UESB: Manifestantes liberam passagem

Foto: Blog do Anderson

Após quase quinze dias em atividade, o movimento estudantil da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) chegou ao fim. Na tarde deste sábado (9), a reportagem do Blog do Anderson percorreu toda extensão da Avenida Olívia Flores, principal via de acesso ao Campus de Vitória da Conquista, e não encontrou nenhum dos manifestantes, o que deixou a passagem livre pela avenida. Mesmo com o sumiço, no site do movimento uma pequena frase informa: “O Movimento NÃO morreu!”.


22 Respostas para “UESB: Manifestantes liberam passagem”

  1. Emerson Ricardo Rodrigues da Silva

    Ainda bem!!! Preciso ir na UESB para pegar e devolver livros.
    Obs: antes que venham dizer que sou contra o movimento, eu me abstenho de dar qualquer opnião, respeito as opniões a favor ou contra, mas não venha colocar ideiaa na minha cabeça. Não sou piolho para ir pela cabeça dos outros tenho minhas próprias conficções e filosofias de vida.
    Preservo o direito de não opinar, espero que respeitem isso.

  2. Sara

    Realmente, “O movimento NÃO morreu” e muito menos chegou ao fim. Nós estudantes deflagramos Greve Estudantil e estamos em processo de reuniões, trabalho de base e assembléias que acontecem quase que diariamente para discutirmos nossas pautas e nossas ações. Quanto ao bloqueio, foi desfeito pelo fato de os professores também estarem em greve, assim não tem como aluno assistir aula. Mesmo assim, o portão principal da universidade encontra-se fechado com uma faixa colocada pelos professores onde manifestam a atual situação de GREVE.

  3. Halanna

    Agora o movimento está se articulando para outros tipos de ações, já que docentes e discentes da Uesb estão em greve. Sendo assim, não há sentido no bloqueio do acesso à universidade. Para acompanharem nossos próximos passos acessem:

    http://mobilizauesb.blogspot.com
    @mobilizauesb

  4. DALILA ALMEIDA

    OPA! NÃO SE ENGANEM!
    “O MOVIMENTO ESTUDANTIL NÃO MORREU!”
    A LUTA CONTINUA!

    Estudante da UESB – jequié

  5. mariahdi

    Rapaz, tô achando que tem algum mal entendido ai! Como assim o movimento estudantil da UESB morreu!? Oxe!

    Estou acompanhando as atividades do pessoal da UESB pelo twitter e não tem parada nenhuma. O que vejo (e me alegro com isso) é mobilização e luta!

    :/

  6. João paulo

    Anderson, não me faça rir.
    Se há um motivo para a passagem estar desobstruída é que OS DOCENTES DA UESB, ASSIM COMO NA UESC E UEFS ESÃO EM GREVE!!!!
    Além do mais, os DISCENTES DE VITÓRIA DA CONQUISTA também deflagraram greve e estão se mobilizando.

    A manipulação de informações que tem sido feita por este blog é vergonhosa.

  7. asseSSORIA DE COMUNICAÇÃO DO mOBILIZAUESB

    Caro Anderson,
    Paramos de paralisar as atividades da Uesb porque docentes e discentes da universidade estão em greve. Desta forma não há sentido em fazermos o bloqueio. No entanto, estamos agora construindo outros tipos de ações, além de assembléias diárias.
    Neste mesmo blog em que há a frase “O movimento não morreu”, há também uma série de posts relacionados às nossas atividades diárias. Não custa absolutamente nada ler antes.

  8. marina

    primeiro eles dizem que mobilização pode ser feita sem bloquear as ruas, depois eles dizem que a mobilização sumiu, que morreu, porque não faz manifesto nas ruas; quanta qualidade em informações… eu digo marrom ou fundo de quintal?

  9. Mayanna Pinheiro

    Só a título de informação a passagem foi liberada mas dentro da UESB estão havendo assembléias diariamente e seria mt bom se tds fossem p entender oq está acontecendo e quem sabe assim ter coragem de tirar as vendas da ignorância!
    Se mantenham informados! O movimento é autônomo e está aberto a toda sociedade, afinal as reivindicações são de coisas q diz respeito a todos, ou ninguém tem direito a ter uma boa educação?

