Coriolano Sales

Campanha para deputado estadual em 23 de setembro de 1982 no CSU. No destaque, discursando, Coriolano Sales, ladeado pelo então vice-prefeito Gildásio Cairo.  Aos fundos: José Pedral Sampaio (ex-prefeito), Raul Ferraz (prefeito), o radialista Edmundo Macedo, dentre outras lideranças políticas

 O deputado mais atuante da história de Conquista

Por Luís Fernandes

Coriolano Souza Sales nasceu no dia 8 de agosto de 1943, no município de Santa Terezinha (BA), na localidade chamada “Lagoa das Traíras”, hoje pertencente ao município de Iaçu (BA). Ingressou na escola aos dez anos de idade em Amargosa (BA), onde ficou até terminar o antigo 1º grau (hoje ensino fundamental). O 2º grau (atual ensino médio) fez em Salvador no Colégio Duque de Caxias, onde concluiu o curso de Contabilidade. Em 1969, após o Ato Institucional n.º 5, de 13 de dezembro de 1968, da ditadura militar, seria alcançado pelo Decreto Lei nº 477, de 26 de fevereiro, que cassou milhares de líderes dos Movimentos Estudantis de todo o pais, que lutavam pela melhoria do ensino nas Universidades Públicas do Brasil. Teve a sua matrícula cassada na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Impedido de estudar na Faculdade de Direito na UFBA matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, onde estudou o 4º ano de Direito. Retornou à Faculdade de Direito da UFBA no ano seguinte, por ter ganho recurso perante a Congregação daquela Faculdade, graduando-se, Bacharel em Direito, em 8 de dezembro de 1970.

O estudante Coriolano Sales em visita à cidade de São Francisco (California – EUA) em junho de 1968
.

Ainda estudante da Faculdade de Direito da UFBA, decorridos apenas 12 anos que saíra da zona rural, do interior do Município de Santa Teresinha, visitou os Estados Unidos da América, por um período de 35 dias, tendo participado de vários debates e seminários em algumas universidades daquele pais (Rutgers – New Jersey, Berkley – San Francisco, New York – New York, dentre outras). Concluído o curso universitário, ingressou no Banco do Nordeste do Brasil, em janeiro de 1965, ainda no Ceará. Estagiou no Departamento Jurídico do Banco do Nordeste do Brasil, em Fortaleza (CE); depois, integrou o Núcleo Jurídico do BNB em Aracaju (SE) até ser designado para dirigir o Serviço Jurídico do referido Banco na Região Sudoeste da Bahia, com sede em Vitória da Conquista, instalado no dia 11 de outubro de 1973 onde, também, mais tarde, comandaria os interesses jurídicos do extinto Banco do Estado da Bahia (BANEB) e estabeleceria, aqui, a sua banca particular de advocacia.

.


Coriolano Sales recebe a graduação de Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em 8 de dezembro de 1970
.

Foi Coriolano Sales, juntamente com outros advogados, que trouxe para esta cidade uma sub-seção da OAB (Ordem dos Advogados da Bahia), entidade que dirigiu durante quatro anos em dois mandatos sucessivos. Presentes à solenidade o representante da OAB – Seção da Bahia, Dr. Saul Quadros Filho, Raul Ferraz, então Prefeito do Município, Juízes Crésio Dantas Alves (Justiça do Trabalho), José Bispo (Justiça Criminal), Irany Santos (Segunda Vara Cívil), o Promotor Humberto Araújo e os advogados Orlando Leite, Djalma Nobre, dentre outros, além de Humberto Flores, chefe de gabinete do prefeito.

Coriolano Sales toma posse no cargo de Presidente da OAB – Subseção de Vitória da Conquista
.

Como Presidente da OAB – Regional, lutou pela junção dos Cartórios Judiciais e realização  de audiências no prédio antigo da “Escola Barão de Macaúbas”, que abrigou as instalações provisórias do “Fórum João Mangabeira”. Para atingir esse objetivo foi decisivo o apoio do Governador Roberto Santos (que estava encerrando o governo) e de seus Secretários Edvaldo Brito (Interior e Justiça), Carlos Santana (Educação) e Jorge Medauar (Interior e Justiça); no plano local também resultou importante para atendimento das reivindicações o apoio do então vereador Gésner Chagas e do advogado e político Orlando Leite. Todo mobiliado, “o fórum provisório” foi inaugurado no finalzinho do Governo Roberto Santos.Visto, assim, à distância, os advogados de hoje não imaginam como se revelou importante aquele trabalho de reunir os Cartórios Judiciais e as salas de audiências num mesmo local. Mais tarde, no Governo de João Durval, a dupla Pedral-Cori iria obter o apoio para a construção do Fórum atual em memorável audiência na governadoria do Estado.

.

Coriolano, então deputado estadual, se encontra Irmã Dulce
.

Ingressando na política local filiou-se ao PMDB, candidatando-se ao cargo de deputado estadual nas eleições de 15 de novembro de 1982. Fez campanha ao lado do candidato a prefeito José Pedral. Ambos foram eleitos. Cori para cumprimento de mandato até janeiro de 1987. Em 15 de novembro de 1986 reelegeu-se deputado estadual para a legislatura de 1987/1991. Nesse mandato se elegeu Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (período de 1987/1989) e Presidente da Assembléia Constituinte da Bahia (1988/1989).

