Foto: Zenilton Meira
Em Jequié, no último final de semana, Wagner foi recebido com protestosUm dia antes da paralisação dos docentes, alunos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), pararam nesta terça-feira (29) nos três campis universitários. Os discentes denunciam descaso, precarização e desvalorização do Ensino Superior Público na Bahia, acusando o governador Jaques Wagner (PT) como responsável, devido à falta de propostas concretas e viáveis para atendimento de pauta conjunta de reivindicações apresentadas pelos docentes, discentes e técnicos administrativos.
4 Respostas para “UESB: Alunos paralisam atividades”
wesley
De onde veio esta Informação? Sou aluno da Uesb, estive ontem no campus de Vitoria da Conquista e não ouvi falar nada a respeito sobre parlisação dos alunos, muito pelo contrario, todos com os quais conversei se mostrarm contrarios à Greve, já que os únicos prejudicados são sempre os alunos.
Marcio
Manifestação legitima, ações ilegítimas.
As manifestações de todos os movimentos da sociedade são puramente legitimas, amparadas pelo estado de direito, plenamente sacramentadas pela nossa Carta Maior e nos faz gozar de direitos amplamente garantidos. Esses movimentos são em sua grande maioria, a busca de melhores condições de trabalho, melhorias nas garantias asseguradas. MST, Movimento Estudantil, Direito das Mulheres, em suma uma infinidade que caracteriza a plena e salutar concretização de nossa sociedade. Só que garantia de uns não deve ultrapassar a soberania dos outros, e isso aconteceu claramente hoje em uma manifestação de estudantes e o sindicato dos professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Claramente, os estudantes deixaram de lado uma coisa fundamental do Estado de Direito, o direito de ir e vir, não deixando passar quem quer que fosse mostrando claramente que tanto os Professores quanto os alunos não estão assim “democraticamente embasados” à suas aspirações. Que o Governo Estadual tem que escutar as pautas isso ninguém discute, isso é fato, como é fato também o despreparo dos alunos em se fazerem escutar, sem pauta definida, sem embasamento técnico daquilo que diziam, mostrando um alto despreparo em suas lideranças. Se perguntassem à totalidade dos alunos ali envolvidos quem é o Ministro da Educação da Republica, garanto que nem 10% saberiam quem é! Vemos alunos pura e simplesmente despreparados e infelizmente marcados como massa de manobra. Falava um manifestante: “Quando terminarmos essa manifestação iremos nos reunir e veremos o que faremos daqui para frente”. A pauta foi feita ontem? Não existe uma congruência entre os colegiados? Na maioria das vezes observamos onde eles se reúnem para debater as pautas! Nos botecos da Olívia Flores!
Quanto aos discentes ali representados pelo presidente do sindicato, deveria por conhecimento de causa, apesar de “convidado”, pedir aos alunos a desobstrução da pista, e que se fizessem escutar de outra maneira.
Ninguém deve solapar a Constituição em direito próprio e isso aconteceu claramente hoje, uma vergonha! Da próxima, CAESG neles!
Pedro
Também sou aluno da UESB e sou a favor da greve, é um desrespeito o que o senhor Jacques Wagner vem fazendo com o ensino na Bahia. e a paralisação é sim confirmada para hoje…
Ricardo
Desinformado você, né?! Somos prejudicados toda vez que o governo Wagner ataca diretamente a autonomia das universidades públicas. Ele está sucateando nosso ensino superior. E sim, nós discentes pensates, apoiamos a greve, independente dos atrasos que ela acarretará.