“Vitória da Conquista tem hoje uma das melhores estruturas de saúde pública do Brasil e o município é reconhecido nacionalmente pela qualidade dos serviços oferecidos à população”, destacou o deputado Emiliano José (PT-BA) em discurso na Câmara Federal, na terça-feira (1º). Segundo o parlamentar, o município tem também a menor taxa de mortalidade infantil do Nordeste e toda criança tem vaga na escola, merenda e transporte escolar garantidos. “É um Município onde não nasce mais criança com o vírus da AIDS e o único do interior da Bahia que mantém um Hospital Público Materno Infantil com UTI Neonatal. O governo municipal busca manter os avanços e, se possível, superar-se a cada dia”. Emiliano lembrou que, até 1996, Vitória da Conquista tinha uma Prefeitura fechada à participação popular. E que, a partir de 1997, quando o PT assumiu o governo, passou a haver todo um esforço para aproximar a administração dos verdadeiros interessados, que são os habitantes do município.
Prêmio nacional da área de saúde
“Vitória da Conquista tornou-se um município atraente para negócios e apresenta os melhores índices do Nordeste e do Brasil em dinamismo econômico, redução da mortalidade infantil, justiça social e desenvolvimento humano. Conquista é o único município do interior da Bahia que tem residência médica, com o sistema de saúde que o Prefeito Guilherme Menezes vem construindo com obstinação. Ao todo, são 8 hospitais e 32 clínicas atendendo pacientes de 76 municípios da Bahia e Minas Gerais”, acentuou. O deputado recordou ainda que, em 2010, Vitória da Conquista recebeu o mais importante prêmio nacional da área de saúde. A 10ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças selecionou 27 trabalhos dos 500 inscritos. Vitória da Conquista foi eleita por um júri popular como a melhor experiência no Brasil. Emiliano concluiu dizendo que Conquista, apesar da escassez de recursos, tem feito milagres. “E o faz, especialmente na saúde, por conta dos compromissos profundos da administração do PT com todo o povo do Sudoeste Baiano. O Prefeito Guilherme Menezes, que é médico, conhece as dores do povo. E por isso a política de saúde de Vitória da Conquista tem se voltado com tanto carinho para tornar a saúde um direito de todos verdadeiramente”.
6 Respostas para “Emiliano destaca avanços na saúde de Conquista”
ANÔNIMO
O deputado Emiliano José, conhece tanto(de ouvir falar)a estrutura de saúde pública de Vitória da Conquista.Tanto quanto eu conheço das meçlhores estruturas de saúde pública do mundo!!!!!.
Adelson
se Conquista tem hoje uma das melhores estruturas de saúde pública do Brasil, por que quando vou ao posto de saúde do meu bairro não encontro médico? por que um exame mamografia por exemplo leva até 1 ano para ser marcado? por que o teste da orelhinha não estar sendo feito? por que o único hospital que atende emergência é o de Base? e os 8 hospitais citados quais são? e as 32 clínicas, sou conquistense e desconheço tal afirmação. E para terminar gostaria de dizer que as únicas pessoas que vejo elogiando saúde pública de Conquista são as que não usam, são as que tem plano de saúde, Conquista tem sim uma ótima estrutura de saúde mas para quem pode pagar. Quem é o sr. deputado Emiliano José (PT-BA)? ele já veio a nossa cidade, ele já morou aqui? seria muito fácil eu dizer que Uberlândia tem um ótimo sistema municipal de transporte público tomando como base apenas os prêmios que tem ganhado ou os elogios da mídia, mas quem sabe se é ótimo ou não é quem mora lá e quem usa.
ADELSON.
Jose Carlos
Esse Deputado é do PT.Ele enxerga Vitória da Conquista como KADAFI enxerga a LIBIA um paraiso. os Petistas sabem que conquista é seu curral…..
CARLOS COSTA
O DIA DO BENEFÍCIO É A VÉSPERA DA INGRATIDÃO.
ULISSES GUIMARÃES
Caro Anderson,
Estou acompanhando as críticas dos blogueiros ao pronunciamento do deputado Emiliano José sobre a saúde de Conquista. Sou conquistense e petista com muita honra, reconheço que a saúde precisa melhorar paulatinamente, mas, não podemos esquecer como era o sistema de saúde antes do PT assumir a prefeitura: havia poucos médicos, não mais do que meia dúzia, poucos postos de saúde, nenhum laboratório de análise clínicas, e quem não pagava um plano de saúde ou o INPS (INSS atual), tinha apenas a opção de tentar ser atendido na Santa Casa de misericórdia como PNP, ou seja, Paciente Não Pagante, ou em outras palavras, ser atendido como indigente.
Lembro àqueles que teem memória curta que antes de 1997, quando precisávamos de uma ambulância, tínhamos que pagar o deslocamento de uma ambulância do hospital. Vitória da Conquista foi a segunda cidade do Brasil a implantar o serviço de ambulâncias gratuito, que serviu de modelo para o presidente Lula implantar o SAMU.
Congratulo-me com o deputado Emiliano José, pois, tudo quanto ele falou no seu discurso é pura verdade. Tenho certeza de que o prefeito Guilherme Menezes não descansará até que a saúde de Conquista melhore cada vez mais.
Desconhecer o melhoramento do sistema de saúde de Conquista é querer ofuscar algo que tem dado certo e salvado vidas.
Devo esclarecer que pessoalmente eu nunca precisei usar os serviços de saúde pública, porém, tenho acompanhado o tratamento de muitas pessoas, amigas ou parentes minhas, que se não fossem os serviços que a prefeitura e o governo federal oferecem, certamente não teriam como se tratarem.
Carlos Costa
Observador
Vixe… Ué… Tá ficando doido, muito doido… E por que os pacientes com câncer vão à Itabuna ,(que não é referência em gestão pública), mas lá esses pacientes se submeterem a exames e tratamento pelo SUS? E o exame de cintilografia: o SUS de Conquista não faz, ou será que já está fazendo? Que modelo perfeito é esse de saúde pública?
Adelson
O Sr. deputado se equivocou em pelo menos 2 dados, primeiro Itabuna também tem programa de residência médica, isso bem antes de Conquista ter; segundo, nossa cidade é uma das cidades do Brasil que mais recebe recursos para a saúde, são milhões todo ano, não há essa acentuada escassez de recursos como o deputado disse. Minha crítica como cidadão não é com relação ao modelo de sistema, pois como estudante da área da saúde, sei que esse modelo implantado aqui é o correto, aliás nossa cidade foi a primeira no nordeste a implantar esse novo modelo mais centrado na família e na prevenção, por isso o avanço na estrutura mas não na qualidade, minha crítica é sobre problemas básicos e antigos que mesmo após mais de 10 anos de gestão ainda não foram resolvidos, como por exemplo a falta de médicos efetivos nos postos de saúde e a demora na marcação dos exames e o insuficiênte número de vagas, mas só como eu digo sempre, só quem sabe é quem usa.