+
Na qualidade de presidente da Assembléia Legislativa da Bahia o deputado Coriolano Sales recebe a visita do Cardeal Arcebispo Primaz do Brasil, D. Lucas Moreira Neves, em 12 de janeiro de 1988
.

Em 15 de novembro de 1994 elegeu-se deputado federal, pela legenda do PDT, para mandato de 1995/1999, conseguindo reeleger-se em 1998. Na Câmara dos Deputados integrou as Comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação, dentre outras. Nesta passou a integrar o sub-grupo de Cooperativismo de Crédito. E nesse sentido instalou todas as cooperativas de crédito de Conquista, o Banco do Povo e o Banco da Mulher, além de várias obras e equipamentos hoje instalados em Conquista, a exemplo do Anel Viário. Pode-se, pois, afirmar, que Coriolano Sales foi o deputado (tanto estadual quanto federal) que mais atuou em Vitória da Conquista, com indicações de projetos e realizações de obras para a cidade. 


11 Respostas para “Coriolano Sales”

  1. Maria Oliveira

    Mesmo novo, ja dava para ver a presas , mais tarde assumiu a personalidade de sanguessuga. O próximo passo é chupar cabras….

  2. Francisco Ribeiro

    Conheço Coriolano Sales há quatro décadas. Trabalhamos no mesmo Banco. Quem o conhece de perto, não pode negar a sua grande capacidade de trabalho e honestidade O político, por ser uma pessoa pública, fica exposto a todo tipo de acusação. Coriolano Sales foi inocentado pela justiça, mas ainda existem os acusadores de plantão, não medindo palavras para denegrir a sua imagem.

  3. Dilson Funaro

    Pra você ver tanta coisa e depois se vender por tão pouco!!!!

  4. Luis fernandes

    Cara Maria,

    Não defendo político nenhum, mesmo porque sou realista e acompanho política há muito tempo, e sei que nada e ninguém me surpreende mais. Já fui de esquerda, já votei na direita, agora, infelizmente, não confio em ninguém. Mas, escrevo sobre aqueles que fizeram Conquista chegar aonde chegou, e o deputado Coriolano Sales fez muito por Conquista, independetemente de suas “escorregadas” (que todos dão, incluisve gente do PT, do qual já fui defensor). Agora, se você conseguir apontar algum deputado, na Bahia, que apresentou tantos projetos para uma região como Cori (não sou corista! que isto fique bem claro) eu acho que você contaria em uma só mão…

    Luís Fernandes

  5. yuri

    O problema do povo é esse do comentário ai de cima:

    “Coriolano Sales fez muito por Conquista, independetemente de suas ‘escorregadas'”…

    Em outras palavras, “rouba mas faz”

    Só sei que este cidadão – Graças à Democracia – está sepultado politicamente, pra não mais voltar – se Deus quiser!!

  6. Luis fernandes

    Caro Yuri,

    Essa “aí de cima” (como vc se refere a mim) é o que já escreveu sobre centenas de pessoas (independentemente da cor partidária) que fizeram alguma coisa por Conquista, e, pelo que vejo, vc não consta na minha lista e nem constará, pois vejo que vc não fez e acho que não vai fazer nada por esta cidade (se vc continuar com críticas tão ácidas e desconstrutivas como estas)… Que pena! Use sua inteligência para algo positivo.

    Luís Fernandes

  7. Adelson

    foi um político como poucos que nossa cidade já teve, linda tragetória.

  8. SabrinaM

    O interessante do povo brasileiro é a ausência de memória…incrível como se apegam a coisas ínfimas para enxovalhar a imagem de um Homem honesto e competente como Coriolano Sales. Esse sim é um político por querer, vontade…por vocação! Nunca precisou da política para sobreviver, pois como todos percebem em sua trajetória de vida o sucesso sempre esteve presente onde obteve grandes vitórias e êxito em sua vida como advogado. Homem batalhador, de vida simples e de mente que faz admirar, esse é Cori, quem sempre teve a admiração de sua família e amigos íntimos. Cori é um homem de personalidade fortíssima, de uma inteligência invejável e admirável, sempre foi notado por sua lealdade e sua desenvoltura profissional. Não é de se admirar, portanto, que pessoas inescrupulosas que não conseguem o êxito por seus próprios méritos, busquem denegrir a imagem de seus adversários na tentativa de enfraquecê-los e somente assim, tentar superá-los. Inteligência, caráter e honestidade não se encontram na esquina, nem podem ser adquiridos em qualquer estante de farmácia e isso, nenhuma afirmação infame irá mudar.

  9. Raival Sales

    Prezado Tio Cori,

    Estamos torcendo muito por sua recuperaçãoe pronto restabelecimento! Te amamos! Um fraterno abraço, Raival

  10. Mariana Sales

    Amado Tio Cori,

    Estamos mandando energias positivas para seu pronto restabelecimento! Te amamos muito! Abraço, Mariana Sales

  11. otavino alves da silva

    Foi parceiro muito importante quando presidente assembleia legislativa da Bahia quando juntamente com o Deputado Alcides Modesto do PT nos apoiando o lançamento do Jornal Barricada órgão oficial da Frente de Libertação Nacional da Nicarágua quando trouxemos de Brasilia o Consul daquele país hoje estou escrevendo minhas memórias aproveito essa oportunidade para agradece-lo.

Os comentários estão fechados.