A “roda de conversa” e a política da boa governança 2
por Fábio Sena
O governo municipal de Vitória da Conquista vem dando consecutivos saltos na qualidade da relação que mantém com a população. Depois de implantar um dos mais modernos instrumentos de participação popular, o Orçamento Participativo (em nossa cidade cada vez mais forte e atuante), após fortalecer os conselhos municipais e criar os conselhos locais de saúde, depois de criar uma Secretaria da Transparência (primeira da Bahia), o governo inova, mais uma vez, com as “rodas de conversas” nos bairros.
Está certo o nosso vice-prefeito, Ricardo Marques, quando elenca os vários sucessos de uma administração cujo reconhecimento popular se verifica não apenas por meio de pesquisas, mas também pelas manifestações espontâneas das centenas de pessoas que comparecem às “rodas de conversa” para exaltar os avanços experimentados desde que Vitória da Conquista escolheu um projeto político cuja principal característica é a governança conjunta, com habilidade para escutar e implementar ações a partir das convicções populares, sem ser populista.
O desenvolvimento social e econômico que Vitória da Conquista experimenta – e que lhe garante o título de “pólo de oportunidades” – em nada lembra aquela cidade anterior a 1997, com lixo nas ruas, servidores com salários atrasados e sem crédito no comércio e dívida com os fornecedores; enfim, uma máquina falida.
Se hoje nossa Vitória da Conquista é referência nacional em diversas áreas, esta é uma vitória coletiva e uma prova de que, quando as pessoas participam, uma cidade pode se tornar um bom lugar para se viver.
Fábio Sena
Secretário de Comunicação de Vitória da Conquista
6 Respostas para “Conversa Franca”
FRANCISCO ROCHA DIAS
Essa matéria onde o senhor Fábio terce elogios ao Perfeito não poderia ser diferente pois o meu elogio ao prefeito é natural e sincero. Os elogios que o Fábio faz ao governo não tem validade até porque ele não tem imparcialidade e isenção pois se trata de Secretário de Comunicação e não teria a coragem para fazer ataques.
Atenciosamente
Francisco Rocha Dias
FRANCISCO ROCHA DIAS
Essa matéria onde o senhor Fábio terce elogios ao Prefeito não poderia ser diferente pois o meu elogio ao prefeito é natural e sincero. Os elogios que o Fábio faz ao governo não tem validade até porque ele não tem imparcialidade e isenção pois se trata de Secretário de Comunicação e não teria a coragem para fazer ataques.
Atenciosamente
Francisco Rocha Dias
Antonio Marcos
Quero lembrar, que a secretária de transparência foi uma estratégia de marketing que o governo municipal criou para ganhar credibilidade e visibilidade perante a comunidade, pois acrédito que seja uma pasta pouco átiva e obsoleta, haja visto que as pessoas que gere não tenha capacidade técnica, são cargos criados para satisfazer os ânceios de uma classe.
david
Texto sempre polido de Fábio, com a mesma inteligência política de sempre. O Governo Guilherme Menezes comprova em ações o que se compromete com a população e não se debruça em falatório desconexo, rancoroso e sem procedência que andamos ouvindo de algumas bocas por aí.
Cido
Houve uma pesquisa de mestrado quanto a eficiência do instrumento de participação popular de Vitória da Conquista( Orçamento Participativo ), que verificava se era apenas um plano de Marketing ou plano de participação popular onde a vontade do povo fosse decisiva, pois bem, das necessidades apontadas pelo povo menos de 2% das ações foram execultadas. Foi confirmado através da pesquisa de mestrado que o Orçamento Participativo configurava uma estratégia de Marketing.
Dr. Afranio Garcez
Apenas dizer que o título “Conversa Franca” está devidamente regstrado em cartório, e é nome de minha coluna, que por motivos de saúde e outros não tenho publicado com regularidade nos mais diversos sites não só de nossa cidade, mas também de outros Estados. Está também registrado junto ao Word Press.
Abraços.
Dr. Afranio Garcez.