Adelmário Pinheiro

Deputado Adelmário deposita cédula na urna,
em uma das votações na Assembléia
.
O médico que viveu no sertão e se tornou um dos mais influentes
 políticos de sua época
.
Por Luís Fernandes
.
José Adelmário Pinheiro nasceu no dia 15 de março de 1907, em Pojuca (BA). Em 1930 formou-se médico em Salvador. Após algum tempo conheceu o médico Osvaldo Gouveia, que o indicou para trabalhar em Tremedal, então povoado do município de Condeúba (BA). Lá chegou no dia 2 de julho de 1932.
.
Eram três casas geminadas na praça do povoado de Tremedal:
a residência, a “Farmácia Higia” e…
.
… o consultório, à frente do qual Adelmário mandou afixar
uma placa com os dizeres: “Consultório Médico”.
.
Abriu uma farmácia (“Farmácia Higia”) e um ”Consultório Médico” junto à casa onde residia. Casou-se no dia 27 de maio de 1936. Os carros foram uma paixão que acompanhou Dr. Adelmário a vida inteira. O 1º foi um Ford Bigode 29 (conhecido como “Fobica”), cujo motor serviu, depois, como o 1º gerador de energia de Tremedal. Ainda nesta cidade adquiriu o 2º automóvel, outro Ford.
.
A “Fobica” do Dr. Adelmário que o levava para atender
seus pacientes em diversos lugares no sertão baiano
.
Nove anos depois se mudou para Vitória da Conquista (1945). Aqui se instalou na Rua São Vicente. Depois morou na Praça da Bandeira e, por fim, na Rua das Flores (atual Góes Calmon). Teve dois consultórios: um na Travessa do Comércio (hoje Alameda Ramiro Santos), no edifício Santa Branca; o outro na rua do Espinheiro (hoje Francisco Santos), em sociedade com o Dr. Mário Borba. Também ensinava ciências naturais no “Ginásio do Padre Palmeira”.
.
Dr. Adelmário Pinheiro no seu consultório…
.
… e na sala de sua casa, em Tremedal.
.
Fundou em Conquista a Legião Brasileira de Assistência (LBA); dirigiu o Hospital São Vicente de Paulo, da Santa Casa de Misericórdia, e presidiu o Rotary Club. Mas, seu grande trabalho em Conquista foi a implantação do Hospital Psiquiátrico Afrânio Peixoto – o primeiro da especialidade na região. Tanto é que foi para o Rio de Janeiro especializar-se em organização e gestão hospitalar para conseguir implantar uma unidade deste tipo em Conquista, pois na Bahia não havia curso nessa área. Mas o hospital só foi inaugurado após a sua morte, no dia 6 de novembro de 1966. Em reconhecimento foi homenageado com sua foto no ambulatório.
.
Hospital Psiquiátrico Afrânio Peixoto: um trabalho de
Adelmário Pinheiro para o resto da vida
.
Adelmário marcou sua passagem por Conquista também por outras ações, como a construção do prédio da Recebedoria da Fazenda, na esquina da Rua Siqueira Campos. Na educação virou nome de escola: no começo dos anos 60, quando Luis Soares Palmeira era secretário estadual de Educação, o então prefeito Pedral Sampaio iniciou a construção da “Escola Adelmário Pinheiro”, no bairro Alto Maron.
.
Adelmário foi eleito presidente da Assembléia
Legislativa no dia 5 de abril de 1961
.
Em 1950 elegeu-se deputado estadual, sendo reeleito em 1954, 1958 e 1962. Na capital adquiriu mais veículos. O 1º em Salvador foi um Citroën e depois um Crysler preto 1948 (o 2º e último carro que teve na capital). Adelmário faleceu no dia 19 de outubro de 1963, com apenas 56 anos de idade.

Os comentários estão fechados.