  10. Erica daniela

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só vim aqui da risadas!
    acho que vc tem que se informar melhor, dar uma voltinha na estrada da UESB não da autenticidade a um informação como esta.

  11. guilherme

    o movimento estudantil chegou ao fim?
    kK

  12. Maxwell

    A “reportagem” então foi até o último retorno e voltou, não foi?
    Além disso, não leu os posts para saber o que realmente está acontecendo!
    Se a “reportagem” se desse o trabalho de ler o blog da Mobiliza UESB, saberia que foi deliberado em assembléia estudantil liberar a passagem e focar a movimentação dentro da universidade.
    Se a “reportagem” fosse mesmo reportagem, saberia que, do INOCOP até a UESB, a via recebeu o nome de Av. Edmundo Flôres.

    http://mobilizauesb.blogspot.com/2011/04/e-finalmente-greve.html

  13. Marcos Tavares

    Assim, acho que o dono deste blog tem q saber da diferença entre movimento estudantil e manifestação! assim só acho né?

  14. Elis

    que preguiçoso!
    se vc procurasse se informar saberia que existem atividades diarias realizadas pelos estudantes tanto dentro quanto fora do espaço da universidade. aff ¬¬’

  15. Aluno da UESB

    Pelo q vejo algus estudantes da UESB, se preoupam apenas em falar q o movimento ñ morreu! Mas o q vejo é q estão a sombras dos docentes, e ficar alegre com greve isso ñ é coisa de estundante q quer ver a univbersidade ir para a frente, e sim ficar contente e até festejar qdo o decreto cair…
    Nunca vi esse grupunho q ali ocupava as vias como um movimento legitimo e sim qrendo se mostrar prestativo.
    Além de estarem sim se reunindo com uma menoria de alunos(ligados a eles mesmos) e descidindo por varios q ali estudam, extremistas, e arroaceiros isso sim, alunos q ficam fumando canabis pra qm qr ver, e tomando vodka entre outras bebidas em um ato esrudantil… isso é um absurdo.(ñ digo todos, mas uma grande parte).
    Ñ é assim q se faz movimento estudantil, isso me envergonha e tira toda a legtimidade dos estudantes.
    Concluindo, primeiro vamos nos organizar pq da forma q está ñ da. E falar q essa poca vergonha ñ acabou é dzer q o movimento estudantil ñ existe pq eu ñ me seinto representado por esse grupinho.
    Tenho direito de me manter ANÔNIMOpois ñ sei doq essa galera é capas de fzer.
    Obrgado Anderson, por manter a sociedade conqustense informada e continue com suas criticas validas.
    Sou devoto ao verdadeiro movimento estudantil e ñ a um grupinho q fica as sobras de Professores, dxando ser massa de manobra

  16. RAFAEL

    Segundo o Twitter @mobilizauesb

    Lembrando que a reunião do comando de greve só é de participação de quem está no comando. Ok? #mobilizauesb #ALendaUesb

    Comando?
    De onde veio isto?
    Que glra tosca. Além de incompetentes, são burros e quem vai a frente não sabe nem falar. Vai convercer quem?
    Vocês são universitários, não envergonhem seus colegas não.

    A verdade sobre esta palahaça estudantil, sim, pois isto não é movimento e volto a dizer. Não representa o coletivo de estudantes da UESB. Eu não sinto representado, desculpe, mas esta é minha verdade.

    Essa glra fica aproveitando uma situação. isso é o que ocorre com esta brincadeira. Assim, diante da real situação… surge COMANDO.

    Pensando bem, em respeito aos companheiros, vou retirar algumas palavras que descrevi aqui. São aquelas a quem a carapuça servir, pois vou ver isso agora com uma dinâmica comedia da vida estudantil, e desta forma passarei a “dar gargalgadas” e ser mais feliz, vejam que maravilha. Isto é bem melhor, não concordam?

