
    O bom da democracia é que funciona assim.
    Um grande abraço, e um 2011 de muita paz, saúde e inspiração.

  2. Edvaldo Paulo de Araujo

    Paulinho amigo, aqui aquecendo com este papo gostoso do querido amigo.Acertou em cheio com seu bate-bapo. O Presidente Lula é detentor de um carisma muito grande, não tenha duvida.No jantar do CFC que ele párticipou e fora homenageado, tinha uma turma perto de mim que o “detesta” e no final terminou o aplaudindo.Só não gosto velho e querido amigo de rotulações não cai bem nos seus inteligentes comentarios, esta é minha simples opinião, pois voce é maior que isso.Um grande abraço do amigo.Edvaldo Paulo

  3. KLEBER NERY

    Amigo Paulo.

    É isso aí! Quem pensava que Lula não faria um bom governo “caiu do cavalo”. Fez um governo que atendeu principalmente as necessidades dos mais mais pobres.
    Um grande abraço e quando estiver passando pelas bandas de Poções dê uma paradinha para tomar um caninha!

    Paz em 2011!

Os comentários estão fechados.