História do Jornalismo em Vitória da Conquista

Ernesto Dantas é bisavô dos jornalistas
Bob Fernandes e Casemiro Neto

Ernesto Dantas foi o primeiro jornalista de Vitória da Conquista
 
Por Lúis Fernandes
 
Ernesto Dantas Barbosa, considerado “o maior talento dentre os homens leigos do sertão”, nasceu em Caetité (BA) entre 1855 e 1856. Filho do professor Manoel Dantas Barbosa, destacou-se como colaborador de vários jornais, como “A Conquista”, “O Conquistense”, “A Palavra” e como redator-chefe de “A Notícia”. Na fazenda “Jequitibá”, onde residiu, fundou uma escola e uma filarmônica. Era muito culto, chegando a traduzir para o vernáculo textos em francês, inglês, italiano, espanhol e latim. Deixou uma produção poética enfeixada no livro “Traços Crassos” publicado em 1924 por seu filho Antônio Barbosa Dantas. Faleceu no dia 26 de maio de 1921, na fazenda “Jequitibá”. Pode-se, pois, considerá-lo como o primeiro jornalista de Vitória da Conquista porque, segundo a tradição, antes de ser publicado o 1º jornal da cidade, “A Conquista”, em 14 de maio de 1911, Ernesto já fazia circular, entre seus alunos, um jornal manuscrito na cidade, e ele próprio participou das primeiras edições do “A Conquista”.
Bob Fernandes
.
Roberto Fernandes de Souza (o famoso jornalista Bob Fernandes) é o autor de mais de 150 artigos de capa em revistas tais como CartaCapital, ISTOÉ e Veja, além de ter sido repórter dos jornais “Folha de São Paulo” e “Jornal do Brasil”. Apesar de ter nascido em Barretos (SP), em 1953, considera-se um “baiano naturalizado”.
Casemiro Neto
.
Casemiro Gomes Cardoso Neto (Casemiro Neto) nasceu em Vitória da Conquista no dia 10 de junho de 1959. É jornalista que atua na TV Aratu. Durante muito tempo foi um dos principais jornalistas da TV Bahia de Salvador. Em 2008 foi contratado pela TV Aratu, também de Salvador, para apresentar o programa “Que Venha o Povo”.

Os comentários estão fechados.