    Ah sim, quando ao conteúdo do post. Lembre-se que sábados, domingos e feriados é dia de “cumer água”, afinal como disseram por ai, estudante também é profissão. Com esta idéia de mercado é assim mesmo… TUDO PELO SOCIAL.

  17. Halanna

    Meu caro Rafael,
    se você acompanha mesmo o twitter e o blog do movimento, deve ter lido também

    http://mobilizauesb.blogspot.com/2011/04/continuamos-avancando.html

    post que explica a dinâmica do comando de greve e porque estamos participando dele. Nesta mesma assembléia do dia 08, houveram críticas a respeito da denominação “comando de greve”, mas esta questão foi discutida e superada na mesma. Então por favor, fundamente suas críticas e participe das assembléias. Qualquer pessoa tem direito a voz e voto. Inclusive para expressar opiniões contrárias e críticas ao movimento.

  18. GUto

    Caro Anderson,

    Gostaria muito (muito mesmo) que o vc procurasse a assessoria de comunicação do movimento para colher informações sobre como anda tal processo estudantil.

    #Ficadica

  19. lucas

    também sou estudante da UESB e não concordo com esse movimento
    se esse movimento não acabou é uma pena porque envergonha muitos universitários

  20. Flávia (estudante de Comunicação Social UESB)

    Caros,

    Para os descontentes com o movimento estudantil, convido-lhes a participar das assembleias em pleno direito de expressar sua opinião. Devo ressaltar que fico surpresa que a luta por uma universidade pública seja vista tão negativamente pela mídia, e pelos colegas universitários.
    Proponho-lhes também a leitura e entendimento do que é o decreto 12.583/11 e uma análise profunda do sucateamento educacional que vemos hoje no Brasil.
    Para Anderson, proponho o mesmo e retifico mais uma sobre o que já havia aqui escrito: Espero melhores reportagens.

    E Lucas, não se envergonhe somente com a UESB campus de Conquista, envergonhe-se pelos outros 3 campi, envergonhe-se pela UESC, envergonhe-se pela UEFS também. E principalmente, envergonhe-se por todo direito trabalhista que nos garante pleno direito de greve e manifestação.
    Mas antes de desprezar tudo isso, envergonhe-se pelo seu silêncio.

    Att.

  21. lucas

    flavia,

    diferentemente do que vc supões essa greve não tem qualquer amparo em direito trabalhsita, primeiro porque a relaçao dos professores com a UESB não se dá pelo direito dot rabalho e sim pelo direitoa dministrativo, segundo que greve de aluno não tem qualquer relaçao com direito trabalhista.
    mas ainda que tivesse o direito de greve e de manifestação é legítimo, o que não é legítimo é que essa greve obrighue os outros a aderir fechando portões e ruas, isso não é legítimo, isso não tem qualquer amparo legal. me envergonho pela uesb, pela uesc, pela uefs, mas pela legislaççao trabalhista não pq isso não tem qualquer relação com legislaçao trabalhista, nem pelo meu silencio, porque não me sinto obrigado a participar dessse debate tao sem conteúdo

  22. Alexandre Garcia - estudante de direito da uesb

    Caro Lucas, a relação pode ser regida pelo direito administrativo, mas trata-se sim de DIREITOS DE TRABALHADORES e TRABALHADORAS!

    Sempre vejo nos blogs comentários dizendo que o movimento representa uma monoria e que é apenas de um grupinho… Ao longo desses anos de UESB vi assembléias vazias, estudantes apáticos e pouca mobilidade.
    Então temos um movimento como este, que contou com assembléias com cerca de 400 a 500 estudantes, em que todos têm direito à voz e voto, e leio asneiras como um “movimento que remonta à ditadura”… realmente o individual é sempre posto à frente do coletivo, e se a UESB ta uma merda, que pelo menos seja uma merda com aulas pois quero me formar…

    FORÇA NA LUTA GALERA!!!
    Nas Ruas, nas Praças, Quem disse que sumiu??? Aqui está presente o Movimento Estudantil!!!

Os comentários estão fechados.