Pequenas Notas

Caro xará:

Por Paulo Pires

Enganado [está o amigo] e enganando quem está é o Sr. Ricardo Fiúza.  Quem acredita nesse cidadão? Um jornalista que parece comprometido até a medula com o pessoal da PUC-RJ para dar moral ao antipaticíssimo Gustavo Franco.  Ele deveria dizer que a gestão do Sr. Gustavo Franco – conforme afirmou o ex-ministro Delfim Neto – à frente do Banco Central deu um prejuízo ao Brasil de “apenas” 140 bilhões de dólares por causa daquela política de câmbio fixo em que tanto insistiu. Hoje o Sr. Franco deveria responder processo por incúria (junto com seu amigo Armínio Fraga que – dizem – era o operador no Brasil do senhor George Soros). Não podemos deixar de dizer que foi naquele tempo que o megainvestidor americano mais ganhou dinheiro, à custa do nosso País. 

Entretanto, em relação à questão [Plano Real] reafirmo: As fontes que participaram da elaboração do Plano asseguram que ao senhor Gustavo Franco foi atribuída a elaboração das Equações para “matematizar” e concluir o Trabalho. Neste caso, temos que reconhecer, ele atuou com proficiência. E não mais que isso.

Aliás, foi o próprio Gustavo Franco quem confirmou isso em um Documentário sobre o Plano (constantemente reprisado pela TV CÂMARA).

Ora, se ele mesmo diz – e os demais membros da Equipe também – que participou apenas para elaborar as Equações como é que pode um jornalista criar outra história? Sugiro ao amigo entrar no site da TV Câmara e [surpresa!] verá e ouvirá da boca do próprio Gustavo o que foi que ele fez.

Vá lá. Não acredite em mim. Acredite no senhor Franco.

Quanto a Rubens Ricúpero, trata-se de um grande Homem.

Neste documentário ocorre outro fato curioso. Doutor Fernando Henrique fala de suas frustrações por não ter conseguido realizar nenhuma reforma.

O mais curioso, entretanto, é quando o simpático FHC responde que ficou os quatro primeiros anos segurando o Plano Real (isso é verdade). Meio melancólico refere-se ao mandato posterior: “Nos quatro anos seguintes me preocupei em segurar a Inflação e nada mais”.  Gostei da sinceridade do Sociólogo. Realmente ele não fez nada nos oito anos de mandato, além disso.

Examinando sem má intenção o governo FHC veremos que nele não se construiu uma Rodovia, uma Estrada nova, uma Universidade ou Escola Técnica Federal, Empregos e poucas Casas Populares. Além do mais deixou o Povo Brasileiro com um salário mínimo indecoroso de 78 dólares.

Apesar de tudo, o Brasil continuou.  Igual àquela caravana árabe. Os cães ladram, mas ela passa.

Peço ao amigo não pensar que critico por criticar. Gostaria de me referir a todos os nossos ex-presidentes como o faço em relação a Getúlio Vargas. Este sim. Quase tudo que o Brasil tem de bom foi este homem que realizou. Presidente inesquecível (apesar de ter contra si uma imprensa safada liderada pelo senhor Carlos Lacerda). Mesmo assim, foi o melhor de todos.   Saudações do amigo,

P.S.: Não pense que não admiro o simpático FHC. É um sujeito formidável. Embora governante franco.

 Paulo Pires


Uma Resposta para “Pequenas Notas”

  1. paulo

    PREM PRIMEIRO LUGAR MEUS PARABENS,VSA. CONSEGUIU QUEBRAR A CENSURA VELADA DESSE BLOG AO ME RESPONDER. O FATO DE FHC TER SEGURADO O PLANO REAL POR 4 ANOS NOS FAZ REFLETI SE NAO FOI UM GRANDE FEITO ? AFINAL TANTOS OUTROS TENTARAM OU FIGIRAM QUE TENTARAM COMO O “CORONEL” SARNEY .SO QUIS ,NO MEU COMENTARIO, QUE SE FIZESSE JUSTIÇA A QUEM (USANDO SEUS TERMOS)”SEGUROU A INFLAÇÃO. ACREDITO SIM NA NARRATIVA DO SENHOR RICARDO FIUZA QUANDO ELE DIZ QUE O BNDES ERA UM RALO ONDE SE DAVA DRIBLES DE INVEJAR GARRICHAR NO ORÇAMENTO PUBLICO NA INTENÇAO DE ENGORDAR BANQUEIROS FALIDOS ETC (VIDE CASO ECONOMICO)QUANDO NAO ESTIVERMOS MAIS AQUI A HISTORIA DIRA FHC DEU O REMEDIO AMARGO E LULA SOUBE SE CERCAR DA “JUNTA MEDICA” QUE CONTINUOU ESSE TRATAMENTO E QUE FEZ O OUTRORA ” DOENTE PAIS” CRESCER E TER SAUDE .
    E FINALIZANDO ,FOI UMA HONRA EXPOR E DISCUTIR MINHAS IDEIAS COM UMA PESSOA DO SEU NIVEL . MUITO OBRIGADO

Os comentários estão fechados.