Por Felipe Magalhães
Nessa semana foram postadas duas matérias no Blog do Anderson expondo a opinião do Dr. Ademir, o mais bem votado vereador da última eleição, sobre a eventual entrega do Hospital Esaú Matos para ser administrado por uma Fundação. E as matérias deixam no ar a questão de Ademir vir a público divergir da opinião dos colegas vereadores governistas e do próprio governo municipal, nesse quesito.
Ocorre que Ademir traz consigo o conhecimento das décadas de prática da medicina e de administração hospitalar junto à população assistida pelo SUS, até mesmo antes da sua criação em 1988, além do peso dos mais de 4.500 votos; e mesmo sendo um homem de partido, petista histórico que é, tem o direito de discordar do que ele não acha certo. Não foi assim que fez o Senador Pinheiro ao ser um dos primeiros a opinar sobre a necessidade de explicações por parte do Ministro Palocci?! Não é assim que deve agir um homem de bem, seguindo os ditames de sua consciência?!
Dr. Ademir não está simplesmente tendo uma opinião contraria; ele está avalizando a opinião das entidades médica e jurídicas, que se somam e multiplicam duvidando da legalidade e funcionalidade desse tipo de manobra administrativa.
A eventualidade de se ter uma fundação na administração de um órgão público além de levantar essas discussões legais e trabalhistas, penso que progressivamente diminuirá a atenção a saúde, em quantidade e qualidade. O governo, em qualquer esfera, não poderá avaliar o custo de uma vida humana com planilhas e metas a cumprir, nem se pode administrar um hospital do SUS se guiando pelo que “vale à pena” atender, e sim pela necessidade da população.
Mas, felizmente vivemos numa democracia, financiada pelos impostos (que não são poucos) que todos pagamos, e assim, tudo o que for referente à administração pública tem que continuar a ser debatido amplamente, por nós contribuintes, e principalmente por quem tem um mandato, que é temporário, vale lembrar.
Parabéns Dr. Ademir. Continue fiel ao seu Partido, mas, continue também fiel às suas convicções, aos seus valores e às milhares de vozes que você representa, e que espero que continue a representar.
3 Respostas para “Ademir Abreu, a Saúde e a Democracia”
Kátia Bernardo
Essa foto não é do Dr. Ademir não, né?!!!
Lidia Ferreira Rodrigues
Ainda bem que o nível do debate corresponde a importância do tema. A considerar todas as pessoas, entidades e instituições que tem levantado que a criação de uma fundação para para gerir uma unidade de saúde pública tem mais problemas que solução, o Prefeito, a essas alturas, deve refletir muito, inclusive levando em conta a confiança que lhe dedica a maioria da população conquistense. Parabéns Dr. Ademir. Anderson, por favor, troca a foto.
Marcia
Parabéns, Dr. Ademir!!!
Vitória da Conquista precisa do Sr.
*A foto está certa, é do Dr. Felipe Magalhães, foi ele quem escreveu a matéria.