Fabrício é contra divisão da Bahia

Foto: Blog do Anderson

O deputado estadual Jean Fabrício (PCdoB), em contato com o Blog do Anderson na tarde desta terça-feira (7), disse que a divisão da Bahia não é a solução para o Oeste Baiano. Pelo contrário, o deputado registra os crescentes investimentos na infra-estrutura e implantação, por parte do governo estadual, de grandes empreendimentos naquela região.  Ele disse que vai lutar pela criação de uma Frente Parlamentar contra a divisão da Bahia e buscará apoio na sociedade civil para rechaçar mais esta tentativa de mutilar o Estado. O comunista concluiu dizendo que, tanto quanto a tentativa do ex-deputado de Itabuna, Fernando Gomes (PMDB) de dividir a Bahia para criar o Estado de Santa Cruz, como a atual proposta de criação do Estado do São Francisco, vão receber no parlamento e nas ruas, uma ferrenha oposição.


Uma Resposta para “Fabrício é contra divisão da Bahia”

  1. Sid James

    Caro Deputado Fabrício,

    Quando fazemos comparações entre os equívocos ocorridos quanto às manifestações separatistas ocorridas dentro da sociedade cacaueira da Bahia, entre 1930 e 1980, com o projeto de criação do Estado de Santa Cruz. É notório perceber, também, a gama de interesses dos grupos políticos adeptos ou não do ideal separatista, bem como, as relações políticas e econômicas que essa região manteve.
    O problema que com a queda da produção do cacau sucumbiu este desejo, ele era meramente econômico.
    A questão do Estado do Rio São Francisco é bem diferente é bem verdade que vivemos no mesmo contexto dos interesses econômicos mais o nosso maior trunfo é histórico.
    Já mais propagandas como a que ocorreu contra a criação do Estado de Santa Cruz, encabeçada por Maria Betânia ou quem quer que seja de renome na Bahia teria efeito em nossa região e muito menos mudaria a opinião dos que conhece a verdadeira história da região e luta pela sua emancipação.
    Ou seja, a realidade de uma região que desde o surgimento das capitanias hereditárias 1532, não estava ligada a Bahia e sim a Pernambuco.
    Dizer ainda ao nobre deputado da minha maior alegria e satisfação porque assim como aconteceu com o Estado de Tocantins unicamente e exclusivamente o povo da região interessada irá decidir se quer ou não continuar como está.
    O engraçado que irá lembrar que a Bahia não se divide. E eu concordo veemente com isso e até sou contra a divisão da Bahia, acontece que nossa região nunca foi BAHIA e muito menos quem nasce aqui se acha ou é baiano.
    Pergunto ao nobre deputado estadual o senhor a Betânia, Gil, Caetano, Gal sabem onde é mesmo minha cidade Riachão das Neves? Duvido que vocês saibam algo sobre nós.
    O problema caro deputado que assim como existem pessoas que irá ser veementemente contra existirá aqueles que lutarão para que fiquemos longe da Bahia como sempre foi. Até porque está luta não começou agora, em 1817 quando o Imperador pela primeira vez tirou nossa região de Pernambuco e anexou a Minas Gerais e depois em 1827 anexando à Bahia ambos por decretos provisórios até os dias de hoje.
    O pior nobre deputado que mesmo nos tempos das vacas magras em nossa região sempre ouve quem gritou embora seus gritos não ultrapassassem alem do Rio São Francisco.
    Embora tenhamos só o Deputado Estadual Herberte Barbosae, na linha de frente na assembléia legislativa fazendo o que a grande maioria dos seus eleitores espera dele defenda a região acima inclusive da Bahia.
    Isso porque a região só não pode esta acima do Brasil. E só para esclarecimento tenho certeza que o nobre deputado é bem informado sabe que em 1850 o Senador Barão de Cotegipe, filho da cidade da Barra, foi o primeiro e único que pertencia à região que se envolveu na luta para criação da Província de São Francisco, apresentando o primeiro decreto de criação da mesma e ele era filho da região. Isso é bem diferente do Estado de Santa Cruz que não tinha se quer o primeiro elemento de uma discussão. A IDENTIDADE.

    Plebiscito já
    E que venha o Estado do Rio São Francisco.
    SID JAMES LOPES
    CIDADÃO – RIACHÃO-NEVENSE

Os comentários estão fechados.