Psiu!!Silencio….

Por Edvaldo Paulo de Araújo

O silencio é uma dádiva que está a nossa disposição para que possamos vivenciá-lo. Vivemos rodeados de barulho e temos na maioria das vezes a extrema necessidade de silencio. Para vivenciá-lo  também é preciso que não nos envolvamos com nossos barulhos interiores.Uma floresta nos inspira silencio, uma igreja nos estimula ficar em silencio.É tão gostoso em nossa casa quando nenhum barulho exterior penetra e possamos deliciar de momentos de paz.Gosto muito de conversar,conhecer pessoas,falar descontraidamente!Mas gosto imensamente de silencio. Adoro ficar no jardim de minha casa ouvindo os pássaros e seus cantos diversificados. Gosto de ouvir o vento  nas arvores.Gosto de orar num ambiente de silencio.Fico emocionado com a chuva na floresta.O silencio é muito maior do que a ausência de ruído.Em muitos belos lugares, montanhas e murmúrio de um riacho são ruídos que não perturba o silencio.

O silencio é um estado de pureza. É algo que não é evidente e renuncia sempre a ser notado. É salutar penetrar no espaço interior do silencio.A natureza é uma das maneiras de se penetrar neste espaço.

Há um tempo recebi na minha casa a visita de um amigo da família que mora em Boston nos Estados Unidos. Ao sairmos dirigindo nas ruas ficou sem entender porque as pessoas buzinam tanto e o grande numero de pessoas tão mal educadas no transito. Para complicar passou um jovem com o fundo do carro aberto e obrigando a todos escutar uma musica de extremo mau gosto que ele ouvia. O amigo ficou tonto.

Não gosto que me obriguem a fazer nada, muito menos ouvir o que não quero de maneira ditatorial. Considero um atraso muito grande, esses carros de som que nos impõe o barulho, ouvir sem querer ouvir. Isso é um atraso muito grande de nossa comunidade. Lojas que utiliza esse meio para fazerem propaganda não passo nem na porta em protesto.

Esse dia fui almoçar com duas amigas no Bistrô, um restaurante que freqüento regularmente, tipicamente Frances. Pela sua estrutura e beleza já sugestiona as pessoas a ater suas conversas na sua mesa. Isso é ser educado e consciente de que ali é um ambiente publico e de nível, onde as belas canções francesas são tocadas baixo que para ouvir é preciso falar baixo. Após uma mesa sentou uma senhora, uma jovem e dois rapazes e um deles, simplesmente fez uma reunião de um só, onde ele falava o tempo inteiro,quase não deixava os outros falarem e nós que nada tinha a ver com o assunto tivemos que participar da reunião de negócios.Ao final fiquei sabendo de todas suas atividades, suas vendas,quanto tinha no banco, qual seus planos para o futuro, em termo de compra de equipamento para sua atividade.Ou seja participei de uma reunião que não era minha, simplesmente porque um mal educado achou que o ambiente era só dele.A minha intenção era conversar coisas agradáveis com minhas amigas o que infelizmente não aconteceu pois “tivemos que participar de uma reunião de negócios”. Só não fui embora em respeito as pessoas que estavam comigo.Mudar de lugar não adiantava, pois se ouvia o mal educado em quase todo restaurante.

Há algum tempo, cheguei a Zurique na Suíça, vindo de Lucerna e sabendo que o restaurante fechava cedo fui logo jantar. Quando lá estava chegou um casal de brasileiros, como não tinha mesa, pediu para sentar conosco, concordamos, pois os mesmo estavam no grupo conosco. Fomos atendidos preliminarmente antes do jantar, mas a mulher conversava o tempo inteiro e  alto. Logo o garçom nos pediu que falássemos baixo e a mulher continuou, ainda proferiu essa blasfêmia –“estou pagando com meu dinheiro”. Eu disse a ela que não era assim, pois estávamos em um restaurante e naquele país as pessoas não admitia essa atitude, ela insistiu e ficamos com fome.Fomos colocados pra fora do restaurante.

As pessoas educadas e civilizadas sabem disso, lugar de reunião de negócios é no escritório. Restaurante é lugar de se alimentar, portanto se deliciar prazerosamente de uma boa comida, um bom vinho. Neste momento, penso eu, só devemos conversar coisas agradáveis e baixo para não importunar quem está ao lado. As pessoas que estão por perto  muitas vezes e a maioria das vezes não querem saber de sua conversa.  Sou um admirador dos Frances que fazem isso tão bem e com muito nível.

Gosto de pessoas educadas, civilizadas!Educação não tem nada ver com títulos ou situação econômica.

Tem situações que não consigo entender!Como uma comunidade, que presumivelmente se tem como pessoas educadas se submete a festas, shows em lugares residenciais incomodando a todos, crianças, pessoas doentes, pessoas velhas com problemas de saúde ou não, que se sentem terrivelmente incomodadas. O pior, os assistentes destes espetáculos saem pelas ruas, portas de residência, fazendo suas necessidades fisiológicas, sem o menor constrangimento. Isto para mim é falta de respeito!Falta de educação e civilidade, cabe aos poderes públicos coibirem isso.

PSIU!!!!Silencio… Dizem os professores em sala de aula –“sejam educados”.


Uma Resposta para “Psiu!!Silencio….”

  1. Nilde

    “estou pagando com meu dinheiro”. Essa frase é tipica dos brasileiros sem educação ,adorei a mensagem de aprendizado apesar de ser uma pessoa educada não me canso de absorver coisas boas com pessoas educadas como o Sr. Edvaldo um grade abraço .

Os comentários estão fechados.