Foto: Blog do Anderson
Segundo o projetista Wal Cordeiro, o estudo de transformar Vitória da Conquista na capital de uma Região Metropolitana vem sendo criado há cinco anos. Na Bahia existe somente uma região metropolitana, que é a da Grande Salvador, sendo que na visão de Wal poderia comportar mais de cinco. De acordo o Wikipédia, uma região metropolitana ou área metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de influência. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conurbação, a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si, formando uma imensa metrópole, que na qual o centro está localizado na cidade central, normalmente aquela que da nome à região metropolitana, como Região Metropolitana de Salvador. Confira a entrevista que Wal Cordeiro concedeu ao Blog do Anderson na noite desta quinta-feira (26), onde ele faz um breve resumo dos benefícios dessa transformação e a importância para o desenvolvimento regional.
2 Respostas para “Região Metropolitana de Vitória da Conquista”
carlod paraiba
val sempre com sua s ideias,vitoria da comquista fato e direito ja euma regiao metroplitana,ela envolve todas a cidades circunvizinhas ,para mim val do chovendo no molhado.
OBSERVADOR
VDC tem esse papel regional, mas ainda não foi oficialmente regulamentado. Faltam muitos detalhes, dentre eles a vontade política.